O prazo de adequações dos campos das notas fiscais relativos ao IBS, CBS e IS da Reforma Tributária está caminhando para a sua reta final
Notícia
Cão-guia e a gestão do seu negócio
Mas, o que isto tem a ver com o universo empresarial?
01/01/1970 00:00:00
Parece uma combinação improvável não é mesmo? O que um cão-guia para cegos pode ter a ver com um negócio jurídico ou empresarial? Muito. Principalmente em relação ao seu treinamento e reações para as mais determinadas situações.
Li recentemente o livro "Adorável Heroína" de Michel Ringson com Susy Flory. O livro retrata a estória real de um homem cego (Michel) que trabalhava no 78 andar do World Trade Center no dia 11 de Setembro de 2001 (dia do ataque terrorista as torres gêmeas) e como ele com seu cão-guia Roselle conseguiram escapar do prédio. Uma verdadeira lição de vida (saiba mais em http://rosellefoundation.org/).
Mas, o que isto tem a ver com o universo empresarial?
Para aguçar a vontade de vocês de lerem o livro, brindo-os com uma página do livro, onde o autor demonstra a sabedoria do cão- guia e, neste trecho, faço meus comentários.
A sabedoria do cão-guia
O que aprendi com a Roselle no 11 de Setembro
1. Há hora para trabalhar e hora para brincar. Saiba a diferença. Quando a guia é colocada, é hora de trabalhar; trabalhe duro; outros dependem de você;
Se você não sabe a diferença entre horário de trabalhar e de brincar, você ainda não amadureceu profissionalmente. É óbvio que precisamos brincar, sorrir, sermos felizes, inclusive no ambiente profissional.
Contudo, há momentos que o foco é finalizar a tarefa, é estar presente sem sorrisos jocosos, mas no máximo de bom dia, boa tarde.
Saber quando reagir é mais que uma arte: É uma necessidade de sobrevivência profissional.
2. Concentre-se e use todos os seus sentidos. Aprenda a reconhecer a diferença entre uma tempestade inofensiva e uma verdadeira emergência; Não deixe que a sua visão o impeça de enxergar;Tá aí uma baita lição de um cego: Não deixe que a visão lhe impeça de enxergar. Quantas vezes as pessoas fazem tempestades num copo d'água, justamente porque tem uma visão corrompida da realidade dos fatos?
Existem emergências sérias que parecem inofensivas. A dica é: Observe além daquilo que é dito ou demonstrado. Todos temos interesses em nossas atitudes, sejam estes interesses nobres ou não.
3. Há momentos em que o caminho se torna complicado, mas se você trabalhar em conjunto, alguém aparecerá com uma garrafa de água no momento em que você mais estiver precisando.
Não pense que o trabalho é feito sozinho. O trabalho em conjunto é sempre mais produtivo e rende mais.
Quando as coisas ficarem complicadas, não hesite em buscar ajuda. Sozinhos pensamos e resolvemos muito. Em conjunto, vamos muito mais além.
4. Sempre, mas sempre mesmo, agrade os bombeiros.
No contexto do livro, eles estavam descendo as escadas e os bombeiros começaram a subir (imagina lembrar disso hoje e saber que aqueles homens que estavam subindo para ajudar os outros e salvar vidas nunca iriam sair vivos dali?) e encontraram ele (cego) e Roselle (seu cão-guia). Eles pararam e queriam ajudar eles a descer (não era necessário), brincaram com a Roselle e transformaram alguns minutos em um momento de relaxamento e humanidade. Roselle agradecia com lambidas o carinho do bombeiro chefe e mesmo com isto, não perdeu o foco de continuar descendo as escadas com precisão.
Na vida empresarial, devemos estar atentos a quem pode e quer nos ajudar. Pode ser um colaborador com informações, pode ser até mesmo um concorrente, que nos ajuda a não fazer trapalhadas como ele faz.
Percepção com atitude é tudo. Abra os olhos!
5. Durante o trabalho, ignore as distrações. A vida vai além de correr atrás de um osso ou uma bola de tênis.Uma parada para descansar é sempre bom, um café com alguma conversa também, mas ter foco é fundamental.
Se você está cônscio de suas atividades, sabe se pode ou não dar uma paradinha. Só que algumas pessoas pensam que as coisas podem ficar para amanhã ou para depois. Isto não é ter consciência de suas atividades. Ter prazos, foco e visão do todo é que podem dar a resposta do tempo real que você tem para fazer algo.
Inclusive é bom refletir que esta consciência do tempo também propicia dizer não a novas tarefas para concluir antes as pendentes.
6. Ouça atentamente aqueles que são mais sábios e experientes que você. Eles irão ajuda-lo a encontrar o caminho.
Seja humilde. Aprenda que experiência não se compra, se adquire. Peça auxílio, escute e veja o que pode aproveitar daquilo que outros já fizeram.
Não significa que alguém mais velho saiba tudo e tudo que ele diz seja a verdade absoluta. Mas, significa que você pode economizar muito tempo em erros bobos que ele já passou e pode construir a sua verdade de uma maneira bem mais completa e rápida.
7. Não pare até que a sua tarefa esteja finalizada. As vezes, ser um herói, é apenas aquele que faz o seu trabalho.Concordo plenamente. No livro, Roselle (cão-guia) não parou de descer os 78 andares até chegar ao chão, mesmo com cheiro de combustivel, mesmo com inúmeras pessoas, mesmo com água e lixo no chão, mesmo com tantas adversidades. Foi justamente este foco que permitiu eles estarem fora do prédio no momento do desabamento.
Faça o seu trabalho, foque e tenha objetivos. Inclusive, comemorar o fim da tarefa é um objetivo, pois ninguém é de ferro!
8. A nuvem de poeira não vai durar para sempre. Continue caminhando e procure a saída. Ela vai aparecer.Nada ruim é eterno, nem nada bom. Então, viva o presente e cada momento faça a diferença.
Os problemas estão lá para nos mostrar como temos coisas boas perto deles. Observe os problemas como uma oportunidade de crescer e fazer diferente desta vez.
É a sua reação, e não o tamanho ou tipo de problema, que faz a diferença.
9. Sacuda a poeira e siga em frente. Você se lembra do primeiro comando do cão-guia? “Em frente”.
Com certeza. Como diz o samba: "Reconhece a queda / E não desanima / Levanta, sacode a poeira / E dá a volta por cima".
Afinal, "Se tu choras por ter perdido o sol, as lágrimas te impedirão de ver as estrelas."(Exupéry). Bola pra frente, ou como diz o autor: Em frente!
10. Quando o trabalho tiver chegado ao fim, brinque muito com seus amigos. E não se esqueça de emprestar o seu ossinho de corda.
Está no seu momento de descanso? Aproveite! Descanse, brinque, deixe sua mente livre para criar. São justamente nestes momentos que podemos ser mais criativos do que nunca!
Enfim...
Um cão-guia nos ensina muito não é mesmo?
Aliás, os animais nos ensinam sempre, mesmo aqueles que não foram treinados.
Quer uma última dica?
Adote um animal. Não compre. Faça a sua parte em manter um mundo mais digno àqueles que incondicionalmente estão sempre dispostos a ajudar e dar o seu amor a você.
Notícias Técnicas
O DCP é uma obrigação acessória, que deve ser entregue à Receita Federal pelas empresas produtoras e exportadoras
Ela tem como objetivo central ser uma fonte de informações para a Receita Federal, indicando as movimentações financeiras das pessoas jurídicas e físicas
A medida fortalece gestão financeira de pequenos negócios, oferece previsibilidade no fluxo de caixa e facilidade no cumprimento das obrigações fiscais
Decisão da Justiça do Trabalho reforça que empresas devem enviar telegrama para configurar abandono de emprego e evitar condenações trabalhistas
Como a LC 214/2025 afeta o tratamento tributário de bonificações e brindes nas operações comerciais
Esta é a primeira vez que o Instituto cancela Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) dessa natureza. O INSS reforça seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados
De acordo com procuradores, pelo menos três transações tributárias já firmadas contaram com iniciativas ESG
Os clientes buscam no contador um parceiro que compreenda seus desafios e ofereça soluções personalizadas
Especialista explica como a perícia judicial pode auxiliar na obtenção de benefícios previdenciários
Notícias Empresariais
Itamaraty diz que EUA violam compromissos com a entidade
Negócios não mudam por decretos. Mudam quando os líderes mudam e mostram, com ações, o que esperam dos outros
Ferramentas automatizadas e práticas modernas de gestão têm transformado a forma como as empresas lidam com os gastos do dia a dia
A incorporação de critérios ambientais, sociais e de governança nas negociações coletivas ganha força no Brasil, exigindo preparo jurídico e estratégico por parte das empresas
Empresas precisam se adaptar a regras paralelas e investir em tecnologia fiscal
Isenções reduzem impacto econômico imediato, mas negociações seguem; governo busca cortar alíquota para setores estratégicos
No documento da decisão, colegiado afirma que o cenário de inflação é desafiador
Nova política é um marco na proteção de dados e sistemas no Poder Executivo Federal e surge como resposta à crescente sofisticação das ameaças cibernéticas
No fim das contas, é fácil inspirar os que já estão prontos. O mérito está em transformar potenciais brutos em talentos lapidados. Isso é liderança com propósito
Psicóloga alerta: rever estratégias, abandonar expectativas irreais e ajustar objetivos é essencial para manter a performance e a saúde emocional até o fim do ano
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade