Informações são essenciais para garantir o pagamento do Abono Salarial e subsidiar estatísticas oficiais sobre o mercado de trabalho; envio fora do prazo pode gerar multas
Notícia
Veja 10 maneiras de atrair e fidelizar o cliente
De acordo com o especialista, geralmente, as ações de atração e fidelização são realizadas pelas empresas do varejo e serviços.
01/01/1970 00:00:00
Um dos questionamentos comuns dos empresários é como atrair a sua clienta. Mas não basta apenas atrair o cliente: é necessário fidelizá-lo. Para ajudar o empresário, o Portal InfoMoney conversou com o consultor de marketing do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenos), Gustavo Carrer.
De acordo com o especialista, geralmente, as ações de atração e fidelização são realizadas pelas empresas do varejo e serviços. No varejo, Carrer explica que uns segmentos se destacam mais que outros, como vestuário e alimentação. Confira abaixo 10 práticas que podem ajudar o seu negócio:
Promoção: está é a principal ferramenta que atrai o cliente para seu estabelecimento. Os lojistas podem aproveitar a mudança de estação, as últimas peças do estoque ou fazer uma promoção em que o consumidor compra um determinado produto ou um tipo de serviço e o segundo é de graça ou pela metade do preço;
Cadastro: os cadastros ajudam a ter informações importantes do cliente, como a data de aniversário, se têm filhos, o número da vestimenta ou do calçado, a preferência de cor, de marca. “Por meio dele é possível saber os hábitos de consumo do cliente”;
Utilize as informações do cadastro: pode parecer bobagem, mas muitos empresários têm os dados, mas não os utilizam a seu favor. Se no cadastro consta a data de aniversário do cliente, mande um e-mail com uma promoção ou apenas um cartão desejando felicidade;
Mídias sociais: as redes sociais são excelentes canais de comunicação. Vale destacar que elas não são e-mails marketing, por isso, o conteúdo deve ser leve e divertido. Como exemplo, ele cita uma empresa que fotografa suas clientes ou alguma celebridade utilizando os produtos da marca;
Eventos: dependendo do público-alvo, a empresa pode criar alguns eventos para os clientes. Como exemplo, ele cita uma loja de produtos esportivos, que pode organizar uma maratona, um evento em uma rampa de skate, um campeonato de surfe, entre outros. “É possível pensar em algo que atenda o público da empresa. Às vezes pode ser até um chá com as amigas”, explica Carrer;
Fique atento aos clientes inativos: crie um sistema de alerta que avise se o cliente está muito tempo sem comprar. Ao perceber que isso ocorre, faça algo para ser lembrado, como mandar um e-mail ou até mesmo dar um telefonema;
Programas de pontuação: os programas de pontuação são atrativos porque é um estímulo a mais para que o consumidor vá até o seu negócio. Ao atingir os pontos necessários, a empresa premia os seus clientes com um almoço grátis, uma peça de roupa ou sapato, entre outros brindes;
Olhe ao seu redor: preste atenção às empresas ao seu redor. Muitas não são concorrentes e podem ter uma cartela de clientes bem atrativas. Converse com outro empreendedor e veja como um pode auxiliar o outro;
Faça parcerias: faça parcerias com outras empresas, como promoções casadas, para ajudar a divulgar o seu negócio e o do outro empreendedor. Dentro da sua empresa, você pode indicar clientes para outras empresas ou ter apenas panfletos de divulgação;
Divulgue a sua região: não deixe que os seus clientes saiam do bairro para comprar. A parceria com outras empresas pode ajudar a fortalecer a região em que o seu negócio está localizado. Juntos, os estabelecimentos podem oferecer prêmios mais caros e até mesmo pagar um anúncio em um veículo de comunicação.
Notícias Técnicas
Informações devem ser prestadas por meio do Portal e-CAC, conforme determina o Convênio ICMS 134/16; descumprimento pode gerar penalidades
A entrega do DCP é obrigatória para manter o direito ao crédito presumido do IPI, que reduz a carga tributária sobre insumos usados na produção para exportação.
Mudanças decorrem da nova norma IFRS 18 e seguem agora para avaliação do CFC e CVM.
Objetivo da medida é ampliar a segurança dos mais de 169 milhões de usuários do GOV.BR
Relatório destaca avanços na fiscalização e simplificação tributária
Erros operacionais e falhas de comunicação estão entre os principais fatores que comprometem a eficiência nas rotinas contábeis, segundo especialista
A definição da exportação de serviços para isenção do ISS gera debates intensos, especialmente em serviços de intermediação internacional e consumo no exterior
Alterações na NR-1 exigem que empresas gerenciem riscos psicossociais, promovendo saúde mental no trabalho e alinhando-se a normas de ESG e bem-estar
O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira a isenção do IRPF para quem recebe até dois salários mínimos, o equivalente a R$ 3.036
Notícias Empresariais
Mais do que técnica, os empreendedores que deixam marcas no mundo são aqueles que cultivam hábitos mentais alinhados com o futuro que desejam criar
Por que a saúde mental precisa estar no centro das estratégias corporativas de bem-estar
Especialista alerta: omissão na escolha ou no controle de terceirizadas pode gerar danos milionários e crise de imagem
Somente no mês de junho foram mais de 106 mil pessoas contratadas, 64% das carteiras assinadas foram em microempresas e empresas de pequeno porte
Estudo mostra que consumidores e empresas já obtiveram uma economia de R$ 107 bilhões desde a criação do Pix, em 2020
Reação do Congresso e mercado apontam para possíveis impactos negativos na economia
O Drex, será lançado em 2026 em uma versão simplificada, sem tokenização e sem a tecnologia blockchain.
Crédito emergencial visa auxiliar empresas brasileiras que exportam para os EUA, frente à nova taxação.
Pesquisa encomendada por Abrasca e FPE mostra que regra atual atrai investimentos e não reduz arrecadação; governo quer taxar lucros para compensar isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
Se você percebeu um valor diferente no seu FGTS, saiba o que pode ter acontecido, como verificar o lucro do FGTS e como consultar o saldo atualizado.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade