Funcionalidade será disponibilizada nacionalmente pelo Banco Central a partir de 16 de junho
Notícia
As vantagens do marketing digital para médias e pequenas empresas
A Internet têm provocado uma mudança estrutural no funil de Marketing e Vendas da maioria das empresas.
01/01/1970 00:00:00
Caros leitores do portal Administradores. Inauguro hoje aqui uma coluna para falar sobre Marketing Digital de resultados. Acredito que há pouco conteúdo compartilhado sobre como obter resultados reais de negócio (Leads e Clientes) com Marketing Digital, especialmente no contexto de médias e pequenas empresas, que têm tempo e orçamento reduzidos e necessidade muito clara de retorno sobre qualquer investimento feito no canal.
Vou procurar equilibrar conceitos importantes com técnicas e dicas práticas. Neste primeiro artigo, elenco o que acredito serem as vantagens principais do Marketing online quando feito da forma adequada.
A Internet tem mudado radicalmente a forma com que as empresas podem encontrar e se comunicar com os seus clientes. Nos últimos 40 anos, a maneira mais efetiva de se fazer isso era gastar a maior verba possível em propaganda nos meios tradicionais, tais como TV, rádio, jornais, revistas, outdoors, eventos, etc., já que essas eram praticamente as únicas formas de alguém descobrir sobre a oferta de um produto ou serviço.
No entanto, as pessoas hoje estão expostas a muito mais opções de mídia, produtos e canais de informação, e ao mesmo tempo estão cada vez mais eficientes em ignorar propagandas invasivas ou irrelevantes. Além disso, quando querem comprar algo, os consumidores têm confiado na Internet para ajuda na tomada de decisão, buscando mais informações sobre o produto ou empresa, comparando preços, consultando opiniões de outros usuários e aceitando recomendações de amigos nas redes sociais.
Toda essa mudança de contexto faz com que o Marketing, para ser realmente efetivo, tenha que gerar valor real para o seu público, sendo relevante, educativo, preciso e baseado na permissão. É por conta disso que o Marketing Digital têm algumas vantagens desproporcionais se comparado à propaganda tradicional. Vamos a elas:
Capacidade de segmentação: Na Internet, as empresas não precisam "atirar com bala de canhão para matar uma formiga". Mesmo que seja através de compra de mídia online (ex. Google Adwords), o grau de precisão que uma empresa pode ter é incomparável com qualquer mídia offline. Como resultado, o retorno sobre investimento de cada campanha costuma ser muito maior.
Mensuração: Na Internet é possível mensurar praticamente tudo. Se um canal está funcionando, investimos mais. Se outro não está funcionando, cortamos investimento ou tentamos otimizar. Além disso, qualquer investimento em blogs, mídias sociais, assessoria de imprensa, etc., também pode ser medido em detalhes. Isso faz com que as empresas possam tomar decisões a partir de fatos, e não opiniões.
Criação de ativo de longo prazo: A maioria dos negócios são dependentes de promoção contínua, ou seja, se a empresa para de comprar mídia, no dia seguinte faltarão Leads e Clientes. Na Internet é possível quebrar esse ciclo de dependência e criar um ativo próprio e crescente de Marketing. Esse ativo se materializa em coisas bem objetivas: assinantes do blog, seguidores nas mídias sociais, base de emails, autoridade do site perante o Google, entre outros.
(Obs: falamos bastante sobre esse tema neste eBook gratuito sobre blog para negócios)
Aumento da efetividade do Marketing: Aliando os três pontos acima, esse processo de mensuração e refinamento contínuo em conjunto com a construção do ativo próprio faz com que o Marketing Digital fique mais efetivo (e barato) com o tempo. Não são raros os casos onde vimos métricas como Custo por Lead cair mais de 10 vezes.
Diminuição do custo e do tempo do ciclo de Venda: Todo o processo de construção de conteúdo e relacionamento com prospects e clientes nos canais digitais acaba afetando positivamente também o custo de Venda. Se feito da maneira correta, o Marketing Digital ajuda a aumentar no cliente o desejo pela solução e a estabelecer a empresa como autoridade e melhor opção no mercado. No caso de negócios B2B isso é ainda mais importante, já que o custo da força de Vendas é bastante significativo. Boa parte do custoso e demorado processo de nutrição e qualificação de Leads pode ser automatizado e ganhar escala com o uso combinado de ferramentas e conteúdo educativo.
Por todas essas características, diversas empresas têm experimentado excelentes resultados e, por conseqüência, têm investido cada vez mais no Marketing Digital. No Brasil, o investimento em Marketing Digital cresce a mais de 30% anualmente (fonte: IAB).
Para as médias e pequenas empresas, esses benefícios são ainda mais evidentes, já que a Internet é o meio onde boas ideias (simples e objetivas) e uma boa execução têm muito mais valor do que o dinheiro. No entanto, muito empreendedores e responsáveis de marketing dessas empresas ainda não tiram proveito desse potencial, seja por desconhecerem as técnicas e ferramentas ou mesmo por terem receio da complexidade do meio.
Resta agora saber o que fazer, como e quando. É como procurarei ajudar nos próximos artigos.
Notícias Técnicas
Garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), ele assegura o pagamento mensal de um salário mínimo a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que comprovem situação de vulnerabilidade econômica
O governo federal deve encampar um projeto de lei complementar que prevê um corte de 10% em benefícios tributários como principal medida para substituir o aumento do IOF
Banco Central prevê novas ferramentas e atualizações ligadas ao sistema de pagamentos instantâneos para os próximos meses, incluindo uma versão mais abrangente do sistema que permite devolução de dinheiro para clientes vítimas de golpes
Em 2025, o salário mínimo no Brasil foi reajustado para R$ 1.518. Este reajuste, de 7,5%, superou a inflação do período, mas ainda ficou aquém do que poderia ter sido aplicado devido às restrições orçamentárias estabelecidas no final de 2024
As empresas têm até o fim de maio para exigir dos trabalhadores que desejam manter o benefício do salário-família o documento que comprova a frequência escolar dos filhos
Consulta obriga empresas a quitar IRPJ e CSLL após homologação do plano, causando polêmica entre especialistas
Entenda como a correta apuração da depreciação contábil pode ser uma estratégia de planejamento tributário para empresas do Lucro Real, reduzindo IRPJ e CSLL. Saiba sobre laudos técnicos e depreciação acelerada
Congresso ameaçou derrubar o aumento do IOF, o que fez o governo buscar alternativas para aumentar a receita. Decisão sobre medidas para compensar o IOF deve ser anunciado no domingo
O que antes era entendido como uma exigência técnica ou uma formalidade administrativa, passou agora a ter função essencial no atendimento das normas fiscais e na demonstração da regularidade tributária
Notícias Empresariais
Antes de começar a olhar para as candidaturas, defina as competências técnicas e comportamentais essenciais para o cargo. Isso inclui formação acadêmica, experiência prévia, habilidades específicas e até o fit cultural com a empresa.
Partido Liberal acionou o STF para suspender os efeitos do decreto que promoveu mudanças nas regras do IOF
O processo é diferente da portabilidade já aprovada, que está valendo desde 16 de maio, de uma linha de crédito diferente (CDC, cheque especial ou cartão de crédito, por exemplo) para o crédito consignado. Desde março, trabalhadores podem buscar crédito.
O Fórum Empresarial do BRICS reúne mais de 1.000 líderes empresariais, autoridades governamentais, organizações internacionais e especialistas dos países do BRICS, além de nações convidadas, para promover a cooperação econômica, o comércio internacional e o desenvolvimento sustentável
A Caixa Econômica Federal está ampliando o acesso ao crédito com uma nova linha de financiamento disponibilizada diretamente pelo aplicativo Caixa Tem.
O Pix Automático permite o pagamento recorrente de contas (água, luz, plano de saúde e até streamings) e ficará disponível em 16 de junho
Edital da PGFN permite parcelamento facilitado e redução de encargos legais para débitos inscritos até março de 2025
O estudo foi feito nos seis últimos meses de 2024. Nesse período, a Anbima mapeou 170 novos influenciadores, uma alta de 30% ante o semestre anterior e de quase 39% ante um ano antes. Cada postagem desses influenciadores tem, em média, 2,9 mil interações. Essa média cresceu 21% em seis meses e 62% em um ano
A nova modalidade vai estar disponível sem nenhum custo adicional a partir de 16 de junho
Especialistas explicam por que misturar as contas pode gerar confusão patrimonial, prejudicar a saúde financeira do negócio e até causar desenquadramento do MEI
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade