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Notícia
Evite os principais erros cometidos pelas empresas
Especialista lista 10 erros mais comuns na gestão de pessoas e dá dicas de como evitá-los
01/01/1970 00:00:00
O que pode fazer uma corporação alcançar metas e prosperar? Ou quais os fatores que fazem com que uma companhia afunde no fracasso? Em um mundo globalizado e a cada dia mais concorrido, são as pessoas que podem fazer a diferença em uma empresa de sucesso. Afinal, são elas que gerenciam, comandam, executam e controlam atividades e processos.
A master coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini, explica que muitas empresas não se dão conta da importância de valorizar as pessoas e acabam perdendo talentos e oportunidades de crescer com a ajuda delas.
A especialista comenta a seguir os 10 erros mais comuns que as empresas cometem com os colaboradores que comprometem os resultados e o sucesso e dá dicas de como evitá-los e, com isso, ter uma equipe comprometida e que participa ativamente no crescimento da organização.
ERRO 1 – Não valorizar a real importância que as pessoas têm no resultado final da empresa.
Como evitar o erro – Em uma pesquisa feita pela Gallup, mais de 2 milhões de pessoas mencionaram coisas como: ter uma liderança inspiradora, reconhecimento verbal , ser ouvido, ser incentivado a se desenvolver, ter apoio ao desenvolvimento, ter a oportunidade de fazer a diferença, sentir que tem relevância no resultado final, conhecer e viver o sonho da empresa. Para Janaina, todos são fatores importantes para que as pessoas entendam que a organização reconhece a importância de sua participação.
ERRO 2 – Esquecer que, se você quer ser o número um, você precisa das melhores pessoas.
Como evitar o erro – Para evitar esse erro, Janaina explica que é importante ter isso na mente dos gestores, na cultura da organização, no coração de cada um. Cuidados no recrutamento, em como e onde recrutar para cada função, são muito importantes, pois nesse caso você terá as melhores opções para selecionar.
Ela diz que, na seleção é muito importante ter em mente exatamente o que se espera da pessoa. Não somente os conhecimentos e as habilidades, mas também as atitudes, o que não se comprova no currículo.
“Por isso é interessante utilizar maneiras criativas de avaliar as atitudes na seleção. Tem quem diga que entrevistas feitas por mais de uma pessoa podem reduzir muito as possibilidades de erro. O gestor do setor em questão e uma outra pessoa de um setor que é fornecedor ou cliente interno da área em que o candidato vai trabalhar pode aumentar muito as chances de acerto. A assertividade pode ser ainda maior se o gestor no nível hierárquico mais alto participar das últimas entrevistas”.
Em relação às pessoas que já estão na organização, provavelmente cada empresa terá, na grande maioria, aqueles que são bons. A missão é a de desenvolver cada colaborador internamente e externamente para que se tornem os melhores. Outros poucos nunca serão parte do primeiro grupo.
“Não quer dizer que são os piores, porém são aqueles que, por vários motivos, não tem condições ou tempo hábil para ser parte do grupo dos melhores na sua empresa. Segurar as pessoas desse último grupo na organização é de certa forma comunicar que na verdade ninguém precisa ir em busca da melhor performance pessoal e profissional. Ou seja, é invalidar toda a procura pela melhor performance”.
Para a especialista, outro item importante é reconhecer as pessoas que entregam os melhores resultados, que tem as melhores atitudes, seja de formalmente ou informalmente. Além disso, criar o senso de pertencimento organizacional é importante também para se chegar aos melhores resultados.
“Ou seja, se você tem os melhores ou os piores é uma responsabilidade sua”.
ERRO 3 – Tolerar atitudes que desrespeitam os valores da empresa;
Como evitar o erro – Valores de uma organização são extremamente importantes para a cultura da empresa. Janaina diz que, tê-los formalizados ajudam a disseminar a cultura. Porém, ela enfatiza que eles devem estar nas ações das pessoas e não na parede.
“Quando você deixa bem claro quais são as condutas e comportamentos que espera de cada um da organização, independentemente do nível hierárquico, vai se criando uma cultura de respeito a esses valores. Isso não acontece de um dia para o outro. É necessário muita comunicação, muito exemplo”.
Quando já estiver disseminado nas atitudes de cada um, a própria equipe passa a cobrar uns dos outros o respeito aos valores, garante Janaina.
ERRO 4 – Esquecer de comunicar e promover a verdadeira missão (razão de ser da empresa), a visão (o sonho - o que perseguimos) e os valores. Colaboradores encantados pelo seu sonho, sonhando com você, são mais suscetíveis a brigar pela empresa, ir além pelos resultados.
Como evitar o erro – Esse esquecimento pode ser evitado desde uma conversa periódica do presidente com a equipe falando disso e explicando a importância e o quanto ele acredita no sonho, até campanhas de endobranding e endomarketing, afim de incentivar e estimular a “acreditar” no sonho.
“É importante que as pessoas se sintam beneficiadas pelo alcance do sonho. Seja por um estimulo financeiro que o sonho pode promover ou pelo simples fato de trabalhar na empresa que alcançou o sonho. E que ter alcançado o sonho significa fazer parte de uma equipe diferenciada, de uma empresa diferenciada. O sonho é a evidência de sucesso que pode ser financeira, reconhecimento municipal, estadual, nacional, internacional, um prêmio, um número. Qualquer que seja a evidência de sucesso de que o sonho foi alcançado”.
ERRO 5 – Deixar de reconhecer os esforços e resultados das pessoas para a organização, sejam eles pequenos ou grandes.
Como evitar o erro – Para evitar que isso aconteça Janaina diz que é preciso ter em mente que o reconhecimento de pequenos e grandes feitos é muito importante. Ela questiona aos gestores:
“Quantos elogios você faz por dia?”
ERRO 6 - Manter pessoas na organização pelos motivos errados
Como evitar o erro – Talvez a melhor forma de fazer evitar esse erro, de acordo com Janaina, é através da avaliação de desempenho, seja ela formal ou informal. Para isso é preciso saber o que se espera de cada um na organização.
“Se nada disso for possível pergunte-se: você indicaria um determinado colaborador para a mesma pessoa na empresa do seu melhor amigo? Ou para a empresa do seu ramo que você mais admira, que até use como exemplo? Se você tiver certeza que sim é bem possível que ela esteja pelos motivos certos. Caso você tenha dúvidas, é um indicador que ela pode estar lá pelos motivos errados”.
ERRO 7 – Promover pessoas à liderança sem que elas estejam preparadas e nunca prepará-las. Isso é uma realidade em muitas empresas.
Como evitar o erro – Janaina observa que liderança é mais sério do que se parece. Para ela, muitos dos talentos perdidos ou desenvolvidos e mantidos nas organizações são diretamente ligados à liderança.
“Líderes ou pessoas com potencial para ocupar a posição de líder assumem responsabilidades, contribuem com os outros, gostam de pessoas, são competentes e se preocupam em melhorar sua performance. Entre muitas outras coisas, um líder sabe que sempre haverá sempre o que melhorar e conhecer”.
Entre as dicas para capacitar líderes, Janaina destaca alguns pontos:
“Quanto mais se desenvolver o autoconhecimento, maior será a habilidade em conhecer as pessoas. Quanto mais conhecer sobre o próprio perfil profissional e pessoal, melhor saberá se comunicar com as pessoas por mais diferentes que sejam. Quanto mais conhecer técnicas de comunicação interpessoal, melhor se comunicará e se fará entender”.
ERRO 8 – Deixar de dar feedbacks. As pessoas precisam saber como está o desempenho delas.
Como evitar o erro – Existem técnicas poderosas para dar feedbacks sem desmotivar os colaboradores. Algumas coisas, inclusive, são bem importantes no ponto de vista da especialista, como a verdadeira intenção de contribuir para a evolução do ser humano.
“Reforçar pontos fortes do indivíduo antes de apontar uma melhoria na sua conduta potencializa a capacidade dele de efetivamente buscar essa melhoria. Faça mais feedbacks positivos frequentes do que os construtivos. Isso facilitará muito quando tiver que fazer um construtivo. “Ele deve estar com a razão, afinal quando está bom ele fala”. Esse simples pensamento valida seu feedback . Lembre-se de oferecer seu apoio para essa melhoria”.
ERRO 9 - Esquecer que empresas com fins lucrativos têm o lucro como objetivo.
Como evitar o erro – Criar um sonho coletivo pode ser o passaporte para ter uma equipe alinhada e que está em busca do sucesso da organização, de acordo com Janaina.
“A consciência da importância de cada um no processo, o senso de pertencimento e o benefício coletivo do sonho alcançado são fatores que contribuem para o sucesso da empresa. Quem não gosta de dizer que trabalha na empresa que é referência na região? Quem não gosta de dizer que é parte da equipe que conquistou um prêmio? Seja ele qual for”.
ERRO 10 - Acreditar que “se não der prejuízo já está bom”.
Como evitar o erro – Para Janaina, ter fé, não no sentido religioso da palavra, mas no sentido de acreditar, é a melhor forma de mudar essa visão.
“Acreditar na sua organização, no propósito que ela tem de existir. Acreditar que sim, é muito possível ter lucro. Aliás, tem muita gente ganhando dinheiro. São aqueles que acreditam, avaliam seus negócios com frequência e adaptam-se ao momento”.
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