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Notícia
Pequenas empresas: como aumentar as vendas
Leads de internet podem ser uma boa saída para obter clientes com retorno de investimento garantido
01/01/1970 00:00:00
(Revista Fator)
De acordo com levantamento do Sebrae, metade das pequenas empresas brasileiras ainda não é informatizada e está por fora das oportunidades de negócios geradas pela web – um mercado que movimenta cerca de R$ 14,3 bilhões, segundo estimativa da empresa e-bit, especializada em comércio eletrônico.
Uma das ferramentas on-line já disponíveis no mercado brasileiro para pequenas empresas é o lead. Por meio de campanhas de divulgação em sites, mecanismos de busca, comunidades sociais, redes de afiliados, e-mail marketing e classificados web, é possível fazer uma ponte certeira entre a empresa que quer vender e o consumidor decidido a comprar. “A geração de leads é uma das formas mais rápidas e certeiras para conquistar novos clientes. Pesquisas mostram que o retorno é muito maior que mídias tradicionais, como TV, jornais, mala direta, etc. O retorno também é muito superior a outros tipos de mídia on line, como banners ou e-mail marketing”, diz Caio Balieiro, diretor de operações da Vendedoor.
Leads nada mais são do que informações detalhadas desses consumidores. Até pouco tempo, o mercado só dispunha de ferramentas menos precisas, como a mala direta, para chegar ao consumidor. “No exterior, a geração de leads para pequenas empresas já é uma realidade. No Brasil, as que já utilizam leads percebem a cada dia a importância dessa ferramenta para seu trabalho, pois é visível o incremento de vendas que ela proporciona e a assertividade na prospecção”, explica Roni Hajnal, executivo à frente do departamento comercial da Vendedoor, que atualmente vende leads para cerca de 200 pequenos negócios, como revendas de celular e empresas de plano de saúde, consórcio e monitoramento.
Após o primeiro contato com o potencial consumidor, a Vendedoor qualifica as informações. Nesse processo, leads que não se enquadrem no perfil são descartados; os demais são enviados rapidamente ao cliente, que se encarrega de realizar a venda.
Além de facilitar a venda, o lead também é um incentivo ao crescimento. A Vendedoor sempre alinha seu trabalho de inteligência para que o cliente receba um fluxo de leads adequado à sua estrutura. Mas quem gosta de enviar contatos de clientes certos para a concorrência? “Existe uma pergunta simples que força o cliente a se tornar mais agressivo: "posso mandar o excedente dos leads para outra empresa?" Diante disso, todos buscam se adequar à demanda do público captado pela Vendedoor”, diz Hajnal.
Primeiro na busca
Outro facilitador de negócio on-line também oferecido pela Vendedoor e interessante aos pequenos empresários é o link patrocinado. Por meio dessa ferramenta, o cliente passa a aparecer com destaque nas pesquisas feitas na web. “Os links patrocinados permitem à empresa divulgar seus produtos e serviços através da internet de forma muito mais abrangente e a menores custos do que qualquer outra mídia tradicional”, explica Hajnal. Além disso, empresas com atuação regional podem melhorar a divulgação de seus produtos e serviços, já que em muitas cidades do país há falta de veículos locais de imprensa.
Leads
Em vendas, não há nada mais eficaz do que lidar com um consumidor decidido a fechar negócio. E os leads viabilizam exatamente isso, pois são informações detalhadas de pessoas físicas ou jurídicas já decididas a comprar o produto ou serviço de determinada empresa. Melhor: o consumidor chega até a empresa por vontade própria.
A Vendedoor capta essas informações por meio de campanhas de webmarketing, realizadas em mecanismos de busca, portais verticais, comunidades sociais, redes de afiliados, e-mail marketing, classificados web etc, e montadas sob medida para o segmento do cliente. Após o primeiro contato do potencial consumidor, qualifica as informações e classifica os leads. Nesse processo, leads que não se enquadrem no perfil são descartados; os demais são enviados rapidamente ao cliente, que se encarrega de realizar a venda.
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