Operação Tributum: Polícia Civil desmantela esquema que desviou R$ 2,2 milhões de contabilidade em SP, com ex-funcionários envolvidos
Notícia
A empresa que vive de imagem...
O que é uma estratégia baseada em imagem?
01/01/1970 00:00:00
Nesta série sobre estratégia de serviços estaremos abordando as perspectivas estratégicas de Grönroos, renomado especialista finlandês em gestão de serviços, para quem existem 4 principais maneiras de como uma organização pode estabelecer sua forma de competir no mercado: produto, preço, imagem e serviços.
No artigo de hoje descrevemos a perspectiva baseada em imagem
Uma empresa adota a perspectiva estratégica de competição em imagem quando:
- o produto central (bens ou serviços) é atraente e funcional;
- a imagem da marca agrega valor ao produto central;
- o fascínio pelo produto é que agrega valor;
- a empresa investe pesadamente em comunicação e promoção;
Enfim, a marca é o que cria mais valor para o cliente!
Competir em imagem não significa ter produtos ruins e um bom "marketing" ...
Significa ter um produto bom, funcional, que atende às necessidades dos clientes, porém, a marca, imagem, "brand" dos produtos ou da empresa são o maior atrativo, aquilo que mexe com o cliente, com o consumidor.
Você consegue se lembrar de um produto que você usa, que seja bom, mas que, verdadeiramente, você optou por ele por que a marca tem charme, por que lhe traz algum nível de status, por que ter um produto como aquele lhe coloca em determinado nível que lhe faz sentir bem?
Você consegue se lembrar de uma empresa de serviços – restaurante, hotel, clínica, que você frequenta, que presta um bom serviço, mas que, honestamente, você vai lá por que é importante para você, profissionalmente ou socialmente, lhe projeta em determinado círculo de relacionamento? Ou mesmo por que você gosta de "contar que esteve lá"?
Pois este tipo de empresa é o melhor exemplo de empresas e produtos que competem baseado em imagem.
Veja outros exemplos de empresas que adotam uma perspectiva estratégica baseada imagem:
- empresas que investem pesadamente em comunicação com o mercado, realçando mais a marca do que o produto oferecido;
- empresas que criam fascínio pela marca, muito mais do que pela solução entregue ao cliente através de produtos e serviços;
- empresas que lhe chegam com muita frequência para "vender" e "promover", mas lhe deixam meio órfão quando você precisa de apoio quando tem qualquer necessidade no uso de um produto;
Como pontos negativos sobre as empresas que adotam a estratégia de imagem, podemos citar:
- a grande ênfase em imagem pode transferir recursos de qualidade do produto ou serviço, podendo comprometer a satisfação do cliente ou consumidor;
- como diz o ditado, "gaiola bonita não enche papo de passarinho", assim, é importante não perder de vista que somente a imagem pode não sustentar a sobrevivência do negócio, a longo prazo;
- nos tempos atuais, com tanta mudança de marcas, uma boa marca pode se deteriorar rapidamente, em função de velocidade de comunicação sobre aspectos negativos.
Sua empresa tem uma estratégia pautada em imagem? Apenas em imagem?
Nesta série de artigos discorremos sobre o conceito de qualidade. Neste artigo tratamos de estratégia baseada em imagem.
Notícias Técnicas
Desde esta segunda-feira , está disponível no ambiente web do eSocial o módulo de emissão de relatórios gerenciais
A medida de tributação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é ruim e gera insegurança para as empresas
Nova edição reúne cláusulas que promovem o trabalho decente para jovens e reforçam a importância do diálogo social na ampliação de direitos e oportunidades
Em muitas pequenas e médias empresas familiares, o conselho consultivo ainda não participa da análise da DRE, que segue sendo tratada como mera formalidade
Com mais de 2,1 milhões de novas ações em 2024, empresas enfrentam riscos crescentes por falhas em escalas, jornadas e horas extras
Entenda a controvérsia sobre pedidos diretos de RIFs ao Coaf por polícias civis e MP sem decisão judicial: dados de 2024, argumentos opostos e disputas STF vs. STJ
Projeto continua em análise na Câmara dos Deputados
Confira os prazos e declarações fiscais que pessoas jurídicas e físicas devem cumprir nesta semana para evitar multas e manter a conformidade fiscal
O Conselho Federal de Contabilidade lançou, o Destinômetro – uma plataforma que apresenta, em tempo real, as doações feitas por pessoas físicas a dois importantes instrumentos de apoio social
Notícias Empresariais
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 16, o requerimento de urgência para o projeto de lei que altera o valor isento de IRPF para R$ 2.428,80
Quase 1 em cada 3 empresas está inadimplente no Brasil; especialistas apontam causas, alertas e caminhos para evitar o colapso
Aplicativo vai começar a mostrar propaganda de empresas, além de permitir que canais cobrem para dar acesso exclusivo a alguns de seus conteúdos
Bolsa sobe 1,49%, impulsionada por commodities
Nesta quarta-feira, 18, o Comitê Política Monetária anunciará sua nova decisão de política monetária. A maioria do mercado aposta em uma pausa no ciclo de aperto monetário
Como a Reforma Tributária Vai Transformar o Mercado de Aluguéis para Proprietários e Investidores
Mercado Livre é principal ativo buscado por gestores nos mercados emergentes
Presidente da Câmara afirma que ambiente na Casa não é favorável ao aumento de tributos
A iniciativa do Governo Federal ofereceu descontos entre 20% e 95% e garantiu a a reinserção de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte no mercado de crédito
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta quinta-feira, 12, em seu perfil no X, que o colégio de líderes da Casa decidiu pautar um requerimento
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade