Descubra as funções e responsabilidades do analista fiscal, tanto no setor público quanto no privado.
Notícia
O que sua empresa deve aprender com uma startup
Depois, grandes negócios de outros ramos fizeram essa ponte e, hoje, pequenas e médias empresas compram soluções feitas por startups.
01/01/1970 00:00:00
As startups parecem, para muitos empreendedores, um negócio de outro mundo. Mas algumas táticas que elas usam podem servir de inspiração para qualquer empreendimento que queira se reinventar ou crescer.
O gerente executivo da ABStartups, Guilherme Junqueira, conta que o contato entre essas startups e empresas mais tradicionais começou com as gigantes da tecnologia, como Google e Microsoft. Depois, grandes negócios de outros ramos fizeram essa ponte e, hoje, pequenas e médias empresas compram soluções feitas por startups.
Para Ana Fontes, empreendedora e fundadora da Rede Mulher Empreendedora, essa aproximação ainda pode melhorar. "Ainda existem o mundo das PMEs e o mundo das startups. Há muito a ser feito nesse sentido", afirma.
Considerar como empresas inovadoras funcionam se torna ainda mais importante em um cenário de crise, segundo Marcílio Riegert, CEO da Start You Up. "Esse momento abre a possibilidade de rediscutir o modelo de negócios e pensar se alguns custos são necessários. Não dá para fazer a mesma coisa e esperar outro resultado", afirma.
Por isso, veja seis ensinamentos das startups que seu negócio deveria adotar:
1. Arriscar em busca da inovação
Ficar de olho nessas empresas pode ser útil se seu negócio precisa de renovação. "Inovar está no DNA das startups, porque elas tentam redefinir o mercado em que estão entrando. Quando os empreendimentos crescem, não querem mais ter esse risco", afirma Riegert.
Mas as ideias só surgem porque há a mentalidade de que errar não é pecado dentro das startups, diz Junqueira. "Você tira uma grande lição de cada um desses erros. Ele é encarado como descobrir outra maneira de não fazer algo, ou seja, chegar mais perto da forma certa".
2. Sair do mundo da imaginação e testar seu produto
Muitas empresas continuam criando como se fazia há séculos. Elas pensam no produto, acham que ele é o melhor que pode ser criado, põem na prateleira e só depois de todo investimento vão perceber se o cliente quer ou não, explica Junqueira.
Se as startups querem criar um produto ou serviço, primeiro elas testam. Ana aconselha não ficar só nas pesquisas de opinião, porque os brasileiros costumam responder positivamente mesmo que, na prática, não comprem. Crie um mínimo produto viável (o chamado MVP), coloque no mercado e veja se ele consegue conquistar consumidores.
3. Fazer grandes projetos com um orçamento enxuto
O que fazer quando as contas apertam? Nesses momentos de crise, é preciso trabalhar com que a empresa já tem disponível, esperando, no futuro, algum investimento. Isso é justamente o que as startups fazem: criam uma solução com seus recursos e, às vezes, a ideia funciona. Para Riegert, esse é um grande aprendizado para as empresas mais tradicionais.
4. Saber escolher e manter os melhores
Um ponto importante é a gestão da equipe, tanto na parte de seleção quanto na de retenção de talentos. Nas startups, há um investimento de dinheiro e de tempo. "Na correria do dia a dia, as pequenas e médias empresas não dedicam tanto tempo ao processo seletivo. Quando você não seleciona bem, reter também fica mais difícil", diz Ana.
Segundo Junqueira, é preciso notar a forma como os funcionários são engajados: criando uma causa e oferecendo novos desafios. "Não basta ter uma empresa que vende e lucra se ela não levar em consideração que os funcionários devem estar engajados pela filosofia da empresa e pelo que ela faz".
5. Sempre colaborar
Outro aspecto importante é a colaboração: não só entre o próprio time, mas também com investidores e até mesmo concorrentes. Isso porque muitos donos de startups se conhecem antes mesmo de abrir a empresa, em um espaço de coworking.
"O ambiente ajuda muito no relacionamento: sem baias dividindo as pessoas, como acontece em um escritório", afirma Junqueira. Quando o negócio é criado, o chefe trabalha ao lado dos funcionários, como herança desse modelo.
6. Divulgar e vender é prioridade
As startups costumam ter em mente que a área de comunicação é essencial para que o produto ou serviço seja vendido. Segundo Ana, muitas pequenas e médias empresas ficam envolvidas em elaborar e consideram as vendas como segunda prioridade. "Vender é a questão de existência das empresas, e as startups focam muito em trabalhar a comunicação sobre seu produto ou serviço".
Notícias Técnicas
Reforma tributária impõe ao Estado o desafio de enxugar estruturas e modernizar a gestão pública Por Rafael Pandolfo
O dado foi apresentado pela diretora jurídica da Ambev, durante reunião do Caeft, da ACSP. Para ela, a reforma tributária, de forma isolada, não vai reduzir as disputas entre fisco e contribuinte
Os números de CNPJ já existentes não sofrerão nenhuma alteração, ou seja, quem já está inscrito no CNPJ permanecerá com o número válido
Diversidade além do discurso: como o RH pode transformar o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ em ações concretas e estratégicas dentro das organizações
Cerca de 6,5 milhões de contribuintes receberão R$ 11 bilhões
Quando falamos em tributação, a maior parte das conversas ainda gira em torno da arrecadação
SESCAP-LDR esclarece que o programa pode criar um cenário de insegurança para os empresários e contadores, que já lidam com uma legislação trabalhista complexa
Associação das Secretarias de Finanças das Capitais estima perda de R$ 9,5 bilhões nas receitas municipais
Nova data amplia prazo para negociação entre patrões e empregados; decisão reafirma compromisso com o diálogo social e a valorização da negociação coletiva
Notícias Empresariais
A pandemia de coronavírus e as guerras recentes provocaram mudanças de comportamento profundas, uma vez que aumentou a imprevisibilidade
Não faltam exemplos emblemáticos em grandes companhias de como a mulher respeitada no ambiente corporativo garante melhores resultados para os negócios
Segundo o Ibevar, a inadimplência em contas atreladas ao cartão de crédito deve chegar a 6,26% em agosto
O segundo semestre contará com poucas possibilidades para emendar uma folga em um final de semana
Você está contando os dias para folgar no feriado de Corpus Christi, na quinta-feira
Juros básicos estão no maior nível em quase 20 anos
Segundo Cristiano Nobrega, Chief Data & AI Officer (CDAIO) da Totvs, responsável pela pesquisa, envolvimento da alta liderança é crucial para acelerar a tecnologia
Grupo de trabalho deve entregar um texto ao presidente da Câmara no dia 14 de julho
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 16, o requerimento de urgência para o projeto de lei que altera o valor isento de IRPF para R$ 2.428,80
Quase 1 em cada 3 empresas está inadimplente no Brasil; especialistas apontam causas, alertas e caminhos para evitar o colapso
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade