Após cinco meses de investigações, foram cumpridos 11 mandados judiciais de busca e apreensão, nas cidades de Araçatuba (SP)
Notícia
Como vender sua ideia de negócio e conquistar um investidor
Ter o plano de negócios na cabeça é importante não apenas para "seduzir" os investidores. Pensar sobre esses aspectos faz com que o empreendedor tenha segurança sobre o projeto
01/01/1970 00:00:00
A associação Anjos do Brasil, que conecta empreendedores e investidores, recebeu 435 projetos nos últimos 12 meses o volume de propostas cresce 27% a cada 30 dias. Já a quantidade de inscritos no Desafio Brasil, uma das principais competições para empresas inovadoras, dobrou neste ano em relação a 2011.
Os números desenham um cenário comum aos novos empreendedores: a disputa para vender o próprio peixe está cada vez mais acirrada. A profusão de novas ideias e projetos pede um plano de negócios eficaz e uma boa apresentação para conseguir se destacar e, assim, receber investimentos.
"O erro mais comum é o empreendedor falar muito, mas não indicar pontos básicos do projeto, como a trajetória profissional dos envolvidos ou as vantagens competitivas do produto", diz Anderson Thees, que administra um fundo de R$ 263 milhões para aporte em empresas brasileiras.
Ele calcula que, no Brasil, de cada cem projetos, apenas um receba recursos.
Daniel Avizú, 32, colhe os frutos de ter as respostas para as perguntas básicas sobre seu negócio na ponta da língua. No ano passado, em um evento para empreendedores em São Paulo, ele abordou, no elevador, um homem que usava um crachá de investidor. Num exemplo literal de "elevator pitch" (jargão para a maneira breve e concisa de descrever sua ideia ou produto, que faz referência à duração de uma viagem de elevador), ele falou brevemente sobre o projeto do Zoemob, sistema que permite que pais rastreiem os filhos por meio de celulares inteligentes, e entregou-lhe um cartão.
Na semana seguinte, o investidor marcou uma reunião e, três meses depois, já estavam em um novo escritório trabalhando no produto.
"Tínhamos a lição de casa bem-feita, com os principais pontos do plano de negócio estruturados", afirma Avizú.
Saber seduzir
Ter o plano de negócios na cabeça é importante não apenas para "seduzir" os investidores. Pensar sobre esses aspectos faz com que o empreendedor tenha segurança sobre o projeto.
"Esse é o passo zero. Não se pode pensar em vender uma ideia sem estar seguro dessas premissas", recomenda Cassiano Farani, da 99Canvas, agência especializada em modelos de negócios.
O caminho para chegar até um investidor passa por eventos como desafios de start-ups, que permitem aos empreendedores apresentarem ideias coletivamente. Mas tentar uma aproximação virtual também pode funcionar.
Jon Karlen, sócio da Flybridge Capital Partners, que já investiu R$ 24 milhões em start-ups brasileiras, conta que já apostou em alguns projetos depois de abordagens pela internet.
"O empreendedor fez um comentário no meu blog, trocamos e-mails, conversamos por Skype e depois nos encontramos pessoalmente."
Karlen recomenda aos candidatos que pesquisem antes de fazer a abordagem. "Busque o currículo do investidor, siga-o no Twitter, olhe o portfólio de empresas em que ele investiu e veja se você conhece alguém que possa fazer uma recomendação."
Na hora de enviar um projeto por escrito, seja conciso. O ideal é que o plano tenha no máximo três páginas. Uma boa ideia é começar detalhando a demanda pelo produto ou pelo serviço da empresa. "Isso é importante porque às vezes o empreendedor olha mais para o produto do que para o que o mercado quer", afirma Cassio Spina, fundador da Anjos do Brasil.
Destaque sua equipe
É essencial detalhar quem são os líderes da empresa, especialmente se o produto ainda for embrionário.
"A gente olha uma empresa que tenha um certo protótipo, analisa a formação da equipe e faz o investimento", conta Bedy Yang, sócia do fundo 500 Start-ups.
Também é importante dimensionar o seu mercado, com dados de faturamento e público-alvo. "Muitos projetos dizem que aquele é um mercado de US$ 50 bilhões no mundo, mas a empresa vai atingir o mercado mundial? Quanto é isso no Brasil? É preciso dimensionar", diz Spina.
"Eu falei sobre o que eu imaginava para a empresa com ou sem investidor. Sem esse recurso eu continuaria crescendo em torno de 25% ao ano, e, com investimento, poderia crescer 100%", diz o veterinário Marcio Waldman, 47, criador da loja on-line PetLove, que foi procurado por fundos internacionais interessados em investir no negócio.
Na apresentação, Waldman destacou o potencial do mercado e o fato de o site já ser lucrativo.
O aspecto visual da apresentação é outro ponto a ser considerado, mas não é fundamental. De acordo com investidores, é o conteúdo que mais chama a atenção. Vídeos, por exemplo, só são válidos se complementarem os dados. "O vídeo te ajuda a explicar uma ideia, mas, muitas vezes, deixa a reunião chata", diz Spina.
Ao mostrar o projeto ao vivo, o ideal é se concentrar em apresentar os pontos básicos e interagir com o investidor, em vez de ficar lendo o texto da apresentação na tela. "Esse primeiro contato é o flerte, em que você tenta passar para a fase do namoro, quando as conversas serão finalmente mais longas", afirma.
Notícias Técnicas
Desde esta segunda-feira , está disponível no ambiente web do eSocial o módulo de emissão de relatórios gerenciais
A medida de tributação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é ruim e gera insegurança para as empresas
Nova edição reúne cláusulas que promovem o trabalho decente para jovens e reforçam a importância do diálogo social na ampliação de direitos e oportunidades
Em muitas pequenas e médias empresas familiares, o conselho consultivo ainda não participa da análise da DRE, que segue sendo tratada como mera formalidade
Com mais de 2,1 milhões de novas ações em 2024, empresas enfrentam riscos crescentes por falhas em escalas, jornadas e horas extras
Entenda a controvérsia sobre pedidos diretos de RIFs ao Coaf por polícias civis e MP sem decisão judicial: dados de 2024, argumentos opostos e disputas STF vs. STJ
Projeto continua em análise na Câmara dos Deputados
Confira os prazos e declarações fiscais que pessoas jurídicas e físicas devem cumprir nesta semana para evitar multas e manter a conformidade fiscal
O Conselho Federal de Contabilidade lançou, o Destinômetro – uma plataforma que apresenta, em tempo real, as doações feitas por pessoas físicas a dois importantes instrumentos de apoio social
Notícias Empresariais
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 16, o requerimento de urgência para o projeto de lei que altera o valor isento de IRPF para R$ 2.428,80
Quase 1 em cada 3 empresas está inadimplente no Brasil; especialistas apontam causas, alertas e caminhos para evitar o colapso
Aplicativo vai começar a mostrar propaganda de empresas, além de permitir que canais cobrem para dar acesso exclusivo a alguns de seus conteúdos
Bolsa sobe 1,49%, impulsionada por commodities
Nesta quarta-feira, 18, o Comitê Política Monetária anunciará sua nova decisão de política monetária. A maioria do mercado aposta em uma pausa no ciclo de aperto monetário
Como a Reforma Tributária Vai Transformar o Mercado de Aluguéis para Proprietários e Investidores
Mercado Livre é principal ativo buscado por gestores nos mercados emergentes
Presidente da Câmara afirma que ambiente na Casa não é favorável ao aumento de tributos
A iniciativa do Governo Federal ofereceu descontos entre 20% e 95% e garantiu a a reinserção de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte no mercado de crédito
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta quinta-feira, 12, em seu perfil no X, que o colégio de líderes da Casa decidiu pautar um requerimento
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade