A Receita Federal informou que, entre os dias 1º e 4 de agosto, foram disponibilizados no DTE-SN os Termos de Exclusão do regime e os Relatórios de Pendências para contribuintes com débitos
Notícia
9 Fatores para alcançar o aumento da produtividade
É necessário investir também na gestão do ambiente de trabalho considerando, pelo menos, 9 fatores que influenciam diretamente o engajamento das pessoas e impactam na produtividade
01/01/1970 00:00:00
É necessário investir também na gestão do ambiente de trabalho considerando, pelo menos, 9 fatores que influenciam diretamente o engajamento das pessoas e impactam na produtividade.
1. Estrutura Organizacional
Uma estrutura hierárquica enxuta, com poucos níveis, além de facilitar o exercício da liderança, promove um ambiente de trabalho saudável e produtivo. As áreas de apoio, técnicas e administrativas, devem focar suas estruturas para contribuir nas soluções dos problemas e desvios do cotidiano.
2. Organização e Condições de Trabalho
Esse fator contempla 4 itens básicos que devem estar sob intensa e permanente vigilância da gestão: a saúde e segurança; os regimes, escalas, jornadas e horários de trabalho e descanso; e os níveis de pressão por produtividade em equilíbrio com os recursos disponíveis.
3. Serviços ao Pessoal
Os serviços higiênicos básicos, preconizados por Maslow e Herzberg, não chegam a ser motivadores, mas quando precários são altamente desmotivadores. Portanto, a solução é investir na gestão do transporte coletivo, vestiários, banheiros, alimentação, assistência médica e os demais que compõem o ambiente de trabalho.
4. Lideranças Internas
As lideranças, principal elo da relação capital – trabalho, funcionam como uma janela através da qual os colaboradores enxergam a empresa. Como tal, devem estar qualificadas e comprometidas, com responsabilidades e autonomia definidas e coerentes, para que adotem comportamentos e atitudes motivadoras e engajadoras perante suas equipes.
5. Colaboradores
Os colaboradores, como profissionais e cidadãos, trazem para a empresa, junto com sua formação e experiência, seus valores, sonhos, necessidades e expectativas. Compete à empresa conhecer este perfil e estabelecer com eles uma relação de parceria, por meio de contratos interpessoais de trabalho, que compatibilize as necessidades, desejos, expectativas e possibilidades de ambas as partes.
6. Comunicação Interna
Uma estratégia de comunicação eficaz capaz de promover reações positivas nos colaboradores deve combinar meios (escritos, verbais, áudio visuais, eletrônicos) e processos (de cima para baixo, de baixo para cima), capacitando e privilegiando os líderes como comunicadores oficiais da empresa perante suas equipes.
7. Políticas e Práticas de Recursos Humanos
Com o passar do tempo é natural que os colaboradores se acostumem e incorporem como rotina e até obrigação, as políticas e benefícios praticados pela empresa, fazendo com que eventuais falhas ganhem dimensão e visibilidade. Compete às organizações desenvolver estratégias e ações que promovam uma profunda reflexão, visando resgatar a valorização dos colaboradores em relação à empresa.
8. Relações Sindicais e Negociações Coletivas
Os sindicatos, como representantes legais dos trabalhadores, normalmente focam suas atuações não somente nas reivindicações de melhorias, como também nas falhas e reclamações ocorridas no cotidiano, que geralmente criam condições de antagonismo no ambiente de trabalho. A solução mais indicada é a construção e manutenção de uma agenda positiva com as lideranças sindicais, reduzindo os obstáculos naturais da relação empresa – sindicato.
9. Legislação Trabalhista
É imprescindível uma rigorosa e permanente gestão sobre as condições de trabalho, normas e obrigações trabalhistas, para proteger a empresa e o ambiente de trabalho contra a insegurança jurídica reinante no país. A ultrapassada legislação trabalhista, a intensa e muitas vezes viciada atuação dos órgãos fiscalizadores, as constantes alterações das interpretações da justiça trabalhista, representam expressivos riscos à produtividade das empresas.
Notícias Técnicas
Saiba como funciona a auditoria no Lucro Presumido, quais pontos a Receita Federal prioriza e como prevenir autuações e multas
Fatores de atualização do INSS para agosto de 2025 foram publicados em portaria oficial, garantindo cálculo correto de benefícios
Cinco teses tributárias estarão disponíveis para negociação com condições diferenciadas, até 30 de novembro e 29 de dezembro
Levantamento aponta que 73% das tarefas refeitas poderiam ser evitadas com processos e indicadores bem definidos
Calendário de pagamentos deste mês do BPC terá início no próximo dia 25
Adesão delas começa na próxima semana, antecipa o analista tributário da Receita, Leonardo Catão
Entenda os impactos da NFS-e padrão na rotina contábil e prepare-se para as mudanças
Projetos que utilizam insumos pré-fabricados e menor volume de mão de obra tendem a ser menos onerados
O mundo empresarial brasileiro acordou em choque nesta semana com a notícia da prisão de Sidney Oliveira, o rosto amplamente conhecido por trás da gigante farmacêutica
Notícias Empresariais
Descubra como os profissionais 50+ estão vencendo o etarismo, se recolocando no mercado e transformando a maturidade em vantagem competitiva
Ao adotar o quiet firing, empresas correm o risco de perder talentos valiosos junto com os que realmente desejavam desligar
Despesas pequenas e recorrentes podem passar despercebidas, mas acumulam e comprometem o fluxo de caixa, exigindo atenção redobrada na gestão financeira da empresa
O Meta AI, novo aplicativo de inteligência artificial da Meta, está disponível no Brasil, integrado ao WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger
Pacote também prevê portabilidade simplificada, site reformulado e campanhas de educação financeira
Em artigo, Décio Lima destaca ações para fortalecer as MPEs, em especial os grupos historicamente excluídos do crédito
Mercado de trabalho manteve movimentação aquecida no semestre
Após 50 anos, o modelo linear será substituído por códigos 2D, como o QR Code
Vice-presidente da República afirmou que ambas as medidas, previstas no plano de contingência, se tratam de resíduos tributários
Segundo IBGE, 1,9 milhão de pessoas buscavam ocupação há mais de 1 ano
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade