O eSocial terá novas configurações na Tabela 03 a partir de 2026, com alterações em códigos e descrições. Contadores precisam se preparar para as mudanças
Notícia
Meu cliente é mal-acostumado
Todo segmento de mercado tem suas particularidades e os vendedores de cada ramo têm argumentos diferentes para essas particularidades.
01/01/1970 00:00:00
Todo segmento de mercado tem suas particularidades e os vendedores de cada ramo têm argumentos diferentes para essas particularidades. Mas em uma das particularidades há quase unanimidade: “o mau costume dos clientes”. Segundo muitos vendedores, no seu ramo, os clientes só querem comprar com preços baixos e prazos de pagamento dilatados, descontos promocionais e, para completar, só dão o pedido no fim do mês. Se não for assim não há negócio, pois toda a concorrência trabalha desse modo.
Mas quem é o verdadeiro culpado por essa política de vendas? Quem colocou o vício no cliente? Quando se faz esses questionamentos junto a vendedores, têm-se como resposta que esse costume já vem de muito tempo. Os clientes foram viciados pelos concorrentes que não são profissionais, que só sabem trabalhar jogando sujo para ganhar mercado. Mas, vejam que falamos “quase unanimidade”, porque no mercado ainda existe, embora em menor número, o profissional de vendas de verdade.
Na realidade, o que ocorre é que muitos vendedores querem ganhar dinheiro pelo caminho mais fácil, não se importando se o negócio é bom ou não para sua empresa. O pior de tudo é que boa parte das empresas cai na conversa desse tipo de profissional, justamente por falha na gestão de vendas. Muitos gerentes e supervisores também não se qualificam para o cargo. Ficam acomodados nos seus escritórios, com modernos notebooks e de olho na internet, esperando pela choradeira do vendedor no final do mês. Com isso, vão ficando desatualizados sobre o mercado, bastante dinâmico, e até mesmo sobre seus próprios clientes.
Com certeza, os vendedores profissionais, que não fazem parte desse grupo, trabalham de maneira diferente, pois administram bem sua carteira de clientes e são respeitados por eles. Por terem a capacidade de gerenciarem a si próprios, com ou sem chefes, são sempre produtivos. Vejamos o que eles fazem para se diferenciar no mercado:
Estão sempre se qualificando para identificar necessidades dos clientes, fazer argumentos convincentes e superar objeções de vendas.
Fecham vendas, utilizando-se de técnicas eficientes e atitudes proativas.
Não se acomodam em escritórios, pois sabem o valor de uma visita e os benefícios dos relacionamentos pessoais na conquista e fidelização de clientes.
Dão assistência aos clientes com base em um trabalho planejado, de modo que todos fiquem satisfeitos. Além disso, fazem prospecções e solicitam indicações de clientes fieis.
Não se acomodam, concentrando a maior parte de suas vendas em um grupo pequeno de clientes, geralmente aproveitadores e sugadores dos lucros dos seus fornecedores.
Analisam o mercado e a concorrência, identificando e aproveitando oportunidades e minimizando ameaças.
Analisam a situação dos clientes antigos (compras, pedidos pendentes, cobrança etc.) e ex-clientes (para reconquistarem), estando sempre com a carteira de clientes atualizada.
Administram o tempo de modo a serem bastante produtivos no dia a dia.
Dividem a meta mensal de vendas pelos dias úteis do mês e são conscientes de quanto devem vender diariamente, agindo logo na primeira semana, não deixando para correr atrás do prejuízo no final do mês.
Vão para o campo com todo o material de apoio ao trabalho em ordem (folder, lista de preço, amostras, agenda, cartão de visita, calculadora, bloco de anotação, caneta etc.), demonstrando profissionalismo e eficiência.
Fazem pós-venda com eficiência, avaliando constantemente o nível de satisfação dos clientes e solucionando rapidamente as reclamações que ocorrerem.
Enviam mensagens aos seus clientes em datas especiais, construindo relacionamentos sólidos e duradouros, essenciais em vendas.
Notícias Técnicas
Alterações no Simples Nacional permitem escolha do número de parcelas, prazos de até 60 meses e adesão 100% online
Agosto como divisor de águas: como as empresas podem se preparar para a nova legislação tributária
Em 11 de agosto de 2025, foi sancionada a Lei nº 15.191/2025, que ajusta a tabela progressiva mensal do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)
Nova portaria altera critérios para contratação de serviços de TI, com reajuste salarial, novas exigências de experiência e fim da fiscalização trabalhista obrigatória
Falta de processo comercial e desintegração entre marketing e vendas impedem que contadores cresçam de forma consistente, alerta especialista
Entenda como obter valor maior que o salário mínimo na aposentadoria sendo MEI e é 100% legal
Medida provisória cria bônus para servidores e peritos e prioriza revisão de benefícios previdenciários e assistenciais
Quem trabalha com números sabe: controlar estoque, fechar CMV e conciliar notas fiscais consome tempo
Em muitos ambientes corporativos, o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual ainda é tratado como uma mera formalidade: compra-se o item, entrega-se ao colaborador e pronto
Notícias Empresariais
No Brasil, quase 12 milhões de pessoas vivem sozinhas. Movimento reflete mudanças de comportamento, novas demandas de consumo e um mercado imobiliário que aposta nos compactos de luxo
Negócios que tratam a incerteza como gatilho para inovação constroem resiliência, se destacam da concorrência e criam bases sólidas para prosperar no longo prazo
Até 2030, jovens de 16 a 30 anos representarão 58% dos profissionais no mundo. Eles querem mais do que um bom salário: exigem propósito, flexibilidade e respeito
Monitoramento e resposta a ameaças em tempo real
A previdência privada empresarial vem ganhando protagonismo como um dos principais diferenciais na escolha por uma nova colocação no mercado de trabalho
MP 1.309/2025 permite prorrogação de parcelas, carência de até 12 meses e quitação de dívidas para micro e pequenas exportadoras
O Ministério do Trabalho e Emprego lançou uma convocação inédita para 39 mil CLTs. Ela chega para quem perdeu sua carteira de trabalho
Entidade recebeu mais de 300 colaborações em consulta pública. Decálogo é sugestão para base do marco regulatório para as redes sociais
Banco Central diz que alteração do projeto visa aprimorar a segurança tecnológica
A partir de hoje banco conclui calendário de pagamento do benefício
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade