A Receita Federal informou que, entre os dias 1º e 4 de agosto, foram disponibilizados no DTE-SN os Termos de Exclusão do regime e os Relatórios de Pendências para contribuintes com débitos
Notícia
Como escolher a marca da sua empresa
Para quem vai abrir uma empresa, segue aqui dicas de como escolher um bom nome para sua marca
01/01/1970 00:00:00
Para quem vai começar o próprio negócio e sonha com o sucesso do empreendimento, muitos são os pontos que necessitam de atenção. Foco no mercado correto e bom planejamento financeiro são elementos essenciais nessa empreitada. Porém, poucos se preocupam com a gestão das marcas que construirão. Ter um negócio é construir um nome. É construir uma marca, e ter uma marca é ter um patrimônio assim como qualquer aquisição feita para a realização do trabalho.
Uma marca é um bem e, se bem trabalhada, poderá até ser vendida no futuro. No futuro! Hoje, vamos conversar sobre alguns pontos a respeito de como se construir bem uma marca.
A escolha do nome é o primeiro passo. E afirmo que não se trata de uma tarefa fácil. É como se batizar um filho. Afinal de contas, você irá falar o nome dela todos os dias. Alguns pontos são importantes para a escolha feliz do nome do seu empreendimento. Veja:
Ponto 1:
Que produto você vai vender? Lembre-se de que todo produto tem o universo onde habita. A primeira definição é contemplar o produto ou o universo. Explicando: Se você desejar batizar seu negócio privilegiando o produto, você corre o risco de criar ruídos no futuro quando desejar diversificar os produtos vendidos.
Exemplo: uma empresa de Aço batiza sua marca como "Aço Z". No dia em que a "Aço Z" desejar vender madeira, a "Aço Z" terá de fazer uma outra marca ou se rebolar para o mercado entender seu novo momento. Afinal, imagine a propaganda: Agora na Aço Z, você encontra madeira para a reforma da sua casa! Ou seja, temos um ruído com relação marca e negócio da empresa. O interessante é você respeitar a marca, porque quando uma marca é bem trabalhada você poderá inovar com a diversidade de produtos e agregar valores a ela.
Lembre-se de que não é só um negócio que você terá, é também uma marca que construirá. Um nome no mercado. Um universo de soluções para as pessoas. Um mundo de possibilidades para o mercado e para o empreendedor.
Marca é relacionamento; produto é solução, é satisfação. As pessoas não se relacionam com os produtos. Produto se usa. As pessoas se relacionam com as marcas.
Um bom exemplo de marca e universo de marca é a evolução da "Telemar" para "Oi". Telemar é uma referência direta com um universo coorporativo, por se tratar de uma sigla. "Oi" é uma referência direta com o universo dos produtos que a empresa oferece, sem deixar de lado a simplicidade, a sonoridade, a coerência, a relevância e a simpatia.
Esses são pontos interessantes que você pode adotar na hora de escolher a marca da sua empresa:
01 – Simplicidade;
02 – Sonoridade;
03 – Coerência;
04 – Relevância;
05 – Simpatia.
Uma boa dica é fazer uma lista com no mínimo 50 palavras pertinentes com a ideia da empresa. Assim, fica mais fácil você fazer a análise desses 5 pontos.
Ponto 2:
A escolha da tipia. A fonte que você irá escrever o nome da marca é de suma importância. Através da fonte, podemos definir se o universo que você irá trabalhar é romântico, moderno, retrô, dinâmico, comportado, sensual, administrativo, futurista, contemporâneo, enfim. Está na fonte a responsabilidade de transmitir o sentimento da logo e o comportamento que a marca assumirá para se relacionar com o público alvo.
Ponto 3:
A definição do logo. O desenho que irá contextualizar o universo da marca. A definição da representação da empresa. O elemento que irá somar à identidade da marca. Pode ser necessário ou não. Porém, uma logo bem definida é o primeiro passo para o encantamento.
Após esses 3 passos, você precisará definir o contexto de marca. O universo onde sua marca irá habitar. Para essa ideia, eu gosto muito de citar como referência a Natura. Uma coisa é o que a Natura fabrica, outra coisa é o que a Natura vende. E é para essa "diferença" entre o que se "vende" e o que se "fabrica" que eu chamo de universo da marca.
Contemplando bem esse universo, sua marca terá facilidade para cumprir a sua função. A função de "conhecer e se dar ao conhecimento", a função de "convencimento", a função do "valor" e a função de "satisfação e solução".
Não deixe qualquer pessoa desenhar a sua logo. Procure um profissional. Se você não tem uma verba definida para isso, olhe para sua concorrência. Compare o comportamento de cada um. Observe as logos de seus concorrentes e selecione quais você gostaria de ter. Isso será um bom exercício de ideias e ,claro, uma excelente oportunidade para você criar um grande diferencial.
Escolher a marca não é brincadeira. Escolher a marca é definir um negócio.
Notícias Técnicas
Saiba como funciona a auditoria no Lucro Presumido, quais pontos a Receita Federal prioriza e como prevenir autuações e multas
Fatores de atualização do INSS para agosto de 2025 foram publicados em portaria oficial, garantindo cálculo correto de benefícios
Cinco teses tributárias estarão disponíveis para negociação com condições diferenciadas, até 30 de novembro e 29 de dezembro
Levantamento aponta que 73% das tarefas refeitas poderiam ser evitadas com processos e indicadores bem definidos
Calendário de pagamentos deste mês do BPC terá início no próximo dia 25
Adesão delas começa na próxima semana, antecipa o analista tributário da Receita, Leonardo Catão
Entenda os impactos da NFS-e padrão na rotina contábil e prepare-se para as mudanças
Projetos que utilizam insumos pré-fabricados e menor volume de mão de obra tendem a ser menos onerados
O mundo empresarial brasileiro acordou em choque nesta semana com a notícia da prisão de Sidney Oliveira, o rosto amplamente conhecido por trás da gigante farmacêutica
Notícias Empresariais
Descubra como os profissionais 50+ estão vencendo o etarismo, se recolocando no mercado e transformando a maturidade em vantagem competitiva
Ao adotar o quiet firing, empresas correm o risco de perder talentos valiosos junto com os que realmente desejavam desligar
Despesas pequenas e recorrentes podem passar despercebidas, mas acumulam e comprometem o fluxo de caixa, exigindo atenção redobrada na gestão financeira da empresa
O Meta AI, novo aplicativo de inteligência artificial da Meta, está disponível no Brasil, integrado ao WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger
Pacote também prevê portabilidade simplificada, site reformulado e campanhas de educação financeira
Em artigo, Décio Lima destaca ações para fortalecer as MPEs, em especial os grupos historicamente excluídos do crédito
Mercado de trabalho manteve movimentação aquecida no semestre
Após 50 anos, o modelo linear será substituído por códigos 2D, como o QR Code
Vice-presidente da República afirmou que ambas as medidas, previstas no plano de contingência, se tratam de resíduos tributários
Segundo IBGE, 1,9 milhão de pessoas buscavam ocupação há mais de 1 ano
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade