O CFC convida todos os escritórios de contabilidade do País a participarem da Pesquisa Global de Informações sobre Sustentabilidade para Pequenas e Médias Empresas
Notícia
Passos para criar uma visão única de seu cliente
Uma visão única do cliente não vai gerar um maior ROI apenas como consequência do aumento nas vendas, mas, também, por aprimorar a capacidade de atendimento e o monitoramento do desempenho de marketing
01/01/1970 00:00:00
Mais e mais empresas estão investindo na coleta de informações a respeito de seus clientes, seja por meio de sistemas de CRM ou por uma série de sistemas de ERP. Uma visão única do cliente proporciona às companhias a realização de vendas incrementais (upsell) ou casadas (cross-sell) de forma mais eficaz, obtendo, assim, um retorno maior sobre o seu investimento. Porém, estes investimentos geralmente vão por água abaixo, principalmente quando as empresas falham ao conectar toda a informação que recolhem em um único registro mestre.
Uma visão única do cliente não vai gerar um maior ROI apenas como consequência do aumento nas vendas, mas, também, por aprimorar a capacidade de atendimento ao cliente e o monitoramento do desempenho de marketing. Uma equipe de atendimento ao cliente, que está atualizada com relação às atividades do cliente, pode resolver problemas e oferecer soluções de forma proativa, enquanto o departamento de marketing pode acompanhar e avaliar o desempenho de suas campanhas para que se tornem uma parte ainda mais valiosa do negócio.
Agora, caso ter uma visão única do cliente pareça uma tarefa complicada demais, não tenha medo. Os passos a seguir deixarão você mais perto do “nirvana” da visão única do cliente:
1. Saiba onde os dados estão
Rastreie suas fontese dados. A maioria das empresas têm grandes orçamentos para trabalhar na coleta de informações dos clientes, mas poucas na realidade são capazes de usar esta variedade de informações para obter retorno sobre seu investimento. Não cometa esse erro. Se nem todos os seus valiosos dados a respeito do seu cliente estão no sistema que a sua equipe de negócio acessa, é hora de soar o alarme.
2. Saiba quais atributos, de cada fonte de dados, vão formar o seu “Registro Mestre”
Saber onde estão seus dados mais completos e atualizados, já é meio caminho andado. No entanto, muitas vezes, estes dados não estão num único lugar. Por exemplo, seu sistema de ERP pode ser a fonte ideal para dados financeiros, mas deve saber pouco sobre o relacionamento com o cliente no dia a dia. Seu sistema de CRM, por outro lado, pode ser a solução para as informações de contato, portanto, seria correto dizer que os endereços de e-mail e números de telefone do CRM formarão seu registro mestre.
3. Escolha a plataforma correta
Metade do caminho para obter a tão sonhada visão única do seu cliente é escolher a plataforma certa para compartilhá-la. Seja qual for a plataforma escolhida, você precisa considerar a visibilidade e o acesso ao usuário e garantir que seja um sistema com o qual eles estejam acostumados a trabalhar.
4. Sincronize dados com os seus sistemas
Quando você escolhe um sistema, é essencial buscar uma solução que seja fácil de configurar e que possa se adaptar a mudanças na governança dos seus dados. Busque uma solução que possa ser configurada para sincronizar as atualizações, e não apenas executar “limpezas pontuais”.
5. Certifique-se de que João Silva, J Silva ou Joao Silva estejam sob um único registro
Um dos maiores obstáculos para qualquer projeto centrado no cliente é a duplicidade de informações. Variações em nomes e detalhes de contato podem resultar em dados duplicados que passam pelas checagens de rotina. Uma análise (profiling) inicial dos dados pode ajudá-lo a definir padrões para eliminar duplicidades.
6. Seja reativo e preventivo
A qualidade dos dados é uma questão que as empresas costumam não atacar antes que já tenha se tornado um problema. Elas pecam por não estabelecerem boas práticas antes que os dados sujos e duplicados inutilizem a sua base de dados. Busque uma solução que tenha flexibilidade para atender às necessidades e que possa ser facilmente integrada à plataforma escolhida.
7. Certifique-se de que os dados estejam atualizados e completos
Em uma pesquisa feita pelo instituto Aberdeen Group Research, descobriu-se que “em todos os setores do mercado, a quantidade média de dados mestres, considerada completa, é de 73%”. Isso significa que, mais de um quarto de todos os dados mestres existentes estão incompletos ou desatualizados. O ponto principal é garantir que você tenha coberto o maior número possível de falhas nos dados. Use uma solução que possa atualizar dados antigos e inserir novas informações quando necessário, ou uma solução que possa relacionar e enriquecer seus dados existentes com listas externas adquiridas.
8. Estabeleça uma cultura de “senso de propriedade”
O jeito mais fácil de conseguir isso é oferecer aos vendedores a responsabilidade pelas informações de suas contas e garantir que as informações dos clientes estejam sempre atualizadas.
9. Padronize seus dados para gerar melhores relatórios
Se os seus relatórios dependem de uma série de campos de texto “livres”, que não é padronizado, você poderá encontrar problemas ao rodar um relatório sobre o desempenho de vendas. Ao padronizar seus dados, você poderá ter informações que talvez tenham “escapado” nos relatórios anteriores.
10. Designe um responsável pelos dados (O Data Steward).
De preferência, alguém que trabalha regularmente com a equipe de vendas e usa os dados para relatórios. O relacionamento dele/dela com o time de vendas e seu conjunto único de habilidades permitem que essa pessoa, ao lado da ferramenta que você escolheu, aja como um perfeito “Gestor da Informação”.
11. Não faça “gambiarras”
Uma única limpeza e remoção de dados duplicados pode resolver seu problema imediatamente, mas não resolve o problema na sua origem. Se o problema estiver na má governança dos dados, no uso ineficaz de suas aplicações, ou na falta de “senso de propriedade”, uma gambiarra será uma completa perda de tempo. E dinheiro!
Não há dúvidas de que uma única visão do cliente pode gerar valor real e tangível para uma empresa. No fim das contas, tudo se resume a ajustar e testar os sistemas que vão melhorar o seu negócio, ajudando você a extrair mais valor dos dados de seus clientes do que os concorrentes.
Notícias Técnicas
Escritórios adotam marketing digital e novas tecnologias para ampliar carteira e se manter competitivos no mercado contábil atual
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou projeto que desobriga pequenos produtores rurais não inscritos no CNPJ
A Reforma Tributária, instituída pela Emenda Constitucional nº 132/2023, é considerada a mais profunda reestruturação do sistema tributário brasileiro nas últimas décadas
Pagamento de R$ 6 bilhões beneficia cerca de 774 mil trabalhadores demitidos que aderiram ao saque-aniversário; valores médios são de R$ 7,7 mil e serão creditados entre os dias 17 e 20 de junho
Nota Técnica 2025/002 detalha ajustes nas NF-e e NFC-e para MEI e Simples Nacional, com efeitos a partir de 2026 e obrigatoriedade em 2027
Para compensar o recuo, também foi publicada a Medida Provisória que aumenta outros impostos
As regras de pagamento continuam as mesmas: quem trabalhar no feriado deve receber o valor em dobro ou compensar com folga em outro dia
Na próxima segunda-feira, 16, a Caixa Econômica Federal faz o pagamento do Pis, ou Abono Salarial, calendário 2025, referente ao ano-base 2023
De março para abril deste ano, a produção industrial caiu em nove dos 15 locais estudados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Notícias Empresariais
A iniciativa do Governo Federal ofereceu descontos entre 20% e 95% e garantiu a a reinserção de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte no mercado de crédito
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta quinta-feira, 12, em seu perfil no X, que o colégio de líderes da Casa decidiu pautar um requerimento
O setor produtivo recebe novamente com preocupação mais uma tentativa do governo federal de aumentar impostos com objetivos arrecadatórios
"Ninguém vai querer usar uma ferramenta que está presa em 50% de precisão", diz Paul Romer
Segmentos mais impactados pela data esperam movimento 21,7% maior do que o do ano passado, segundo a Fecomércio-DF. Muitos consumidores seguem em busca do presente perfeito para celebrar o amor
Miley Cyrus e outros famosos revelam como tentavam esconder gastos indevidos de seus contadores. Entenda as estratégias usadas e as consequências de tais ações
Setor financeiro e segmentos beneficiados por iniciativas governamentais estão no topo da lista.
Moeda americana registrou queda de 0,57% em relação ao real, cotada a R$ 5,53. O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em alta de 0,51%
Para Fernando Siqueira, vice-presidente da AEPET, se o projeto prosperar será um dos mais duros ataques à Soberania Nacional e à Petrobrás
Pesquisa da Rico aponta que pensar as finanças em casal pode trazer benefícios
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade