A esta altura do ano, já está claro para todos que a reforma tributária não é apenas uma mudança legislativa, mas, sim, uma revolução silenciosa que irá mudar paradigmas para muitos setores.
Notícia
As regras para acertar ao escrever um e-mail corporativo
No mundo corporativo, a redação de e-mail sempre traz uma série de dúvidas, como forma de tratamento, paragrafação, pontuação e uso do acento grave, por exemplo. Hoje usarei este espaço para um breve “laboratório” da Redação Profissional
01/01/1970 00:00:00
No mundo corporativo, a redação de e-mail sempre traz uma série de dúvidas, como forma de tratamento, paragrafação, pontuação e uso do acento grave, por exemplo. Hoje usarei este espaço para um breve “laboratório” da Redação Profissional. Vejamos o seguinte trecho:
“Prezado Sr. Silva, venho por meio deste solicitar reservas de passagens aéreas para o nosso evento em Salvador à realizar no Hotel ABC na data de X de Fevereiro. Nossos sinceros agradecimentos e sem mais para o momento!!!
Bjos e abs!”
Inicialmente, em tratamentos do mundo corporativo, usa-se o vocativo “senhor” ou “senhora” e o cargo que a pessoa ocupa, seguido de vírgula ou dois-pontos.
Na composição textual, abomina-se o uso de expressões óbvias e clichês (uma verdadeira muleta linguística!), como “venho por meio desta”, “é por meio desta” ou “sem mais para o momento” . Como solução, basta haver o uso de “verbo e – se”, garantindo a impessoalidade e eficiência, com a devida concordância: “solicitam-se reservas de passagens aéreas...”.
Como todos sabem, a organização dos elementos textuais é feita por meio da pontuação. Vírgula, Ponto e Vírgula, Ponto são determinantes para a divisão da informação: “Solicitam-se reservas de passagens aéreas para o nosso evento, em Salvador, a ser realizado no Hotel ABC, nos dias 6 e 7 de fevereiro...”.
Aqui, alguns pontos ortográficos merecem, também, destaque: não se usa acento grave antes de verbo; a inicial dos meses é minúscula, de acordo com o nosso Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
Ademais, deve-se respeitar a premissa da escrita profissional: a impessoalidade. Por isso, agradecimentos subjetivos podem ser deselegantes, como “beijo” ou “abraços carinhosos”.
Finalmente, sobre a questão da abreviatura, recomenda-se o uso não excessivo, o uso sensato. Vejamos, pois, como fica o citado e-mail, agora reescrito:
“Senhor Secretário Silva,
Solicitam-se reservas de passagens aéreas para o nosso evento, em Salvador/Bahia, a ser realizado no Hotel ABC, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2015.
Atenciosamente,
Fulano Melo
Diretor-Pedagógico”
Notícias Técnicas
A Constituição protegeu a ZFM e as ZPEs, mas a reforma tributária muda tudo. Entenda os riscos e o futuro desses polos de investimento no Brasil
A popularização das chamadas holdings patrimoniais como ferramenta de planejamento sucessório e proteção de bens tem atraído cada vez mais famílias e empresários no Brasil
Aumento da carga fiscal e fim dos benefícios exigem planejamento estratégico. Setor terá de se adaptar à nova realidade do IBS e CBS para manter competitividade até 2033
Quando a empresa se vale da suspensão apenas para ganhar tempo ou proteger ativos sem intenção real de reestruturação, configura-se abuso de direito
Mapeamento aponta oito decisões sobre bets em 2025; maioria envolve demissão por justa causa
Acordo conecta a contabilidade nacional às certificações mais respeitadas do mundo, abrindo portas para atuação internacional e valorização profissional
EFD-Contribuições, EFD-Reinf e DCP estão com os prazos se esgotando até sexta-feira. Confira
Ajustes em NF-e, NFC-e, CT-e e outros documentos serão necessários para atender às novas exigências do IBS, CBS e IS da reforma tributária
10ª Boletim MTE/DIEESE foca em saúde mental e destaca 18 boas práticas que promovem bem-estar, prevenção ao adoecimento e enfrentamento ao assédio no ambiente de trabalho
Notícias Empresariais
Não se mede comprometimento pelo número de horas na frente da tela, mas pelo impacto real que cada pessoa gera
O avanço da IA não marca o fim das carreiras humanas, mas o início de uma nova fase: a de se tornar múltiplo, adaptável e genuíno
Empresas brasileiras apostam em plataformas de decisão para lidar com fluxos financeiros complexos e liberar executivos para decisões estratégicas
Aprenda sobre o uso de ferramentas tecnológicas e a padronização de processos para otimizar o funil de vendas
Nova estrutura unifica tributos e transfere cobrança para local de consumo, tornando sistema mais racional e eficiente para empresas e fiscalização
Tarifaço pressiona margens de pequenas e médias empresas e exige gestão mais eficiente para evitar perdas
Aumente sua segurança contra fraudes no Simples Nacional. Saiba identificar e prevenir golpes comuns, como boletos falsos e clonagem de CNPJ
Empresas e órgãos públicos que tratam dados pessoais de clientes, usuários ou cidadãos precisam estar atentos
Endividamento elevado pressiona juros, reduz investimentos e compromete crescimento econômico, segundo especialistas
O Estado foi lesado em valores estimados em mais de um bilhão de reais, comprometendo políticas públicas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade