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Notícia
29 perguntas que irão mudar sua empresa
Você sabe utilizar as informações da sua empresa?
01/01/1970 00:00:00
Você sabe utilizar as informações da sua empresa? A pergunta é óbvia, mas garanto que uma parte significativa dos empresários não sabe respondê-la!
E sendo um pouco mais incisivo na pergunta como, por exemplo, nas questões abaixo, menos respostas claras eu terei e mais dúvidas serão geradas.
E são estas dúvidas que colocam em xeque o modo como algumas empresas são planejadas,vamos então para as primeiras perguntas, observe:
- Como você utiliza as informações geradas pela sua contabilidade?
- Sabe mensalmente o lucro da empresa através de uma demonstração contábil?
- Tem contabilmente o controle das suas despesas e do seu faturamento?
- E a evolução do seu patrimônio? Você sabe?
Vamos para questões que envolvem custos, mas não distantes da contabilidade:
- Qual o custo dos seus produtos? E o custo dos seus serviços….você sabe?
- E margem de contribuição de cada produto? Você tem esse controle?
- O ponto de equilíbrio você sabe? O quanto tem de vender ou de prestar serviços para não ter prejuízo…você sabe?
Financeiramente você poderia dizer:
- A previsão de quanto terá em caixa daqui a 30 dias? E daqui a 60 dias?
- Sua empresa pode adquirir um equipamento novo e ter a certeza que recuperará o investimento em 6 meses, por exemplo?
- A empresa está gastando de acordo com o orçamento anual?
E quanto ao mercado em que seu negócio está inserido, você pode me responder:
- Como está a concorrência? O que ela tem aplicado de novo ao negócio?
- Sabe as novas tendências do seu negócio?
- Existe alguma mudança em que você possa obter vantagem ou até evitar prejuízos?
- Você tem metas, objetivos para curto médio e longo prazo?
Vamos às perguntas que exigem mais percepção, vamos a parte humana do negócio:
- Os seus funcionários são engajados ao negócio? Você percebe isto?
- Eles estão motivados? Você sabe os que os motiva?
- Conhece mais detalhes dos seus colaboradores? Eles estudam? Onde moram? E com quem? Quais seus objetivos?
- Eles tem dificuldade de relacionamento dentro empresa?
- Estão satisfeitos com o emprego?
E quanto à tecnologia:
- Como sua empresa utiliza a internet?
- Considera seu site bem efetivo, elaborado e atrativo?
- Utiliza as redes sociais para relacionar-se com os clientes?
- A empresa cria conteúdos úteis e atrativos para os clientes?
- Sua estrutura tecnológica é boa? Seus computadores são rápidos e facilitam o trabalho?
- Seus dados são guardados com segurança? Existe backup das informações?
E chegamos aos clientes:
- Eles estão satisfeitos? Se a resposta for sim, como sabe disto?
- Você mantém uma relação próxima e ativa com seus clientes: manda mensagem no aniversário, liga em datas especiais? Faz ofertas do interesse dele?
- Envia e-mail marketing somente para oferecer produtos ou serviços?
- E como está o atendimento a esse cliente? Ele é bem tratado? Tem certeza? Como?
Estas perguntas são um exercício de reflexão, para que você questione a forma de administrar, para que avalie como conduz sua empresa hoje, se realmente é a mais adequada para ter um futuro longo, sustentável e lucrativo.
Se você percebeu que precisa de ajuda para fazer sua empresa sair do lugar ou ainda para fazê-la crescer de modo organizado, tente primeiro encontrar algumas respostas junto com sua equipe, após procure ajuda profissional, é nessas horas que a gestão de marketing é essencial.
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