Quando falamos em tributação, a maior parte das conversas ainda gira em torno da arrecadação
Notícia
A evolução do crowdsourcing como negócio
Da perspectiva do executivo de negócios, a principal vantagem de sua utilização é reduzir custos de uma forma astronômica.
01/01/1970 00:00:00
Usado pela primeira vez pelo jornalista Jeff Howe, da revista norte-americana Wired, o termo crowdsourcing e sua prática se inseriram com firmeza na cultura de negócios contemporânea. Embora o fenômeno do uso de grandes grupos de pessoas nos negócios não seja novo, as tecnologias da Web 2.0 ajudaram muito o crowdsourcing a evoluir e a tornar-se uma poderosa ferramenta, utilizada hoje por empresas de todos os tipos.
Da perspectiva do executivo de negócios, a principal vantagem de sua utilização é reduzir custos de uma forma astronômica. Na maioria dos cenários onde o crowdsourcing é empregado, especialistas profissionais foram substituídos por amadores talentosos, ampliando o alcance do produto (ou serviço) no mercado.
A iStockphoto foi pioneira com o modelo de negócios de crowdsourcing no setor de imagens. Antes do ano 2000, quem queria utilizar fotos com qualidade profissional em materiais corporativos precisava contratar um fotógrafo ou adquirir licenças de uso de fotos em agências especializadas, a um custo que podia variar de centenas a milhares de dólares. Hoje, a biblioteca de imagens da iStock – construída pelo trabalho de mais de cem mil fotógrafos espalhados pelo mundo todo, num modelo de negócios baseado em livre envio e seleção por meio de uma curadoria – oferece milhões de imagens de alta qualidade para download imediato, a preços que começam próximos de um dólar.
Há exemplos internacionais semelhantes em todas as indústrias. Aqueles que precisam de trabalhos em design gráfico, por exemplo, podem recorrer ao global 99designs (www.99designs.com), onde podem selecionar desenhistas freelancers por meio de uma estrutura de leilão reverso – basta propor um trabalho, um valor e avaliar os candidatos.
Do mesmo modo, o Gengo (www.gengo.com) oferece serviços de tradução, seja em nível de amador ou de especialista. Assim como o CafePress (www.cafepress.com) tem uma seleção de mais de 250 mil objetos personalizáveis, naturalmente incluindo camisetas, canecas e até coleiras para cães e gatos.
Mas o crowdsourcing é bem mais do que apenas uma ampla gama de produtos a preços baixos. Atualmente, já existem evidências, por exemplo, de que grupos são formadores de opinião e indicam melhor as tendências do que os “velhos” especialistas. Ou seja, não se trata apenas uma abordagem mais barata para certos desafios do mundo dos negócios, mas, também, e geralmente, de uma abordagem melhor, especialmente quando é o caso de se fazer previsões.
O Trendwatching (www.trendwatching.com), por exemplo, usa uma rede com mais ou menos 8 mil observadores em 170 países para monitorar e prever tendências dos consumidores.
Outro serviço extremamente sofisticado (e nem sempre barato) é o da MavenResearch (www.maven.co), que conecta empresas a especialistas das mais variadas disciplinas para serviços de consultoria.
No Brasil temos cases bem interessantes de iniciativas de crowdsourcing: o Zoopa (www.zooppa.com.br) está fazendo o maior sucesso com cases de grandes marcas, submetendo seus valiosos briefings à sua rede de criativos. A Tecnisa com seu Tecnisa Ideias (www.tecnisaideias.com.br/web), revoluciona no setor imobiliário abrindo o diálogo com seus interlocutores para receber inputs de idéias e inclusive patrociná-las.
Na área de crowdfunding a Lets (www.lets.bt) promove projetos sociais, culturais e assitenciais através do auxílio colaborativo.
Apesar dessa potencial riqueza de benefícios para os negócios, adaptar-se internamente para uma estratégia de crowdsourcing é um percurso no qual pode haver armadilhas.
Se por um lado a marca Doritos, da PepsiCo, conseguiu consumidores e simpatizantes por seus anúncios feitos em crowdsourcing para o Super Bowl (a final do campeonato de futebol nos EUA), por outro o fabricante do equipamento Levia, indicado para tratamento dermatológico com fototerapia, tentou a mesma coisa mas fracassou – era um concurso no qual os participantes mostravam os benefícios da luz para a vida.
À medida em que a prática do crowdsourcing evolui, novos serviços aparecem para ajudar empresas a encontrar soluções personalizadas e evitar os erros cometidos pelo fabricante do Levia.
Um deles é o Chaordix (www.chaordix.com), empresa que oferece soluções para outras empresas, ou seja, crowdsourcing em B2B, construindo as comunidades e criando os sites com recursos essenciais como busca, atendimento ao cliente e várias outras atividades do dia a dia das empresas, e projetados especificamente para o ambiente das comunidades online.
Enquanto o Chaordix está voltado para clientes de grande porte, o KickStarter (www.kickstarter.com) e oRocketHub (www.rockethub.com) são voltados justamente para as pequenas empresas, já que dedicam-se ao levantamento de fundos para startups e empreendedores individuais.
Mas é claro que o crowdsourcing não escapa às controvérsias. Alguns opositores criticam a falta de compensação no lado da oferta, que fica sempre abaixo das expectativas.
Ao mesmo tempo, há muitos exemplos de gente que, por participar, ganha mais do que a média, como acontece com muitos dos nossos fotógrafos da iStockphoto, que recebem centenas de milhares de dólares por ano em direitos autorais; ou consultores da Maven, que recebem centenas de dólares por hora de trabalho.
Sucesso – engajamento e esforço!
Para finalizar, é importante apontar que para os exemplos acima terem se tornado um sucesso e continuem em curva ascendente, muito trabalho duro, diário e persistente, é feito incessantemente por todos os milhares de colaboradores envolvidos em cada iniciativa.
No exemplo da iStockphoto, para que um fotógrafo ou ilustrador alcance a marca de um milhão de downloads (que significa no mínimo um milhão de dólares, como já aconteceu com a iStocker canadense Lise Gagné) existe uma carreira a ser seguida, com passos e compromissos muito claros por parte desses colaboradores.
Anos de escola, aprimoramento, criação, conhecimento tecnológico e de equipamentos são requeridos, assim como uma evolução pessoal em termos de design, olhar e estética.
Para evoluir de amador até o nível máximo de iStocker (o “Black Diamond”) há toda uma batalha a ser vencida!
Seja como for, a iStockphoto é um dos exemplos emblemáticos em crowdsourcing e o número de empreendimentos semelhantes continua a crescer, junto com sua popularidade e relevância, provando que o fenômeno já ultrapassou a fase de ser apenas uma tendência, para tornar-se parte definitiva das opções das empresas.
Há que se preparar para este novo tempo!
Notícias Técnicas
SESCAP-LDR esclarece que o programa pode criar um cenário de insegurança para os empresários e contadores, que já lidam com uma legislação trabalhista complexa
Associação das Secretarias de Finanças das Capitais estima perda de R$ 9,5 bilhões nas receitas municipais
Nova data amplia prazo para negociação entre patrões e empregados; decisão reafirma compromisso com o diálogo social e a valorização da negociação coletiva
As empresas que pretendem que seus funcionários ampliem os dias trabalhados no modelo presencial correm o risco de perdê-los em breve
O Conselho Federal de Contabilidade sediou, nesta terça-feira (17), a 117ª Reunião do Fórum dos Conselhos Federais de Profissionais Regulamentadas
Após cinco meses de investigações, foram cumpridos 11 mandados judiciais de busca e apreensão, nas cidades de Araçatuba (SP)
Desde esta segunda-feira , está disponível no ambiente web do eSocial o módulo de emissão de relatórios gerenciais
A medida de tributação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é ruim e gera insegurança para as empresas
Nova edição reúne cláusulas que promovem o trabalho decente para jovens e reforçam a importância do diálogo social na ampliação de direitos e oportunidades
Notícias Empresariais
Você está contando os dias para folgar no feriado de Corpus Christi, na quinta-feira
Juros básicos estão no maior nível em quase 20 anos
Segundo Cristiano Nobrega, Chief Data & AI Officer (CDAIO) da Totvs, responsável pela pesquisa, envolvimento da alta liderança é crucial para acelerar a tecnologia
Grupo de trabalho deve entregar um texto ao presidente da Câmara no dia 14 de julho
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 16, o requerimento de urgência para o projeto de lei que altera o valor isento de IRPF para R$ 2.428,80
Quase 1 em cada 3 empresas está inadimplente no Brasil; especialistas apontam causas, alertas e caminhos para evitar o colapso
Aplicativo vai começar a mostrar propaganda de empresas, além de permitir que canais cobrem para dar acesso exclusivo a alguns de seus conteúdos
Bolsa sobe 1,49%, impulsionada por commodities
Nesta quarta-feira, 18, o Comitê Política Monetária anunciará sua nova decisão de política monetária. A maioria do mercado aposta em uma pausa no ciclo de aperto monetário
Como a Reforma Tributária Vai Transformar o Mercado de Aluguéis para Proprietários e Investidores
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade