O CFC convida todos os escritórios de contabilidade do País a participarem da Pesquisa Global de Informações sobre Sustentabilidade para Pequenas e Médias Empresas
Notícia
O investimento certo
No mundo empresarial a tecnologia também se faz presente.
01/01/1970 00:00:00
A tecnologia invade a nossa vida e nos cerca de facilidades e controles. Cotidianamente nos dá mostras do quanto está inserida no contexto diário, quer seja em ambiente de trabalho, quer no lazer.O grau de inserção é tamanho, que não conseguimos imaginar um dia sequer sem luz elétrica, internet, celular, e-mail ou televisão. Junto a todas essas facilidades, a tecnologia está cada vez mais intrínseca em nossas vidas, servindo como ponto de controle, prazer, agilidade, acesso rápido e manutenção de um manancial de informações, dentre outras aplicações.
No mundo empresarial a tecnologia também se faz presente. Cada vez mais os CEOs estão conectados por aparelhos celulares de última geração que possuem imensuráveis funções, tais como acesso e leitura de emails, apresentações, tem editores de texto, planilhas eletrônicas, bancos de dados e muito mais.
No universo jurídico, estamos acompanhando um crescente de produtos específicos para advogados e escritórios jurídicos. Há uma demanda cada vez maior em busca de agilidade, facilidades, acessibilidade e, principalmente, praticidade.
Contamos com aparelhos diversificados, desde smartphones completos a softwares de controle do escritório além dos acompanhamentos tradicionais de processos.
Antes, o advogado controlava apenas os processos que tinha e extraía relatórios.
Atualmente, com a globalização e o mercado cada vez mais competitivo, há a necessidade de inúmeros outros recursos, como por exemplo, controle dos clientes desde a prospecção (CRM), Gestão Eletrônica de Documentos (GED), gestão financeira completa do escritório e do cliente, relatórios avançados que demonstram diversas informações pertinentes, para se obter a gestão completa do escritório, além do tradicional controle das ações.
Alguns telefones celulares fazem parte deste trabalho, acessando internet, e-mails, permitindo elaboração e visualização de arquivos de texto, planilhas de cálculos, apresentações e muito mais. E tudo com a praticidade de poder manter o maior número de informações possível em um aparelho pequeno e prático que pode ser levado a qualquer lugar onde se faça necessário.
Nesse contexto, não obstante o crescimento tecnológico e sua real necessidade de utilização no universo jurídico moderno faz-se imprescindível, também, inserir o empregado como peça chave desta relação de migração e transformação de processos e projetos inovadores, que visem atendimento ágil e praticidade no ambiente de trabalho.
A tecnologia pode fazer a diferença em termos de negócios, pois traz mais competitividade, maior rentabilidade, na medida em que exige um investimento menor de tempo e pessoal e aumenta substancialmente a produção.
A valorização dos profissionais é fundamental para o crescimento de um escritório de advocacia. A tecnologia em si somente trará benefícios aos escritórios jurídicos e empresas em geral se todo o quadro funcional estiver comprometido em fazer a transição de tecnologias, preocupando-se em assimilar as ferramentas que estão à disposição para facilitar o desempenho de suas funções.
Somente um empregado motivado, engajado com o crescimento da empresa, agirá de tal maneira, haja vista que, apesar da demanda de tempo ser menor depois de implantadas as mudanças necessárias, até atingir esse patamar, a dedicação, o empenho e o tempo investido nesse aprendizado serão maiores. Em médio prazo, porém, suas atividades cotidianas se tornarão muito mais eficazes e demandarão menos tempo, ou seja, aumentarão a produtividade e possibilitarão um controle maior das atividades.
Mesmo com a automatização das tarefas, o comando para execução das mesmas é efetuado pelo homem, razão pela qual o fator humano merece uma atenção especial.
Este é um dos princípios que deve nortear os gestores de um escritório de advocacia: investir no seu negócio, sempre. Contudo, sem descuidar-se dos recursos humanos, ou seja, da sua equipe. Investir sempre nos empregados e no seu negócio, tornando-o mais competitivo e atraente, é, sem sombra de dúvidas, a melhor alternativa em busca do sucesso.
Notícias Técnicas
Escritórios adotam marketing digital e novas tecnologias para ampliar carteira e se manter competitivos no mercado contábil atual
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou projeto que desobriga pequenos produtores rurais não inscritos no CNPJ
A Reforma Tributária, instituída pela Emenda Constitucional nº 132/2023, é considerada a mais profunda reestruturação do sistema tributário brasileiro nas últimas décadas
Pagamento de R$ 6 bilhões beneficia cerca de 774 mil trabalhadores demitidos que aderiram ao saque-aniversário; valores médios são de R$ 7,7 mil e serão creditados entre os dias 17 e 20 de junho
Nota Técnica 2025/002 detalha ajustes nas NF-e e NFC-e para MEI e Simples Nacional, com efeitos a partir de 2026 e obrigatoriedade em 2027
Para compensar o recuo, também foi publicada a Medida Provisória que aumenta outros impostos
As regras de pagamento continuam as mesmas: quem trabalhar no feriado deve receber o valor em dobro ou compensar com folga em outro dia
Na próxima segunda-feira, 16, a Caixa Econômica Federal faz o pagamento do Pis, ou Abono Salarial, calendário 2025, referente ao ano-base 2023
De março para abril deste ano, a produção industrial caiu em nove dos 15 locais estudados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Notícias Empresariais
A iniciativa do Governo Federal ofereceu descontos entre 20% e 95% e garantiu a a reinserção de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte no mercado de crédito
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta quinta-feira, 12, em seu perfil no X, que o colégio de líderes da Casa decidiu pautar um requerimento
O setor produtivo recebe novamente com preocupação mais uma tentativa do governo federal de aumentar impostos com objetivos arrecadatórios
"Ninguém vai querer usar uma ferramenta que está presa em 50% de precisão", diz Paul Romer
Segmentos mais impactados pela data esperam movimento 21,7% maior do que o do ano passado, segundo a Fecomércio-DF. Muitos consumidores seguem em busca do presente perfeito para celebrar o amor
Miley Cyrus e outros famosos revelam como tentavam esconder gastos indevidos de seus contadores. Entenda as estratégias usadas e as consequências de tais ações
Setor financeiro e segmentos beneficiados por iniciativas governamentais estão no topo da lista.
Moeda americana registrou queda de 0,57% em relação ao real, cotada a R$ 5,53. O Ibovespa, principal índice da B3, fechou em alta de 0,51%
Para Fernando Siqueira, vice-presidente da AEPET, se o projeto prosperar será um dos mais duros ataques à Soberania Nacional e à Petrobrás
Pesquisa da Rico aponta que pensar as finanças em casal pode trazer benefícios
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade