Em setembro, o MTE divulgará o relatório consolidado de mais de 54 mil empresas de todo o país
Notícia
Como trabalhar menos, ter menos estresse e ainda, lucrar mais
A qualidade de vida do empresário e a diversão, ela mesma, são fatores fundamentais na conquista de bons resultados.
01/01/1970 00:00:00
O pensamento de que menos é mais, normalmente, não é associado ao trabalho de uma empresa quando falamos de lucro e rendimentos. Logo se pensa que quanto mais trabalho, mais resultado e por consequência mais dinheiro. Entretanto, conforme a ActionCOACH, empresa especializada em coaching com atuação mundial, apenas o trabalho duro pode não gerar os resultados esperados. A qualidade de vida do empresário e a diversão, ela mesma, são fatores fundamentais na conquista de bons resultados.
"Muitas vezes, quando converso com empresários eles me falam coisas do tipo ‘não aguento mais, não me sugira mais nenhuma tarefa porque não poderei lidar com mais uma obrigação’. Na maioria das vezes os negócios deles estão longe de absurdamente rentáveis e pelo tom das reclamações mais longe ainda de ser um lugar divertido e agradável de para se trabalhar", diz José Luis Lopez, licenciado master da ActionCOACH no Brasil.
Conforme Lopez, para se reverter esse quadro o empresário deve tornar o seu negócio, em primeiro lugar, um lugar prazeroso para se trabalhar. Não há como desenvolver uma boa relação e boas ideias em uma empresa em que nem o dono gosta de estar. E essa melhora passa pela escolha dos clientes.
"É comum o pensamento de que quanto mais clientes, melhor. Errado. A qualidade dos clientes é mais importante do que a quantidade. É melhor ter clientes que lhe deem menos trabalho e o mesmo lucro do que trabalhar com aqueles problemáticos que no final das contas não irão compensar o esforço investido", afirma.
Mas como selecionar os clientes? Em quatro passos, o especialista apresenta ações simples que podem ser aplicadas em empresas dos mais diversos ramos e tamanhos.
1 – Identificar e definir os clientes. Toda a empresa tem clientes enlouquecedores (sejam do tipo reclamões os que sempre pagam atrasado) e também, aqueles pontuais e que parecem estar sempre afinados com o trabalho. Os separe em quatro classes, pode ser A, B, C e D, onde eles fiquem divididos por escala de melhor a pior.
2 – No segundo passo é a vez de deixar que os clientes saibam disso. Sim! Eles devem saber em que classe estão. Isso mesmo! Para os dois melhores grupos mande um email elogiando o esforço e diga que gosta de trabalhar com eles e o quão importantes eles são. Isso fará sentir-se agraciados.
Já para os outros dois grupos, envie mensagem dizendo que já é hora de terem uma nova abordagem. É importante mostrar seu compromisso em atender e explicar como sua participação é importante em seu relacionamento. Se não houver nenhuma alteração depois de alguns contatos, você poderá encaminhá-los à sua concorrência. Custa caro para que você trabalhe para esses clientes.
3- Com o tempo que você irá ganhar quando alguns dos seus piores clientes forem azucrinar a concorrência a sua empresa pode crescer. Esse é momento para focar em novos projetos, mais comercialização e claro, atrair clientes que queriam e tenham afinidade para trabalhar com você e sua empresa. E que tal mais tempo com a sua família ou ainda praticando o seu hobbie favorito? Agora, você tem esse tempo. Pode divertir-se, relaxar e chegar na empresa mais disposto e mais bem humorado.
4 – O quarto passo não poderia ser outro que não a manutenção do sistema criado. Você não gastou todo esse tempo esforço para mais tarde repetir os mesmos erros, não é mesmo? Certifique-se de que seus novos clientes serão instruídos sobre o fato de que o único e excelente nível de serviço que você fornece para eles, só é possível porque os clientes comprometem-se a participar nesta relação e defina o que espera deles. Esta é uma estratégia importante para que obtenha mais controle seus negócios, melhore sua rentabilidade e, principalmente, reduza os níveis de estresse seus e de sua equipe. Site: www.actioncoach.com.br
Notícias Técnicas
Profissionais precisam se adaptar e investir em novas habilidades para prosperar no mercado
Medida busca estimular a regularização de dívidas oriundas de controvérsias tributárias relevantes e disseminadas, oferecendo condições facilitadas de pagamento
Fim da isenção do IR em debêntures pode encarecer projetos de infraestrutura
Sua empresa está na lista VIP da reforma tributária? Cuidado. O favor pode virar armadilha, incentivando a fuga para meios de pagamento criativos. Entenda aqui
IBS e CBS passam a incidir sobre locações e vendas de imóveis, com impacto crescente para pessoas físicas a partir do próximo ano
Competência de agosto será paga em duas etapas: até um salário-mínimo e acima desse valor
O Ministério do Empreendedorismo realiza, nesta quarta-feira (27), às 15h, o lançamento do programa MEI Conta com a Gente, com a presença do ministro Márcio França
A PF e o MP estão focando em uma rede de indivíduos que, embora não sejam membros batizados da facção, são cruciais para sua sustentação: os profissionais que ajudam a lavar dinheiro
A RFB publicou, em edição extra do Diário Oficial da União de 22 de agosto de 2025, a Instrução Normativa nº 2.276, que prorroga os prazos de vigência dos regimes especiais do Recof
Notícias Empresariais
Crises são inevitáveis. Mas com esse treinamento mental, você pode reagir com mais clareza e coragem quando o momento chegar
Descubra como equilibrar esses conceitos para resultados sustentáveis
Como a governança de dados define o sucesso (ou o fracasso) das empresas na corrida da Inteligência Artificial Generativa.
Estimativa para o PIB é 2,18% este ano
Pesquisa aponta alta produtividade independente do local de trabalho, com destaque para o Brasil
FIDCs: crédito rápido, seguro e com custo menor, ajudando empresas a crescer mesmo em cenário de juros altos
Especialista diz que o momento é de ser pragmático para garantir a segurança da transação
Enquanto país condena tarifas impostas pelos EUA, aplica suas próprias barreiras internas contra empresas, especialmente na saúde
No Brasil, 46% afirmam usar ferramentas de IA todos os dias. Jovens lideram
Missão comercial em Toronto, marcada para setembro, vai marcar a reabertura oficial das tratativas
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade