O CFC convida todos os escritórios de contabilidade do País a participarem da Pesquisa Global de Informações sobre Sustentabilidade para Pequenas e Médias Empresas
Notícia
Ambiente organizado e gera produtividade e incentiva a criatividade
Não é necessário ser um Monk, obsessivo e compulsivo. Uma rotina planejada pode reduzir o estresse e melhorar o desempenho profissional
01/01/1970 00:00:00
Quantas vezes as pessoas anotam algo importante e esquecem o local onde deixaram? E a aquele contrato assinado pelo cliente, onde foi arquivado? Já parou para pensar quanto tempo se gasta por dia para procurar informações, objetos ou documentos no ambiente de trabalho e o quanto de estresse este comportamento recorrente tem gerado na vida de grande parte dos executivos?
As tarefas do dia-a-dia exigem dos profissionais um perfil cada vez mais eficiente e, consequentemente, organizado. Entretanto, manter o lugar em que trabalhamos em ordem e em perfeita harmonia pode parecer simples, mas, na prática, dificilmente é o que acontece.
Segundo o Diretor de Serviços da Mega Sistemas Corporativos, José Carlos Silva Junior, um executivo gasta, em média, entre 2 e 3 horas por semana apenas localizando informações. “Sem ao menos perceber, este tempo desperdiçado reflete no desempenho das atividades e nos resultados que se pretende obter. Procuramos orientar a nossa equipe a gerenciar o tempo com cautela e atenção, para que este período possa ser revertido em tarefas criativas e realmente relevantes”, acredita.
O executivo recomenda agora alguns métodos de gerenciamento capazes de contribuir com a produtividade das atividades realizadas no dia a dia do trabalho:
• Classifique os e-mails de forma adequada para maximizar a produtividade. Uma boa forma de administrá-los é guardando-os em pastas específicas, conforme a sua urgência, importância ou utilidade. Procure verificar aqueles que tratam de temas prioritários, respondendo-os na hora em que forem recebidos ou agendá-los para o retorno em um momento mais favorável. Lembre-se que as mensagens guardadas em lugares específicos facilitam uma busca rápida e um atendimento muito mais ágil às demandas propostas;
• Algumas pessoas adoram as mesas cheias de papéis, pois acreditam que assim terão tudo em mãos de bate pronto ou que este acúmulo evidencia um volume maior de trabalho junto aos colegas e à chefia. No entanto, quem “teoricamente” parece ter tudo em mãos, muitas vezes acaba demorando ainda mais tempo para encontrar as coisas. Para otimizar o tempo e o trabalho tenha apenas o essencial disposto em sua mesa: celular, agenda, computador, telefone, caneta e uma garrafa d’água;
• Tente manter tudo no computador e poupe trabalho. Ao invés de escrever ou anotar informações importantes no primeiro papel que encontrar, passe a redigir tudo em um arquivo ou agenda no seu computador;
• Caso deseje manter uma agenda convencional, prefira os modelos de mesa, que permitem visualizar todos os compromissos do dia de forma imediata. E procure usar canetas coloridas para grifar pendências. Para quem não está habituado, o início é sempre um pouco complicado, mas rapidamente você perceberá que isso aumentará sua eficiência e o atendimento mais eficaz de prazos;
• Hoje em dia, manter-se organizado é uma qualidade essencial aos olhos dos gestores modernos. Se você mexe com muitos papéis, procure ter prateleiras ou pastas para organizá-los. Este procedimento evita uma área desorganizada e demonstra maior zelo e responsabilidade com os documentos de trabalho;
• Reserve um dia da semana para organizar o seu ambiente de trabalho. Dê preferência para as primeiras horas do dia de uma sexta-feira, por exemplo. Você poderá ‘’perder’’ alguns minutos, mas, com certeza, irá recuperá-los em poucos dias;
• Faça tudo com paixão e otimismo e não se deixe contaminar pelo pessimismo de outras pessoas. Tenha segurança de que se fizer tudo com afinco e dedicação vencerá todos os obstáculos do dia-a-dia.
Notícias Técnicas
Escritórios adotam marketing digital e novas tecnologias para ampliar carteira e se manter competitivos no mercado contábil atual
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou projeto que desobriga pequenos produtores rurais não inscritos no CNPJ
A Reforma Tributária, instituída pela Emenda Constitucional nº 132/2023, é considerada a mais profunda reestruturação do sistema tributário brasileiro nas últimas décadas
Pagamento de R$ 6 bilhões beneficia cerca de 774 mil trabalhadores demitidos que aderiram ao saque-aniversário; valores médios são de R$ 7,7 mil e serão creditados entre os dias 17 e 20 de junho
Nota Técnica 2025/002 detalha ajustes nas NF-e e NFC-e para MEI e Simples Nacional, com efeitos a partir de 2026 e obrigatoriedade em 2027
Para compensar o recuo, também foi publicada a Medida Provisória que aumenta outros impostos
As regras de pagamento continuam as mesmas: quem trabalhar no feriado deve receber o valor em dobro ou compensar com folga em outro dia
Na próxima segunda-feira, 16, a Caixa Econômica Federal faz o pagamento do Pis, ou Abono Salarial, calendário 2025, referente ao ano-base 2023
De março para abril deste ano, a produção industrial caiu em nove dos 15 locais estudados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Notícias Empresariais
A iniciativa do Governo Federal ofereceu descontos entre 20% e 95% e garantiu a a reinserção de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte no mercado de crédito
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta quinta-feira, 12, em seu perfil no X, que o colégio de líderes da Casa decidiu pautar um requerimento
O setor produtivo recebe novamente com preocupação mais uma tentativa do governo federal de aumentar impostos com objetivos arrecadatórios
"Ninguém vai querer usar uma ferramenta que está presa em 50% de precisão", diz Paul Romer
Segmentos mais impactados pela data esperam movimento 21,7% maior do que o do ano passado, segundo a Fecomércio-DF. Muitos consumidores seguem em busca do presente perfeito para celebrar o amor
Miley Cyrus e outros famosos revelam como tentavam esconder gastos indevidos de seus contadores. Entenda as estratégias usadas e as consequências de tais ações
Setor financeiro e segmentos beneficiados por iniciativas governamentais estão no topo da lista.
Moeda americana registrou queda de 0,57% em relação ao real, cotada a R$ 5,53. O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em alta de 0,51%
Para Fernando Siqueira, vice-presidente da AEPET, se o projeto prosperar será um dos mais duros ataques à Soberania Nacional e à Petrobrás
Pesquisa da Rico aponta que pensar as finanças em casal pode trazer benefícios
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade