Funcionalidade será disponibilizada nacionalmente pelo Banco Central a partir de 16 de junho
Notícia
A organização como fator motivador?
Trabalhar em um ambiente desorganizado pode não ser agradável e nada motivador, gerando insatisfação dos colaboradores.
01/01/1970 00:00:00
Atualmente muito se fala sobre a organização de ambientes residenciais (o que tornou a profissão de personal organizer mais conhecida) e a pergunta que fica é se essa organização também não deveria ser foco nas organizações. Trabalhar em um ambiente desorganizado pode não ser agradável e nada motivador, gerando insatisfação dos colaboradores.
Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo começou a viver esse conceito de organização através do aclamado Programa 5S. Nesse programa, uma das etapas – o SEITON (senso de arrumação) já enfocava a necessidade de um espaço organizado, através da disposição dos materiais em uma ordem que permitia um melhor fluxo do trabalho.
O 5S estabelece que documentos e equipamentos devem ser deixados em lugares de fácil acesso e agrupados conforme sua necessidade de utilização, possibilitando a racionalização de tempo e movimentos, reduzindo o retrabalho e o desperdício de recursos.
As organizações evoluíram ao longo das últimas décadas, as fronteiras dos países se abriram, o 5S foi consagrado como um método organizacional e agora devemos atualizar um pouco o conceito, agregando a ele alguns princípios da sustentabilidade.
Um dos principais pontos a serem abordados é a pouca ou a não utilização de papel. Na era dos netbooks, tablets e smartphones, os impressos cada vez mais deixam de ser necessários, resultando na redução e prevenção de impactos ambientais.
A utilização da tecnologia e a redução no uso do papel possibilita uma arrumação mais assertiva, melhorando, também, o aspecto visual de mesas, armários e arquivos. É evidente que muitas áreas ainda precisam do papel, até pela natureza do seu trabalho (ex.: advogados, departamentos jurídicos, departamentos financeiros), mas para a grande maioria das categorias profissionais, a eliminação do papel já é uma realidade possível (ex.: publicitários, administradores, consultores de RH, economistas).
Cabe salientar que a organização também deve ser aplicada em nossos computadores e tablets, agrupando os arquivos de forma que sejam facilmente encontrados. Essa organização pode ser por assunto/tema, por cliente, por tipo de atividade ou qualquer outro agrupamento que seja mais adequado à atividade da empresa.
Quando utilizamos a tecnologia e a organização (arrumação) em nosso benefício, podemos melhorar nossa qualidade de vida, reduzir despesas, aprimorar a inovação no trabalho e, principalmente, aumentar a satisfação das pessoas no ambiente de trabalho.
Notícias Técnicas
Garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), ele assegura o pagamento mensal de um salário mínimo a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que comprovem situação de vulnerabilidade econômica
O governo federal deve encampar um projeto de lei complementar que prevê um corte de 10% em benefícios tributários como principal medida para substituir o aumento do IOF
Banco Central prevê novas ferramentas e atualizações ligadas ao sistema de pagamentos instantâneos para os próximos meses, incluindo uma versão mais abrangente do sistema que permite devolução de dinheiro para clientes vítimas de golpes
Em 2025, o salário mínimo no Brasil foi reajustado para R$ 1.518. Este reajuste, de 7,5%, superou a inflação do período, mas ainda ficou aquém do que poderia ter sido aplicado devido às restrições orçamentárias estabelecidas no final de 2024
As empresas têm até o fim de maio para exigir dos trabalhadores que desejam manter o benefício do salário-família o documento que comprova a frequência escolar dos filhos
Consulta obriga empresas a quitar IRPJ e CSLL após homologação do plano, causando polêmica entre especialistas
Entenda como a correta apuração da depreciação contábil pode ser uma estratégia de planejamento tributário para empresas do Lucro Real, reduzindo IRPJ e CSLL. Saiba sobre laudos técnicos e depreciação acelerada
Congresso ameaçou derrubar o aumento do IOF, o que fez o governo buscar alternativas para aumentar a receita. Decisão sobre medidas para compensar o IOF deve ser anunciado no domingo
O que antes era entendido como uma exigência técnica ou uma formalidade administrativa, passou agora a ter função essencial no atendimento das normas fiscais e na demonstração da regularidade tributária
Notícias Empresariais
Antes de começar a olhar para as candidaturas, defina as competências técnicas e comportamentais essenciais para o cargo. Isso inclui formação acadêmica, experiência prévia, habilidades específicas e até o fit cultural com a empresa.
Partido Liberal acionou o STF para suspender os efeitos do decreto que promoveu mudanças nas regras do IOF
O processo é diferente da portabilidade já aprovada, que está valendo desde 16 de maio, de uma linha de crédito diferente (CDC, cheque especial ou cartão de crédito, por exemplo) para o crédito consignado. Desde março, trabalhadores podem buscar crédito.
O Fórum Empresarial do BRICS reúne mais de 1.000 líderes empresariais, autoridades governamentais, organizações internacionais e especialistas dos países do BRICS, além de nações convidadas, para promover a cooperação econômica, o comércio internacional e o desenvolvimento sustentável
A Caixa Econômica Federal está ampliando o acesso ao crédito com uma nova linha de financiamento disponibilizada diretamente pelo aplicativo Caixa Tem.
O Pix Automático permite o pagamento recorrente de contas (água, luz, plano de saúde e até streamings) e ficará disponível em 16 de junho
Edital da PGFN permite parcelamento facilitado e redução de encargos legais para débitos inscritos até março de 2025
O estudo foi feito nos seis últimos meses de 2024. Nesse período, a Anbima mapeou 170 novos influenciadores, uma alta de 30% ante o semestre anterior e de quase 39% ante um ano antes. Cada postagem desses influenciadores tem, em média, 2,9 mil interações. Essa média cresceu 21% em seis meses e 62% em um ano
A nova modalidade vai estar disponível sem nenhum custo adicional a partir de 16 de junho
Especialistas explicam por que misturar as contas pode gerar confusão patrimonial, prejudicar a saúde financeira do negócio e até causar desenquadramento do MEI
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade