A Receita Federal informou que, entre os dias 1º e 4 de agosto, foram disponibilizados no DTE-SN os Termos de Exclusão do regime e os Relatórios de Pendências para contribuintes com débitos
Notícia
Como lidar com tagarelas no ambiente de trabalho
Além de tirar a atenção dos colegas, quando em excesso o bate-papo no ambiente de trabalho pode afetar a produtividade e entrega de resultados da equipe
01/01/1970 00:00:00
Se você se define como um verdadeiro "tagarela" no escritório é bom começar a tomar cuidado.
Além de tirar a atenção dos colegas, quando em excesso o bate-papo no ambiente de trabalho pode afetar a produtividade e entrega de resultados da equipe.
Se esse é o seu caso, então é melhor começar a equilibrar a vida social e profissional de forma mais saudável.
A sócia-fundadora da empresa de recrutamento MSA Recursos Humanos, Miriam Adissi, afirma que o profissional deve analisar o quanto a vida pessoal do profissional está afetando o seu trabalho.
Quando a conversa é demais, a pessoa pode prejudicar os colegas e até perder o emprego.
“Muitas vezes o profissional não percebe que está exagerando nas conversas e ninguém o alerta sobre esse problema. Isso faz com que sua produtividade fique tão baixa que ele possa ser demitido ou demissionário, pois a falta de uma produtividade eficaz faz com que a motivação fique tão baixa que ele acaba perdendo o interesse no trabalho”, diz.
Para conciliar a relação com os colegas, a vida pessoal e as atividades que devem ser cumpridas, a especialista aconselha o profissional a administrar seu tempo e estabelecer prioridades.
“Temos que agendar médicos, reuniões escolares, entre outros compromissos de nossa vida pessoal, mas não devemos fazer isso durante todo o horário produtivo de trabalho”, afirma Miriam.
“Para tal, podemos chegar mais cedo, diminuir o horário do almoço ou aproveitar o final do expediente.”
Mas, como abordar um colega que está extrapolando nas conversas e atrapalhando a equipe?
Para Miriam, uma boa solução é promover um encontro entre os funcionários e líderes para que todos possam opinar e aprimorar sobre a produtividade no ambiente de trabalho.
No caso dos líderes, é necessário reforçar sempre os objetivos e responsabilidades de cada um na equipe e incentivá-los a manter o foco no trabalho.
“Muitas vezes, membros da equipe se sentem incomodados mas ficam com receio de expor uma situação de desconforto. A transparência sempre será a melhor forma de administrar os conflitos e solucioná-los", afirma Miriam.
Conversas afetam mais a produtividade do que o chat virtual
Segundo uma pesquisa realizada pela companhia desenvolvedora de aplicativos TrackVia, nos Estados Unidos, a conversa com os colegas atrapalha a produtividade mais do que o próprio chat virtual.
O estudo, intitulado “Time Waste at Work”, revela onde 300 funcionários mais perdem tempo no ambiente de trabalho. Apontada como principal motivo por 14% dos entrevistados, a conversa com o colega é o fator que mais tira o foco das atividades.
Surpreendentemente, as redes sociais não são as maiores vilãs no escritório: apenas 5% dos profissionais entrevistados listaram o Facebook, Twitter e outros serviços como principal causa para o tempo perdido.
Falhas no computador e reuniões empatam, listadas por 11% dos entrevistados em ambos os casos.
Além disso, as reuniões não são bem vindas quando o assunto é produtividade: 37% dos profissionais afirmam que perdem pelo menos metade do tempo nesses encontros, enquanto 8% acha que elas sejam totalmente produtivas, e 1% acha que elas sejam totalmente improdutivas.
Notícias Técnicas
Saiba como funciona a auditoria no Lucro Presumido, quais pontos a Receita Federal prioriza e como prevenir autuações e multas
Fatores de atualização do INSS para agosto de 2025 foram publicados em portaria oficial, garantindo cálculo correto de benefícios
Cinco teses tributárias estarão disponíveis para negociação com condições diferenciadas, até 30 de novembro e 29 de dezembro
Levantamento aponta que 73% das tarefas refeitas poderiam ser evitadas com processos e indicadores bem definidos
Calendário de pagamentos deste mês do BPC terá início no próximo dia 25
Adesão delas começa na próxima semana, antecipa o analista tributário da Receita, Leonardo Catão
Entenda os impactos da NFS-e padrão na rotina contábil e prepare-se para as mudanças
Projetos que utilizam insumos pré-fabricados e menor volume de mão de obra tendem a ser menos onerados
O mundo empresarial brasileiro acordou em choque nesta semana com a notícia da prisão de Sidney Oliveira, o rosto amplamente conhecido por trás da gigante farmacêutica
Notícias Empresariais
Descubra como os profissionais 50+ estão vencendo o etarismo, se recolocando no mercado e transformando a maturidade em vantagem competitiva
Ao adotar o quiet firing, empresas correm o risco de perder talentos valiosos junto com os que realmente desejavam desligar
Despesas pequenas e recorrentes podem passar despercebidas, mas acumulam e comprometem o fluxo de caixa, exigindo atenção redobrada na gestão financeira da empresa
O Meta AI, novo aplicativo de inteligência artificial da Meta, está disponível no Brasil, integrado ao WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger
Pacote também prevê portabilidade simplificada, site reformulado e campanhas de educação financeira
Em artigo, Décio Lima destaca ações para fortalecer as MPEs, em especial os grupos historicamente excluídos do crédito
Mercado de trabalho manteve movimentação aquecida no semestre
Após 50 anos, o modelo linear será substituído por códigos 2D, como o QR Code
Vice-presidente da República afirmou que ambas as medidas, previstas no plano de contingência, se tratam de resíduos tributários
Segundo IBGE, 1,9 milhão de pessoas buscavam ocupação há mais de 1 ano
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade