O eSocial terá novas configurações na Tabela 03 a partir de 2026, com alterações em códigos e descrições. Contadores precisam se preparar para as mudanças
Notícia
Comunicação Interna incentiva integração de profissionais
Equilibrar a linguagem visual e informativa é vital para que os funcionários participem da comunicação interna
01/01/1970 00:00:00
A comunicação interna de uma empresa contribui na integração das equipes de trabalho e motiva cada profissional na sua rotina diária. No entanto, despertar o interesse do público interno para esta ferramenta é um impasse que exige um planejamento. Segundo o publicitário Ed Coelho,“equilibrar a linguagem visual e informativa é vital para que os funcionários participem da comunicação interna”.
A comunicação interna é responsável por criar um canal de comunicação que relaciona funcionários e departamentos de uma empresa.
O avanço tecnológico das últimas décadas possibilitou às organizações uma variedade muito grande de ferramentas para estabelecer sua comunicação com seus públicos-alvo. Em termos gerais, existem dois grupos que as empresas devem atender: o externo, formado por clientes, fornecedores e parceiros e o interno, formado pelos funcionários que atuam dentro da empresa. Para estes últimos, a rotina do dia a dia, tão comprometida com o trabalho, pode trazer à tona um grande desafio para as organizações. Como manter ativo um canal de comunicação que facilite a vida profissional e que motive os funcionários a interagirem?
Para o publicitário Ed Coelho, diretor de Arte da LINK Portal da Comunicação, empresa que presta serviços de comunicação integrada, “despertar o interesse do colaborador e fazer com que ele não ache uma perda de tempo em ler um comunicado interno, por exemplo, é imprescindível para que a comunicação interna escrita e visual construa um relacionamento empático, de integração”. O profissional ressalta que, durante a construção desse contato, a transparência é primordial e, para que ela aconteça, deve haver um equilíbrio entre o design e o texto na comunicação interna. “O visual deve ser ao mesmo tempo agradável e impactante, com conteúdo oportuno, direto e de fácil entendimento”.
Ed Coelho já trabalhou em projetos gráficos relacionados com a comunicação interna de empresas como AudioVision, MR Consultoria, Control Service, MG Comunicação Visual e FRESP. Para ele, no desenvolvimento do plano estratégico de comunicação de cada organização “a escolha dos meios e ferramentas de comunicação interna dependerão daquilo que for mais adequado de acordo com os objetivos da empresa”, avalia.
Questionado sobre quais ferramentas de comunicação existem hoje, ainda mais após o surgimento da Internet, Ed menciona “uma diversidade de ações, que incluem manuais de políticas e procedimentos, intranet, jornais e newsletters internos, mural de recados, caixa de sugestões blogs e fóruns online internos”. Segundo o designer, cada meio deve conter características próprias em termos de layout, periodicidade, atualizações etc.
Com relação à mensagem a ser passada, a jornalista Clarice Pereira, coordenadora da LINK Portal informa que “o conteúdo de qualquer ferramenta de comunicação interna deve ser claro, objetivo consistente, contínuo, preferencialmente, com textos curtos, de leitura rápida, com informações completas e deve manter uma periodicidade definida”.
Para a executiva, “o excesso ou falha nas informações, e como serão direcionadas para os diferentes níveis do quadro funcional, pode refletir na desmotivação da equipe, na ausência de envolvimento e na não participação efetiva dos colaboradores”. Desse modo, os trabalhadores ao invés de “vestir a camisa da empresa” passam a jogar no “time do contra”, prejudicando a comunicação institucional da organização.
A comunicação interna é um valioso instrumento para o meio corporativo, que serve para motivar e integrar o público interno, bem como orientá-lo sobre a cultura organizacional do local de trabalho e na disseminação do conhecimento entre os profissionais.
“Quem acredita que a comunicação interna é necessária apenas nas grandes corporações, está enganado”, alerta Clarice. “As pequenas empresas também devem investir no diálogo com seus funcionários”. Ela recomenda aos empresários a utilizarem comunicações via e-mail, mural ou entrega de informativos impressos ou mesmo uma caixinha de sugestões. “O importante é lembrar que comunicação é via de duas mãos. Para melhorar o relacionamento entre empregado e empregador, é essencial que ambos estejam abertos para receber o feedback”, acredita.
Notícias Técnicas
Alterações no Simples Nacional permitem escolha do número de parcelas, prazos de até 60 meses e adesão 100% online
Agosto como divisor de águas: como as empresas podem se preparar para a nova legislação tributária
Em 11 de agosto de 2025, foi sancionada a Lei nº 15.191/2025, que ajusta a tabela progressiva mensal do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)
Nova portaria altera critérios para contratação de serviços de TI, com reajuste salarial, novas exigências de experiência e fim da fiscalização trabalhista obrigatória
Falta de processo comercial e desintegração entre marketing e vendas impedem que contadores cresçam de forma consistente, alerta especialista
Entenda como obter valor maior que o salário mínimo na aposentadoria sendo MEI e é 100% legal
Medida provisória cria bônus para servidores e peritos e prioriza revisão de benefícios previdenciários e assistenciais
Quem trabalha com números sabe: controlar estoque, fechar CMV e conciliar notas fiscais consome tempo
Em muitos ambientes corporativos, o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual ainda é tratado como uma mera formalidade: compra-se o item, entrega-se ao colaborador e pronto
Notícias Empresariais
No Brasil, quase 12 milhões de pessoas vivem sozinhas. Movimento reflete mudanças de comportamento, novas demandas de consumo e um mercado imobiliário que aposta nos compactos de luxo
Negócios que tratam a incerteza como gatilho para inovação constroem resiliência, se destacam da concorrência e criam bases sólidas para prosperar no longo prazo
Até 2030, jovens de 16 a 30 anos representarão 58% dos profissionais no mundo. Eles querem mais do que um bom salário: exigem propósito, flexibilidade e respeito
Monitoramento e resposta a ameaças em tempo real
A previdência privada empresarial vem ganhando protagonismo como um dos principais diferenciais na escolha por uma nova colocação no mercado de trabalho
MP 1.309/2025 permite prorrogação de parcelas, carência de até 12 meses e quitação de dívidas para micro e pequenas exportadoras
O Ministério do Trabalho e Emprego lançou uma convocação inédita para 39 mil CLTs. Ela chega para quem perdeu sua carteira de trabalho
Entidade recebeu mais de 300 colaborações em consulta pública. Decálogo é sugestão para base do marco regulatório para as redes sociais
Banco Central diz que alteração do projeto visa aprimorar a segurança tecnológica
A partir de hoje banco conclui calendário de pagamento do benefício
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade