Nota Técnica 2025/002 detalha ajustes nas NF-e e NFC-e para MEI e Simples Nacional, com efeitos a partir de 2026 e obrigatoriedade em 2027
Notícia
Os principais erros das pequenas empresas com marketing
Especialista explica quais são os erros mais comuns e as recomendações para resolvê-los
01/01/1970 00:00:00
Quais são os principais erros das pequenas empresas com marketing?
Respondido por Frederico Mafra, especialista em marketing
O primeiro grande erro das pequenas empresas com relação ao marketing é considerá-lo como algo específico, vinculado a um tipo de ação. O marketing engloba um conjunto de processos que visam à criação, comunicação, entrega de valor (em forma de produtos ou serviços) e construção de relacionamento com os clientes, gerando benefícios para o negócio.
O marketing é responsável pela definição dos mercados-alvo, pela identificação e quantificação das necessidades dos clientes, pela comunicação dos produtos e serviços a todos os clientes e pessoas da organização responsáveis por entregá-las; e pelo monitoramento da satisfação dos clientes e dos resultados para a empresa, dentre outros processos.
É comum não enxergar o marketing como um conjunto de processos, mas como algo relacionado apenas à propaganda, ou à área comercial, ou ao desenvolvimento de novos produtos. Na realidade, o marketing representa tudo isso e a melhor forma de integrar todas essas funções e processos é pensar de forma sistêmica, por meio de um planejamento de marketing.
Para evitar erros, é preciso definir, no mercado de atuação, os segmentos que representam uma oportunidade para o desenvolvimento da empresa. Uma oportunidade pode significar a criação de um novo produto, ou a melhoria de algum dos processos, melhorando a performance da empresa com seu público-alvo.
Outra forma de evitar erros é ter um trabalho de monitoramento e acompanhamento do comportamento do consumidor, suas preferências, necessidades, critérios de compra e uso de produtos, bem como dos concorrentes, suas estratégias, produtos e serviços oferecidos, diferenciais e pontos vulneráveis, permitindo que a empresa possa enxergar possibilidades de trabalho no mercado de maneira diferenciada.
A empresa nunca deve abrir mão do planejamento, tanto no nível estratégico e de entendimento dos aspectos do mercado, quanto no nível tático, com a definição de ações integradas que visem "atacar" o mercado de forma eficaz e eficiente. Sem planejamento, a empresa já está dando o primeiro passo para o fracasso em sua estratégia de marketing.
Notícias Técnicas
Para compensar o recuo, também foi publicada a Medida Provisória que aumenta outros impostos
As regras de pagamento continuam as mesmas: quem trabalhar no feriado deve receber o valor em dobro ou compensar com folga em outro dia
Na próxima segunda-feira, 16, a Caixa Econômica Federal faz o pagamento do Pis, ou Abono Salarial, calendário 2025, referente ao ano-base 2023
De março para abril deste ano, a produção industrial caiu em nove dos 15 locais estudados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Nesta semana, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a enviar aos aposentados e pensionistas as respostas das entidades sobre os descontos realizados nos benefícios
Ministro deu informação em audiência na Câmara dos Deputados
O presidente da instituição monetária disse que a redução do estoque da caderneta de poupança no país parece ser estrutural
Para tentar buscar uma melhor compreensão do tema, é preciso começar tentando entender empiricamente o cenário. E nesse sentido um ponto de partida consiste no levantamento de dados referentes ao aumento das reclamações
Aumento das tarifas norte-americanas tem afetado a perspectiva de crescimento da atividade mundial. Redução foi de 0,4 ponto percentual em relação à previsão anterior
Notícias Empresariais
Segmentos mais impactados pela data esperam movimento 21,7% maior do que o do ano passado, segundo a Fecomércio-DF. Muitos consumidores seguem em busca do presente perfeito para celebrar o amor
Miley Cyrus e outros famosos revelam como tentavam esconder gastos indevidos de seus contadores. Entenda as estratégias usadas e as consequências de tais ações
Setor financeiro e segmentos beneficiados por iniciativas governamentais estão no topo da lista.
Moeda americana registrou queda de 0,57% em relação ao real, cotada a R$ 5,53. O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em alta de 0,51%
Para Fernando Siqueira, vice-presidente da AEPET, se o projeto prosperar será um dos mais duros ataques à Soberania Nacional e à Petrobrás
Pesquisa da Rico aponta que pensar as finanças em casal pode trazer benefícios
Expectativa para inflação cai de 5,46% para 5,44%
As mudanças devem entrar em vigor a partir do dia 5 de julho
Recorde anterior havia sido registrado no fim de dezembro
A ideia é fazer com que o cliente se sinta em uma loja de grife, mas sem sair do bairro onde mora
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade