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Notícia
Como vender mais e evitar o calote
Otimismo com a chegada do Dia das Mães tem motivo: o aumento nas vendas. No entanto alguns cuidados são necessários para evitar surpresas desagradáveis na hora de receber
01/01/1970 00:00:00
Datas comemorativas sempre são grandes oportunidades para tornar a loja mais conhecida, além de elevar a conversão de vendas. Para tanto, a experiência do consumidor durante o processo de compras deve ser impecável. Qualquer falha pode significar perda para a concorrência, ao mesmo tempo, superar as expectativas pode garantir a fidelização deste cliente.
Vitrines enfeitadas, vendedores preparados e empresários otimistas formam um cenário típico do comércio em datas comemorativas. No entanto, após a euforia das boas vendas, chega a hora de aguardar o pagamento. "Alguns empresários passam os meses posteriores à data correndo atrás do prejuízo da inadimplência, feroz nessas épocas", revela Cristiano Diehl Xavier, especialista do Xavier Advogados. A primeira dica é a mais simples: pesquise sobre o seu cliente. "É direito da loja fazer essa pesquisa e verificar a situação do cliente quanto a cheques sem fundo, protestos em cartório, registros em outras lojas, registro de evolução de inadimplência e alerta de roubo. No caso de algum indicativo de possível inadimplência, o recomendado é não efetuar a venda", diz. Xavier alerta também que a negativa de compra deve ser feita com cuidado. "O empresário não pode constranger o consumidor, comunican do com s erenidade que a compra não poderá ser efetuada. Isso evita um problema ainda maior", revela.
Outra dica importante diz respeito ao pagamento. "Proporcione aos seus clientes alguns benefícios ao pagar com o cartão de crédito, pois essa é a forma mais segura de receber o seu dinheiro", explica. Outra solução para evitar o prejuízo é não efetuar vendas com cheques. E se o empresário acha que assim perderá muitas oportunidades de negócios, o especialista indica que jamais se aceite cheques assinados previamente ou com o nome de outras pessoas. "Faça um cadastro completo no caso de um cliente novo e nunca se esqueça de pedir um número fixo para referência. Pode demandar mais tempo, mas vai evitar outros problemas", indica. Outra forma de se proteger é comparar o número do cheque com o que aparece registrado em caracteres magnéticos na parte inferior da folha. "Caso os dados não sejam iguais, a possibilidade de fraude é grande", conclui o especialista.
1. Dinâmica das ofertas
Uma home poluída, repleta de produtos aleatórios, pode afastar o consumidor. O ideal é categorizá-los por segmento, oferecendo uma identidade visual a cada especificidade. Invista em promoções assertivas utilizando esta técnica, pois elas chamarão mais atenção.
2. Canais de Atendimento
Não é segredo que o bom atendimento é um grande diferencial em qualquer situação. Portanto, é essencial deixar à disposição todos os canais de atendimento, tais como: chat, telefone, e-mail, mídias sociais e etc para atendê-lo prontamente. Se o consumidor não conseguir sanar alguma pequena dúvida ou resolver um problema ficará insatisfeito e certamente migrará para a loja concorrente, além do risco de propagar comentários negativos a respeito do seu negócio.
3. Informação
Disponibilize sempre o máximo de informação sobre todos os produtos. O cliente pode considerar algo interessante, mas muitas vezes não conhece aquele produto fisicamente. Informações simples como: tamanho, peso, voltagem, cor podem inibir uma compra.
4. Divulgação
Como diz o velho ditado "propaganda é a alma do negócio". Invista em ferramentas para conhecer melhor o seu público e também para conquistar novos clientes. Priorize a divulgação de promoções e descontos. Ações de marketing bem elaboradas também podem trazer ótimos resultados.
5. Recuperar carrinhos abandonados
Um consumidor que montou o carrinho de compras, mas não efetivou o pedido, pode ser abordado posteriormente, via email, para incentivá-lo a converter a compra. Uma vantagem extra, neste momento, pode ser decisiva. Soluções que permitem que um link seja montado, já com o carrinho de compras pronto, com todos os dados digitados anteriormente e, inclusive, o número do cartão com total segurança podem ser fundamentais para elevar a conversão.
6. Evitar a dispersão dos clientes
Quanto mais rápido e simples for o processo de compra, maiores as chances de efetivá-la. Evite que o usuário tenha que passar por diversas telas para adquirir os produtos, pois ele pode se dispersar e desistir da transação.
7. Agilidade e disponibilidade
Um dos itens mais importantes desta lista é manter o site em pleno funcionamento. Navegação lenta e indisponibilidade são os principais motivos para o cliente abandonar uma loja. E, neste caso, provavelmente ele não irá voltar. Invista em soluções que garantam o pleno funcionamento da página, mesmo em momentos de pico de acesso.
8. Compras casadas
Oferecer produtos adicionais no momento da compra pode ser uma ação eficiente desde que feita com coerência. Ofereça produtos que realmente estejam realmente relacionados com o produto adquirido. Além disso, este processo deve ser ágil, ou seja, o consumidor deve incluir o item no carrinho sem precisar navegar por diversas telas. Caso contrário, há risco dele desistir inclusive da primeira compra.
9. Segurança
A segurança dos dados é o item que mais preocupa os consumidores na hora de comprar pela internet. Investir em tecnologias de antifraude, armazenamento seguro de dados de cartões e certificações que ofereçam garantias ao usuário podem não só fidelizar o cliente, como também proteger o seu negócio.
10. Diversidade de meios de pagamento
Cada consumidor possui um perfil. Alguns preferem a praticidade do cartão de crédito, outros só usam débito, há aqueles que só compram online mediante a opção de boleto e por aí vai. Sendo assim, quanto mais opções de pagamento, mais clientes considerarão a sua loja para efetivar as compras.
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