O acesso pelo link do endereço anterior foi desativado
Notícia
Como identificar um mau chefe
Um dos indicadores é evitar conversar diretamente com os profissionais.
01/01/1970 00:00:00
Liderar uma equipe não é uma tarefa muito fácil. O chefe, além de ser o responsável pelo resultado apresentado pelos profissionais, deve orientá-los sempre que for necessário.
Muitos líderes erram por falta de experiência em gestão ou por não perceberem como agem. Isso impacta diretamente na motivação do profissionais, o que faz com que a rotatividade de colaboradores aumente dentro das empresas.
Pensando em conscientizar estes chefes, um artigo publicado pelo The Wall Street Journal no começo desta semana revelou cinco sinais que indicam que um líder pode ser um mau chefe.
Comunicação por e-mail
Apesar de ser eficiente, a comunicação por e-mail pode causar problemas de entendimento entre o colaborador e o chefe. Segundo a consultora de gestão e autora de livros sobre a etiqueta no ambiente de trabalho, Barbara Pachter, muitos gestores têm a tendência de ser “rude”, especialmente quando respondem e-mails de qualquer lugar. A especialista chama isso de “Efeito BlackBerry”.
Conversa direta
Acreditando que o e-mail é mais conveniente, muitos líderes usam cada vez mais a tecnologia para evitar discussões difíceis. Lembre-se que conversar pessoalmente com os profissionais incentiva a confiança entre as partes.
Profissionais doentes
Há comprovações científicas de que um líder ruim pode ser prejudicial à saúde de sua equipe. Um estudo sueco, de 2008, acompanhou mais de 3 mil homens, por mais de dez anos, e revelou que aqueles que disseram que foram mal geridos no trabalho tinham de 20% a 40% a mais de probabilidade de ter um ataque cardíaco.
Prazos restritos
Outro sinal que a gestão do chefe vai mal é quando os profissionais não conseguem cumprir os prazos estipulados. Isso ocorre especialmente com novos líderes, já que eles são mais propensos a dar prazos restritos e não negociáveis aos seus colaboradores. Foi o que ocorreu com uma executiva de Recursos Humanos de uma empresa de Nova York (EUA). Ela começou a trabalhar 15 horas por dia, após a chegada de seu novo chefe. Seu líder prometia prazos impossíveis de serem cumpridos aos clientes e a sua equipe se esforçava ao máximo para cumprir.
Gritar
Gritar, além de falta de educação, afeta diretamente a moral das pessoas no ambiente de trabalho e a produtividade. Esta situação faz com que o profissional se sinta intimidado. Dessa maneira, ele evitará procurar o chefe quando há algum problema.
Notícias Técnicas
A ausência de justificativa pode acarretar diversas sanções, incluindo a baixa do registro do profissional
Novidade este ano é o serviço web que dispensa o download do programa gerador. Expectativa é de mais de 6 milhões de envios até a data final, dia 30 de setembro
STF tomou uma decisão que impacta diretamente o planejamento fiscal das empresas que questionavam a cobrança de impostos, com base na regra da anterioridade
Descubra os 6 principais erros de marketing que podem afetar a sua empresa contábil e como corrigi-los. Aprenda a atrair mais clientes e aumentar seus resultados financeiros
Transição para o novo modelo de CBS e IBS impõe ajustes contratuais e exige atenção à preservação da função econômica dos contratos de longo prazo
Deve-se excluir apenas o ICMS-ST destacado na nota ou todo o ICMS presumido calculado sobre a base de substituição tributária
A escala 24×48 e a CLT exigem atenção a regras sobre jornada, acordo coletivo e controle de ponto. Saiba como evitar problemas trabalhistas
A promulgação da Emenda Constitucional n.132/2023 e sua subsequente regulamentação, materializada na hipotética Lei Complementar n.214/2025
Planejamento contábil e financeiro podem ser a chave para a sobrevivência em tempos de crise
Notícias Empresariais
Negociar não é sobre vencer é sobre encontrar um caminho que atenda aos interesses de todos
Aprenda a ajustar suas metas com base na realidade e não em expectativas irreais
Integração entre Recursos Humanos e Tecnologia da Informação é essencial para eficiência, segurança e produtividade nas empresas
Desde 2020, tempo gasto em reuniões online cresceu 252% e empresas agora recorrem à inteligência artificial para otimizar a rotina e reduzir a sobrecarga
O corte de juros é esperado, mas a velocidade desta redução poderá ser impactada com maiores gastos no ano eleitoral, o que pode pressionar a inflação
A busca por crédito mais justo e acessível é crescente, mas desafios persistem. Saiba mais
Em um mundo cada vez mais conectado, comparar modelos de empreendedorismo entre países não é apenas um exercício acadêmico é uma oportunidade real de aprendizado e evolução
Inteligência Artificial é apontada como solução para 2025
Acredita Exportação vai devolver até 3% da receita obtida com exportações para as MPEs por meio de compensação ou ressarcimento direto de tributos federais pagos ao longo da cadeia produtiva
Ações serão ajustadas conforme o impacto em cada setor, priorizando produtos perecíveis
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade