Se atualize e saiba tudo sobre essa obrigação. Veja quem precisa enviá-la
Notícia
Marketing como forma de atrair consumidores e vender mais
Na época mais quente do ano algumas estratégias se tornam fundamentais para não perder o cliente para a concorrência
01/01/1970 00:00:00
Na época mais quente do ano, o movimento do comércio fica aquecido e os empresários buscam ainda mais estratégias de marketing para atrair consumidores. Liquidação, promoção, parcelamento, novas linhas, enfim, para eles, vale de tudo para trazer o cliente até o estabelecimento e executar a compra. Mas é preciso tomar cuidado para não colocar os pés pelas mãos. Beth Penteado, consultora de negócios e autora do livro "Afeto com o Marketing" afirma que antes de qualquer ação, é necessário realizar uma pesquisa de mercado. "Qualquer tamanho de negócio não pode prescindir de uma pesquisa. Um dos maiores erros é responder pelo cliente, colocando apenas o ponto de vista do lojista e correndo o risco de cometer erros de estratégia. Por isso, a melhor forma para realizar estudos é perguntar diretamente para o cliente", acrescenta.
Para se diferenciar dos concorrentes nesta época é necessário agir como cliente em outros estabelecimentos. De acordo com Beth, é interessante visitar a concorrência e ver aquilo que ele está fazendo bem ou mal, ou mesmo o que ele deixou de executar em termos de serviços e atendimento. "A partir daí, busque fatores que possam ser diferenciais no seu negócio. A verdade é que muitas vezes este algo a mais é simples e óbvio", avalia a especialista, acrescentando que, às vezes, não adianta investir em uma ação muito inusitada, a ponto do mercado não absorvê-la bem. "O grande diferencial é um serviço prestado de forma eficiente", completa.
Segundo a consultora, para criar estratégias com o objetivo de atrair novos clientes é fundamental saber quem é ele e claro, planejamento. "Você só consegue atingir um novo cliente, se você determinar quem ele é. A partir daí poderá desenvolver sua estratégia. O ideal é que os lojistas tenham um calendário de ações para o ano todo, contemplando as datas comemorativas e ações estratégicas que possam ser feitas no período em que a demanda diminui. Não é possível realizar ações positivas de última hora.", afirma Beth.
Com o clima tão quente nos últimos meses, é normal as pessoas optarem pelos locais que ofereçam um conforto climático, como shoppings, salões de beleza, entre outros pontos comerciais. "Principalmente nessa época do ano, isso se torna um diferencial. Assim como muitas pessoas buscam por estabelecimentos que ofereçam estacionamento próprio, proporcionar um conforto para que as pessoas se sintam bem pode se torna um fator decisório no momento da escolha", comenta a consultora.
Para muitos lojistas, principalmente aqueles que oferecem um produto sazonal, essa é a época de maior lucratividade, com isso, devem estar mais atentos e tomar alguns cuidados. Segundo Beth, é essencial um planejamento durante todo o ano. "O lojista não pode ser pego de surpresa e não atingir o lucro desejado. É imprescindível ter uma equipe bem treinada, uma divulgação bem feita e um estoque que atenda a demanda", afirma.
Para Beth, muitos lojistas pecam em estratégias de marketing por medo do óbvio, ou do simples. Sendo que, na maioria das vezes, o excesso de criatividade é o que atrapalha. "Com medo de ser comum, acabam se tornando inadequados. A estratégia não pode ser tão criativa a ponto de não passar a mensagem desejada. O cliente precisa entender o produto".
Notícias Técnicas
Contribuintes devem revisar declarações e evitar penalidades severas até 30/09/2025
A Receita Federal esclareceu que é indevida a retenção de IRRF sobre honorários de sucumbência pagos a sociedades de advogados optantes pelo Simples Nacional
O entendimento responde à dúvida de um contribuinte prestador de serviços contábeis, optante pelo regime de caixa, sobre o tratamento tributário de valores a receber
Receita Federal esclarece, em soluções de consulta, quais percentuais devem ser aplicados no Lucro Presumido em diferentes atividades econômicas
RFB e Serpro lançam novas funcionalidades que dão mais autonomia para negociar débitos e evitam idas desnecessárias à Receita Federal
Órgão aponta que simplificação deve vir acompanhada de revisão do Simples Nacional e combate à informalidade
Doações entre cônjuges e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação ITCD
A funcionalidade de Consulta da Qualificação Cadastral em lote do eSocial está temporariamente suspensa desde o último sábado, 16 de agosto de 2025
Enquanto a população aperta o cinto, o governo parece ter redescoberto uma velha prática: a contabilidade criativa
Notícias Empresariais
O sol é mais do que uma fonte de luz: é um regulador do corpo, um potencial aliado contra doenças e até um “remédio natural” para a felicidade
Especialistas em negócios apontam 5 estratégias para reduzir o esgotamento emocional e manter times comerciais motivados diante de metas agressivas
Para governos, líderes empresariais e educadores, o desafio está em equilibrar inovação com responsabilidade, garantindo que a IA seja um motor de progresso
Empresas com área dedicada a ESG no Brasil chegam a 21%
Aprenda como inovar e impulsionar o crescimento, fidelizando clientes e maximizando o valor de vida útil das contas
Aldo Gonçalves: mesmo com juros e IOF, comprador pode ultrapassar teto determinado pela instituição
Vender sem nota fiscal no e-commerce ainda é visto por muitos empreendedores como um meio de reduzir a carga tributária
Trabalhador poderá escolher outro banco por meio do celular
Gastos com aluguel, IPTU e condomínnio compromete a qualidade de vida para 62% dos brasileiros, segundo levantamento feito pela Serasa em parceria com Instituto Opinion Box
É o que indica a Sondagem Industrial da CNI
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade