Receita Federal e municípios trabalham na implementação da Reforma Tributária sobre o consumo
Notícia
Líder inspirador ou expirador?
Conheça as três características do líder ideal
01/01/1970 00:00:00
Ser líder não é para qualquer um. De acordo André Miotto, consultor de negócios e sócio-diretor da AMX Soluções em Gestão Integrada existem dois tipos de líderes: inspirador e expirador. O líder inspirador é aquele que contribui e compartilha seu conhecimento aos colaboradores e busca novos rumos para a empresa, além de atrair os profissionais para si e ser agregador. Em contrapartida, o líder expirador é aquele que o funcionário não gosta de estar por perto e que apenas exige dele resultados, além de não ser um motivador e só passar feedbacks negativos, os profissionais obedecem, não o seguem.
“Quando o líder é inspirador, ele visa a segurança no ambiente de trabalho, inspirando funcionários para que os resultados financeiros, administrativos e mercadológicos aconteçam de forma equilibrada e positiva com mais solidez. Os profissionais o seguem, não só obedecem. ”, explica Miotto.
Confira três pontos chave do líder inspirador x líder expirador, segundo André Miotto:
1 - Poder. Uma posição na carreira pode ser concedida a um profissional devido ao poder adquirido durante o tempo de empresa, mas quem chega ao cargo por esse meio até pode ser um gestor, mas não será um líder.
2 - Cura. Todo membro da equipe tem algum tipo de problema, é necessário que o líder converse com todos e compartilhem com eles a própria história de vida, o que proporciona ao colaborador a sensação de conforto de suas aflições. Apenas falar sobre resultados financeiros e mercadológicos não é eficiente, é preciso saber realmente o que o aflige, sendo no âmbito profissional ou pessoal. É preciso enxergar o ser humano que está por trás do profissional. Quando isso acontece, o líder sai do poder e inspira os funcionários a continuarem na empresa.
3 - Segurança. Todos querem ter a sensação de segurança, seja com o colega de trabalho, com o seu superior e com a própria empresa onde trabalha. O líder precisa identificar quais são os pontos negativos da empresa que vão influenciar na segurança profissional e mercadológica. Conquistar um ambiente de segurança só é possível realizando perguntas uns para os outros para estabelecer uma relação de empatia e conhecimento mútuo.
4 - Satisfação. Dar feedbacks positivos possibilita ao colaborador ter a sensação de dever cumprido, o que o mantém engajado e garante resultados com maior solidez.
Notícias Técnicas
Aposentadoria especial exige comprovação técnica, atenção às novas regras e documentação completa para garantir a concessão do benefício
Empresas devem revisar folha de pagamento para possíveis restituições
MTE e Dieese listam 18 boas práticas de negociação coletiva trabalhista para promover bem-estar, prevenir doenças e combater assédio
Estamos a menos de 5 meses do início do período de transição da Reforma Tributária, que começa em 2026, com a fase de testes, e termina em 2032, com a aplicação integral da nova legislação a partir de 2033
Após quase quatro décadas de debates e falsos começos, o Brasil finalmente promulgou uma reforma em seu sistema tributário sobre o consumo
Saiba como funciona, sua diferença com o crédito financeiro, registro contábil e como evitar problemas com a Receita Federal
Com o novo IBS, a alíquota interestadual de 4% para produtos importados sai de cena e abre um jogo totalmente novo no comércio entre Estados
A EC 132/23 e PL 108/24 avançam na progressividade do ITCMD, impactando a tributação sobre heranças e doações nos estados
Decisão do Supremo exige que empresas participem da fase inicial do processo para só então responder por dívidas trabalhistas de outras companhias do mesmo grupo
Notícias Empresariais
Negócios que combinam visão de longo prazo, inovação constante e foco genuíno no cliente constroem bases sólidas para crescimento sustentável e liderança de mercado
Embora programas de bem-estar e benefícios ajudem, eles não atacam a raiz do problema. A responsabilidade de criar um ambiente onde o burnout não se instale é da liderança
Mais do que acompanhar a tecnologia, o RH precisa impulsionar a transformação sem perder o fator humano
Saiba como garantir a segurança de dados e atender às normas
A R$ 5,20, moeda já acumula queda de 10% em 2025
Cinco maneiras de transformar dados em vantagem competitiva para instituições financeiras
O Pix se estabeleceu recentemente como o meio de pagamento usado com maior frequência pelos brasileiros, ultrapassando o dinheiro
Plano Brasil Soberano está separado em três eixos; ações foram oficializadas nesta quarta-feira 13
Não se mede comprometimento pelo número de horas na frente da tela, mas pelo impacto real que cada pessoa gera
O avanço da IA não marca o fim das carreiras humanas, mas o início de uma nova fase: a de se tornar múltiplo, adaptável e genuíno
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade