O eSocial terá novas configurações na Tabela 03 a partir de 2026, com alterações em códigos e descrições. Contadores precisam se preparar para as mudanças
Notícia
Como blindar sua marca contra os concorrentes
Quando competidores buscam replicar seu modelo de negócio, fique atento à marca para se manter no topo em um processo de expansão.
01/01/1970 00:00:00
Informação e tecnologia estão acessíveis a todos de forma muito ágil e fácil, o que tornou o benchmark entre as marcas e empresas uma prática indispensável para manter um negócio vivo no mercado. Como consequência, as marcas que estão em rápido crescimento estão encontrando concorrentes em menos tempo – são empresas e empreendedores atraídos pela oportunidade de entrar em um novo e atraente negócio.
Para aqueles que dedicaram tempo e investimento para lançar uma nova marca ou um novo negócio, saibam que rapidamente irão ter concorrentes pela frente, mas pelo pioneirismo, ainda têm a vantagem de ser referência para os consumidores.
A questão é: como se manter referência com o surgimento de concorrentes?
As indicações para sair na frente
A marca, os produtos e os serviços prestados criam conexões com os consumidores e serão os fatores de sucesso e diferenciação no mercado. Porém, para ter sucesso nestes três fatores em um negócio em expansão, outras iniciativas também devem estar muito bem alinhadas:
- A disponibilidade do produto, pela distribuição e na exposição do varejo;
- A qualificação e capacitação da equipe;
- Os custos do negócio, que precisam ser melhores que todos os concorrentes, garantindo um preço competitivo e a melhor rentabilidade do mercado.
- Os processos internos e uma equipe bem treinada, para garantir uma excelente execução no mercado alinhado com as metas do negócio.
Para que todos estes fatores estejam em um plano muito bem mapeado, tanto nas iniciativas de mercado como nas ações internas, é necessário um profundo conhecimento do negócio. Isto representará um diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Estar com o plano de expansão com metas arrojadas e bem estruturadas para sua execução irá fazer toda a diferença. Com relação à marca e aos produtos, definir um posicionamento e uma estratégia de marketing será fundamental para manter o pioneirismo e a referência para o consumidor. Para isto, é preciso estar na frente dos concorrentes buscando sempre:
- Criar fatores de diferenciação e conexão com o consumidor;
- Estar sempre na frente com inovações e ações de mercado;
- Ter um produto que tenha o melhor custo benefício percebido pelo consumidor;
- Garantir uma prestação de serviço dentro da promessa da sua marca e seu produto;
- Monitorar a concorrência e os benchmarks do mercado.
Colocando o plano em prática
Todo o esforço empregado para definir claramente as metas e diretrizes do negócio será de suma importância, pois ao longo da implementação e execução, muitas iniciativas:
- Terão sucesso e deverão ser rapidamente replicadas;
- Não serão bem sucedidas e precisarão ser canceladas para não desperdiçar recursos;
- Precisarão de ajustes que serão realizados ao longo da execução;
- Serão criadas em função de situações não mapeadas.
Assim, apesar de algumas mudanças ao longo do curso, toda a equipe terá foco nas metas e nas iniciativas relevantes. A execução no mercado fará a diferença do jogo, pois nada vale ter um bom plano que não se realiza e supere os resultados planejados. Para isto é preciso:
- Uma equipe preparada para implementar todas as ações programadas;
- Implementar o plano, mas também avaliar, acompanhar os resultados e aprimorar as ações sempre que necessário;
- Efetividade e a agilidade dando ritmo ao negócio, fazendo a concorrência ficar para trás.
- Saber reagir a situações não mapeadas;
- Estar presente no dia a dia do negócio, pois o mercado é dinâmico.
Em resumo, garantir que a marca e o negócio tenham sucesso na sua expansão, superando os concorrentes e se mantendo como a referência no mercado, exige conhecimento do negócio, um bom plano com metas e diretrizes bem definidas com amplo conhecimento da equipe e acompanhamentos periódicos dos resultados, excelentes processos, gestão de pessoas para uma equipe bem treinada e qualificada e uma execução superior aos concorrentes, baseado em uma marca e um portfólio de produtos bem posicionados e conectados aos seus consumidores.
A tarefa não é nada fácil, mas em um mercado cada vez mais competitivo, para se manter na liderança, a exigência é de cultura, disciplina, consistência e muito trabalho.
Notícias Técnicas
Alterações no Simples Nacional permitem escolha do número de parcelas, prazos de até 60 meses e adesão 100% online
Agosto como divisor de águas: como as empresas podem se preparar para a nova legislação tributária
Em 11 de agosto de 2025, foi sancionada a Lei nº 15.191/2025, que ajusta a tabela progressiva mensal do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)
Nova portaria altera critérios para contratação de serviços de TI, com reajuste salarial, novas exigências de experiência e fim da fiscalização trabalhista obrigatória
Falta de processo comercial e desintegração entre marketing e vendas impedem que contadores cresçam de forma consistente, alerta especialista
Entenda como obter valor maior que o salário mínimo na aposentadoria sendo MEI e é 100% legal
Medida provisória cria bônus para servidores e peritos e prioriza revisão de benefícios previdenciários e assistenciais
Quem trabalha com números sabe: controlar estoque, fechar CMV e conciliar notas fiscais consome tempo
Em muitos ambientes corporativos, o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual ainda é tratado como uma mera formalidade: compra-se o item, entrega-se ao colaborador e pronto
Notícias Empresariais
No Brasil, quase 12 milhões de pessoas vivem sozinhas. Movimento reflete mudanças de comportamento, novas demandas de consumo e um mercado imobiliário que aposta nos compactos de luxo
Negócios que tratam a incerteza como gatilho para inovação constroem resiliência, se destacam da concorrência e criam bases sólidas para prosperar no longo prazo
Até 2030, jovens de 16 a 30 anos representarão 58% dos profissionais no mundo. Eles querem mais do que um bom salário: exigem propósito, flexibilidade e respeito
Monitoramento e resposta a ameaças em tempo real
A previdência privada empresarial vem ganhando protagonismo como um dos principais diferenciais na escolha por uma nova colocação no mercado de trabalho
MP 1.309/2025 permite prorrogação de parcelas, carência de até 12 meses e quitação de dívidas para micro e pequenas exportadoras
O Ministério do Trabalho e Emprego lançou uma convocação inédita para 39 mil CLTs. Ela chega para quem perdeu sua carteira de trabalho
Entidade recebeu mais de 300 colaborações em consulta pública. Decálogo é sugestão para base do marco regulatório para as redes sociais
Banco Central diz que alteração do projeto visa aprimorar a segurança tecnológica
A partir de hoje banco conclui calendário de pagamento do benefício
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade