O eSocial terá novas configurações na Tabela 03 a partir de 2026, com alterações em códigos e descrições. Contadores precisam se preparar para as mudanças
Notícia
Antes de reclamar com chefe sobre colega de trabalho, avalie bem a situação
Os problemas que podem ocorrer no ambiente de trabalho são inúmeros
01/01/1970 00:00:00
Saber trabalhar bem em equipe é uma das habilidades mais valorizadas no ambiente corporativo. Gerar conflitos interpessoais no mundo profissional sempre foi uma questão delicada, mas e se, por exemplo, o(a) colega de trabalho fica o dia todo navegando em redes sociais ou no telefone discutindo com a(o) namorada(o), você deve falar com o chefe e correr o risco de ser taxado de fofoqueiro ou é preferível não se manifestar?
A resposta para essa questão, assim como para muitas outras tão delicadas quanto, é depende. Se, por um lado, ninguém quer passar por delator, dependendo do que estiver ocorrendo, ficar quieto será ainda pior para sua imagem, já que pode parecer que você está compactuando com a situação.
A sugestão da coach e consultora de gestão de carreira e imagem Waleska Farias é que o profissional seja o mais criterioso possível ao avaliar a situação. A primeira pergunta que ele deve fazer para si mesmo é: o comportamento do meu colega está efetivamente atrapalhando o desempenho da equipe e, consequentemente, a entrega e qualidade do trabalho?
Mesmo que a resposta seja positiva, Waleska recomenda que o profissional tente algumas alternativas antes de se dirigir ao superior. O comportamento mais indicado é abordar o assunto, de maneira genérica, em reuniões com os componentes da equipe. Perceba que desta forma você não se indispõe com ninguém e pode resolver o problema rapidamente.
No entanto, se você levantou o assunto, mas seu colega não entendeu que o recado era para ele e continua insistindo no comportamento inadequado, prefira conversar diretamente com ele ainda antes de recorrer ao chefe. “É uma atitude mais simpática, digna e mostra que você está dando uma oportunidade para seu colega”, pondera Waleska. Lembre-se de que o trabalho é em equipe, ou seja, é mais coerente tentar resolver sem a participação do superior.
A reclamação realmente faz sentido?
Os problemas que podem ocorrer no ambiente de trabalho são inúmeros, mas a sugestão que deve ser levada em consideração, independentemente do que for, é avaliar bem a reclamação que se pretende fazer. Isso quer dizer basicamente que o profissional tem de ter muito cuidado, ao julgar o comportamento do colega.
Waleska cita casos em que colaboradores são vistos pelos seus pares como antipáticos e que não querem colaborar com a equipe, mas na realidade são apenas pessoas tímidas e introspectivas que se preocupam, sim, com o desempenho da equipe. Muitos julgamentos são baseados em fofocas e comentários gerais que nem sempre correspondem à verdade.
Mas, se você checou e está certo de que a atitude do seu colega não está correta, faça as seguintes perguntas: por que eu quero falar daquele profissional? O comportamento inadequado é constante? E, o mais importante, o desempenho da equipe está realmente sendo afetado?
Lembre-se de que certos comportamentos podem afetar de diversas maneiras a equipe. Por exemplo, é imprescindível tomar uma atitude, se seu colega de trabalho passa o dia todo no telefone, tratando de assuntos pessoais, ou em redes sociais, e, por conta disso, não consegue terminar o trabalho em tempo hábil, fazendo com que seu chefe, para compensar, acabe passando mais trabalho para você.
Vale destacar que, seja por medo de se comprometer, seja por medo de gerar conflitos, muitas pessoas preferem assumir a sobrecarga de trabalho, porém, Waleska alerta: “essa não é uma atitude profissional”. Ser omisso é um traço de personalidade que as empresas não valorizam, já que mostra que o profissional é inseguro e não tem coragem de se impor.
Assim como Waleska, a coordenadora de consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Veridiana Germano, concorda que os profissionais avaliem bem a situação, antes de decidir qual atitude tomar. Veridiana ainda lembra que, em casos mais graves, como assédio moral, sexual ou mesmo preconceito, não há o que discutir: os superiores devem imediatamente ser comunicados.
Notícias Técnicas
Alterações no Simples Nacional permitem escolha do número de parcelas, prazos de até 60 meses e adesão 100% online
Agosto como divisor de águas: como as empresas podem se preparar para a nova legislação tributária
Em 11 de agosto de 2025, foi sancionada a Lei nº 15.191/2025, que ajusta a tabela progressiva mensal do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)
Nova portaria altera critérios para contratação de serviços de TI, com reajuste salarial, novas exigências de experiência e fim da fiscalização trabalhista obrigatória
Falta de processo comercial e desintegração entre marketing e vendas impedem que contadores cresçam de forma consistente, alerta especialista
Entenda como obter valor maior que o salário mínimo na aposentadoria sendo MEI e é 100% legal
Medida provisória cria bônus para servidores e peritos e prioriza revisão de benefícios previdenciários e assistenciais
Quem trabalha com números sabe: controlar estoque, fechar CMV e conciliar notas fiscais consome tempo
Em muitos ambientes corporativos, o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual ainda é tratado como uma mera formalidade: compra-se o item, entrega-se ao colaborador e pronto
Notícias Empresariais
No Brasil, quase 12 milhões de pessoas vivem sozinhas. Movimento reflete mudanças de comportamento, novas demandas de consumo e um mercado imobiliário que aposta nos compactos de luxo
Negócios que tratam a incerteza como gatilho para inovação constroem resiliência, se destacam da concorrência e criam bases sólidas para prosperar no longo prazo
Até 2030, jovens de 16 a 30 anos representarão 58% dos profissionais no mundo. Eles querem mais do que um bom salário: exigem propósito, flexibilidade e respeito
Monitoramento e resposta a ameaças em tempo real
A previdência privada empresarial vem ganhando protagonismo como um dos principais diferenciais na escolha por uma nova colocação no mercado de trabalho
MP 1.309/2025 permite prorrogação de parcelas, carência de até 12 meses e quitação de dívidas para micro e pequenas exportadoras
O Ministério do Trabalho e Emprego lançou uma convocação inédita para 39 mil CLTs. Ela chega para quem perdeu sua carteira de trabalho
Entidade recebeu mais de 300 colaborações em consulta pública. Decálogo é sugestão para base do marco regulatório para as redes sociais
Banco Central diz que alteração do projeto visa aprimorar a segurança tecnológica
A partir de hoje banco conclui calendário de pagamento do benefício
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade