Com essa funcionalidade, o MEI passa a contar com mais alternativas para quitar seus tributos e garantir os benefícios previdenciários e a regularidade do seu negócio
Notícia
Excesso de objetos na mesa de trabalho causa má impressão e distrai profissional
Itens que não fazem parte do ofício como brinquedos, pentes e plantas podem incomodar colegas
01/01/1970 00:00:00
Porta-retratos, vaso de planta, brinquedos engraçados, bandeira do time do coração. Se você gosta de enfeitar a mesa de trabalho, saiba que ela pode refletir a sua personalidade e nem sempre passar a imagem desejada aos colegas. Os especialistas reforçam: é preciso ter cautela e bom senso na hora de trazer os objetos de casa para a empresa.
Apesar de o profissional passar a maior parte do dia em sua mesa, é importante lembrar que o ambiente é compartilhado com os demais colaboradores.
— A mesa não nos pertence. É nosso ambiente de trabalho, portanto, devemos criar um clima profissional. A mensagem que deve-se passar para nossa gestão é de que estamos ali para trabalhar — enfatiza a personal organizer Daiane Borba.
Para a consultora em imagem corporativa, Renata Mello, o que é deixado em cima do móvel pode transmitir uma mensagem negativa. Um exemplo são canetas coloridas e enfeitadas, bichos de pelúcia e bonecos. Ela afirma que esses itens podem passar a imagem de um profissional infantil.
Ainda mais comum é fazer da mesa uma extensão da penteadeira de casa, deixando à vista escova de cabelo, piranha, elástico, creme, batom ou esmalte. Mesmo as fotografias e porta-retratos, comuns nos escritórios, devem seguir a regra do bom senso e serem discretas. O excesso de imagens e informação distrai o olhar e atrapalha o colaborador.
— Uma foto do pôr do sol, que traz uma certa paz durante o dia é legal. O que não dá é colocar o painel inteiro de fotos. Se parar um minuto para olhar cada imagem são 20 minutos perdidos no dia — conta Renata.
Oportunidade de desenvolvimento
Daiane revela que a maior queixa dos seus clientes, tanto nas empresas como entre os que trabalham em casa, é ter pouco espaço para se organizar. O excesso de objetos contribui com a bagunça. O ideal é deixar na mesa apenas o que for usado no trabalho.
— Uma mesa organizada se torna mais funcional e seu trabalho, sem dúvida, surte de forma muito melhor e mais produtiva — diz. A especialista ensina ainda que deixar o ambiente organizado é também uma atitude de respeito com os demais trabalhadores.
— Dependendo da empresa, é preciso usar a mesa para fazer uma reunião, ou chega alguém que quer usar o computador. É simpático que, mesmo que você não esteja ali, o ambiente esteja organizado — destaca.
Quem também costuma reclamar com a desorganização é a equipe da limpeza, que não consegue realizar o seu trabalho com o excesso de objetos e papel.
A recomendação é que, mesmo que o profissional se entenda na bagunça, ele organize o espaço antes de ir embora e guarde os objetos mais valiosos.
Inadequados ao ambiente de trabalho
Veja alguns objetos que não combinam com a mesa de trabalho e por quê.
Fotografias — Pequenas e discretas não agridem. Mas tome cuidado com porta-retratos grandes, fotos íntimas e o excesso de imagens sobre a mesa
Plantas — Mini vasos, tipo bonsai, dão um charme ao ambiente. Evite plantas grandes que atrapalhem a visão ou invadem o espaço do colega.
Brinquedos engraçados — Algumas empresas aceitam a descontração, mas ainda são poucas as que adotam o estilo liberal. Procure saber se a brincadeira não está passando do ponto.
Time do coração — Se for discreto, sem problemas. Tenha bom senso nas escolhas e cuidado com as brincadeiras dos colegas.
Incenso e aromas — Sem chance! Respeite a coletividade, nem todos gostam dos mesmos perfumes e isso pode atrapalhar a concentração dos outros.
Doces e comida — Cuidado para não fazer da mesa de trabalho um piquenique. Água e café podem danificar os computadores em caso de acidente. O cheiro dos quitutes também pode incomodar.
Celular — É preferível deixá-lo fora de vista para ele não tirar a concentração com notificações e mensagens. Não é de bom tom se ausentar da mesa e deixar o telefone tocar em volume alto.
Papéis e mais papéis — Esta é uma questão de organização. Além de se perder no meio da papelada, passa a ideia de que você está sempre muito ocupado e pode afastar os colegas.
Notícias Técnicas
Nota Orientativa nº 09/2025 traz instruções provisórias a empregadores durante o período de transição definido pelo BCB, enquanto fintechs e demais instituições financeiras concluem adequação às novas regras de segurança
Declaração de Conteúdo Eletrônica (DC-e) e Declaração Auxiliar de Conteúdo Eletrônica (DACE) passam a valer daqui duas semanas.
Especialistas explicam como cada regime contábil impacta resultados e pode gerar interpretações equivocadas para o cotista
Regra foi publicada em solução de consulta e é vista como avanço para a advocacia
Governo confirma obrigatoriedade do preenchimento dos campos da reforma tributária nos DFes; validações completas passam a valer em 2026
Projeto de Lei Complementar nº 16/2025 busca preservar a integridade da reforma
As mães de recém-nascidos que precisarem de internação hospitalar poderão ter o tempo de licença-maternidade e do salário-maternidade estendido
Seu gasto bilionário com marketing pode virar pó com a reforma tributária. Entenda a briga pelo crédito do IVA e por que seu CMO e CFO precisam estar na mesma sala de guerra para sobreviver
A Portaria nº 579/2025, publicada pela Receita Federal no Diário Oficial da União de 17 de setembro de 2025, traz alterações importantes à Portaria RFB nº 568/2025
Notícias Empresariais
Veja 5 passos para resolver a crise perante a sociedade e redes sociais , segundo especialista em gerenciamento de crise
Aprenda como calcular o ponto de equilíbrio, controlar o orçamento e tomar decisões estratégicas mais assertivas
Mesmo no topo, muitos executivos estão percebendo um desalinhamento entre seus valores pessoais e suas ações diárias — e buscam coaching para reencontrar autenticidade
Em decisão unânime, Banco Central manteve a taxa básica de juros em 15% ao ano e ainda não descartou novo aumento dos juros básicos, se houver necessidade, surpreendendo analistas
Estudo mostra que só 20% das empresas publicam relatórios ESG. Especialistas apontam caminhos para integrar metas ambientais, sociais e de governança à gestão
Inadimplência em alta e confiança em baixa fazem com que lojistas ajustem prazos e ofertas diante da cautela dos consumidores
Pesquisa mostra que no Brasil as pessoas ficaram abaixo da média global em todas as métricas e apresentam retrocessos críticos em áreas estratégicas da cibersegurança
Saiba o que esperar para o minidólar nesta quinta (18)
MP retira IPI, PIS, Cofins e imposto de importação. Vamos cooperar com os grandes provedores globais na instalação de data centers em território nacional, disse Lula
Apenas o novo governador do Fed votou contra essa decisão e buscou uma redução maior da taxa
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade