A Receita Federal informou que, entre os dias 1º e 4 de agosto, foram disponibilizados no DTE-SN os Termos de Exclusão do regime e os Relatórios de Pendências para contribuintes com débitos
Notícia
10 dicas para satisfazer o seu cliente e ser um “vendedor do futuro”
Ricardo Mota, administrador de empresas e jornalista, orienta profissionais em buca de ampliar suas vendas e conquistar uma boa clientela
01/01/1970 00:00:00
O mercado de vendas exige cada vez mais profissionais que reúnam uma série de habilidades que gerem êxito nesse meio tão competitivo e desafiador. Atualmente, é preciso não somente e "simplesmente" se empenhar nas obrigações comuns, mas também se manter por dentro e preparado quando o assunto é fidelização de clientes, criando relacionamentos de longo prazo, entendendo os processos funcionais e estando sempre bem informado sobre o setor em que atua.
Segundo Ricardo Mota, um dos professores do curso “O Vendedor do Futuro”, da Escola Superior do Varejo, não há nenhuma fórmula mágica, mas sim algumas recomendações que podem aumentar as chances de crescimento rápido na organização.
Confira abaixo 10 dicas para você se tornar um "vendedor do futuro":
1 – Planejamento
É precio realizar um planejamento do seu dia e, claro, seguir a programação. Ao respeitar esta prática, ela se tornará um hábito. Nesse contexto, a gestão do tempo é imprescindível no processo de venda. Por isso, divida seu dia e reserve 30 minutos para analisar pendências do dia anterior, 30 minutos para os contatos de prospecção e 30 minutos para cumprimentar os clientes que fecharam as compras. Tenha disciplina, mantenha a rotina e o que foi definido e, claro, exija isso de você!
2 – Conhecimento
Saiba qual é o seu papel no processo da empresa. Busque conhecer todas as ações que sua empresa está fazendo na área de marketing e conheça seu mercado, seu produto, seus concorrentes e os tipos de comportamento do cliente.
Você deve saber como cada pessoa gosta de ser atendida, qual o sinal que as pessoas dão para mostrar que são mais detalhistas, objetivas, emotivas ou exigentes.
3 – Ética
Nunca critique o seu concorrente. Se você estiver por dentro do seu produto, saberá se destacar pelos pontos positivos, diferenciais, condições de pagamento e excelente atendimento.
4 – Comunicação
Saber se comunicar é mais do que essencial. Esse atributo é um grande diferencial para os profissionais de relacionamento, como vendedores. Mantenha a atenção no cliente na hora da venda, ouça-o bem, fale com entusiasmo, com alegria e com interesse. É a partir de uma comunicação bem feita que uma negociação é iniciada.
5 - Informações
Saiba o máximo de informações sobre o trabalho, sua empresa, os processos, tempo e os porquês que envolvem o seu trabalho/produto. Quanto mais você souber, melhor serão os seus argumentos, o seu conhecimento aumentará a confiança e cativará ainda mais o seu cliente.
6 – Cliente
Durante a entrevista com o cliente você deve analisar qual a forma que ele se comunica e aproveitar para surpreendê-lo. Com isso, a dica que fica é: escute, entende e só depois pergunte. Todo cliente busca segurança, conhecimento e um ótimo atendimento. Só desta forma saberá, de fato, o que o cliente quer e qual o produto que melhor se adéqua a necessidade dele.
7 – Produto
Use os dados da conversa inicial para destacar o seu produto, diferenciando-o e reforçando os pontos levantados pelo cliente na apresentação. Fale dos benefícios e dos serviços agregados.
8 – Imagem
Mantenha a melhor imagem possível e mantenha uma postura profissional. Características como essas aumentam a credibilidade do vendedor. Você deve passar segurança para que o cliente se sinta confortável e certo da compra que fará.
Para isso, use roupas adequadas, cabelos em ordem, tenha cautela nos acessórios e use pouca maquiagem. Ter um bom humor exagerado, usar gírias e demonstrar muita intimidade com o cliente são atitudes que devem ser evitadas. Por isso, seja seguro e firme, tratando o outro como ele quer ser tratado.
9 – Fidelize
Mantenha contato com seu cliente visando se tornar uma referência quando o assunto for aquele produto. Para isso, mantenha um relacionamento adequado, mostrando aos clientes os novos produtos e serviços. Lembre-se: Cliente satisfeito torna-se um amigo e um amigo indica outros clientes.
10 – Faça com paixão
Essa dica fundamental serve para tudo na vida. Quando fazemos algo com amor, o trabalho e os resultados são muito mais fáceis de serem alcançados e o esforço é bem menor. Faça o seu trabalho com paixão!
Notícias Técnicas
Saiba como funciona a auditoria no Lucro Presumido, quais pontos a Receita Federal prioriza e como prevenir autuações e multas
Fatores de atualização do INSS para agosto de 2025 foram publicados em portaria oficial, garantindo cálculo correto de benefícios
Cinco teses tributárias estarão disponíveis para negociação com condições diferenciadas, até 30 de novembro e 29 de dezembro
Levantamento aponta que 73% das tarefas refeitas poderiam ser evitadas com processos e indicadores bem definidos
Calendário de pagamentos deste mês do BPC terá início no próximo dia 25
Adesão delas começa na próxima semana, antecipa o analista tributário da Receita, Leonardo Catão
Entenda os impactos da NFS-e padrão na rotina contábil e prepare-se para as mudanças
Projetos que utilizam insumos pré-fabricados e menor volume de mão de obra tendem a ser menos onerados
O mundo empresarial brasileiro acordou em choque nesta semana com a notícia da prisão de Sidney Oliveira, o rosto amplamente conhecido por trás da gigante farmacêutica
Notícias Empresariais
Descubra como os profissionais 50+ estão vencendo o etarismo, se recolocando no mercado e transformando a maturidade em vantagem competitiva
Ao adotar o quiet firing, empresas correm o risco de perder talentos valiosos junto com os que realmente desejavam desligar
Despesas pequenas e recorrentes podem passar despercebidas, mas acumulam e comprometem o fluxo de caixa, exigindo atenção redobrada na gestão financeira da empresa
O Meta AI, novo aplicativo de inteligência artificial da Meta, está disponível no Brasil, integrado ao WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger
Pacote também prevê portabilidade simplificada, site reformulado e campanhas de educação financeira
Em artigo, Décio Lima destaca ações para fortalecer as MPEs, em especial os grupos historicamente excluídos do crédito
Mercado de trabalho manteve movimentação aquecida no semestre
Após 50 anos, o modelo linear será substituído por códigos 2D, como o QR Code
Vice-presidente da República afirmou que ambas as medidas, previstas no plano de contingência, se tratam de resíduos tributários
Segundo IBGE, 1,9 milhão de pessoas buscavam ocupação há mais de 1 ano
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade