Operação Tributum: Polícia Civil desmantela esquema que desviou R$ 2,2 milhões de contabilidade em SP, com ex-funcionários envolvidos
Notícia
Credibilidade - valor decisivo para construção de uma marca forte
Era uma vez uma empresa...
01/01/1970 00:00:00
"A maior de todas as batalhas para concretizar seus sonhos será contra os inimigos que você carrega dentro de si mesmo. Identifique-os e saberá como lidar com eles. Ignore-os e será um escravo para sempre". (Mauricio A Costa, em "O Mentor Virtual" - Pág. 134-Editora Komedi - Campinas-SP - 2008).
Era uma vez uma empresa... Um empreendimento que tinha todos os ingredientes para alcançar o sucesso. Seus produtos eram apreciados e elogiados por todos; suas embalagens e marcas criavam boa impressão nos clientes e consumidores, por carregar o melhor da tecnologia e contar com uma equipe formada por um grupo de pessoas maravilhosas. Mesmo sendo uma organização de pequeno porte ela brilhava no mercado, chegando a causar preocupação em grandes concorrentes, por conta do estilo arrojado e determinado que imprimia em suas ações.
A história bem que poderia seguir nesse estilo de um conto de fada. Uma coisa, porém, não estava indo bem naquela empresa. Ela estava sendo dirigida por alguém sem controle emocional. Um jovem executivo extremamente ambicioso, cujo humor variava entre a rispidez de palavras autoritárias e até mesmo agressivas, em determinados momentos, e o excesso de intimidade em outros, a revelar falta de consistência na postura. Ora um feitor maquiavélico, ora revelando o cinismo que esconde a farsa, com o propósito de criar ilusória idéia de liderança.
Como consultor daquela empresa, minha preocupação maior não era com mercado, produtos, ou estratégias de marketing, mas com a estruturação da equipe, ou mais especificamente com a construção e retenção de talentos, pois o sucesso de qualquer empreendimento nos dias atuais depende exclusivamente do quanto sua direção seja capaz de montar e manter um time competente, comprometido e extremamente motivado, para gerar os diferenciais que uma marca necessita a fim de encantar seus clientes e criar espaço numa guerra sem tréguas por fatias do mercado. Todavia, a rotação de pessoas nessa organização revelava claramente uma falta de estabilidade emocional na liderança. O entra e sai de gente não permitia que o aprendizado evoluísse permeando a empresa para que a cultura se consolidasse. Não precisa pensar muito para imaginar as turbulências que assolaram o empreendimento e as dificuldades enfrentadas por conta do ponto fraco na liderança, incapaz de construir uma equipe estável.
A arrogância, presunção exacerbada de que se sabe, é quase sempre a arma utilizada por aquele que não está preparado para o desafio ou função, mas "se acha". Explícita ou disfarçada por trás de atitudes incoerentes e precipitadas, ela produz uma descrença e desmotivação generalizada não apenas no ambiente interno, mas também nos parceiros externos. Como ensinava o grande filósofo Platão, o homem sábio é aquele que tem consciência de suas limitações, isto é, ele sabe quando não sabe; tem perfeita noção de sua ignorância ou limitação, e age com base nesse padrão de consciência. Há ainda, um lado oculto por trás da arrogância que é a insegurança, resultante do fato de inconscientemente saber que se sabe pouco. Na junção dessas duas características, ignorância e insegurança, está, a meu ver, toda base do descontrole emocional que revela pelo nível de estresse, o despreparo de um líder, e consequentemente o provável destino da organização.
Tenho visto com frequência, muitas grandes empresas cometendo o mesmo equívoco. Entregando o comando de suas operações a executivos totalmente despreparados, e emocionalmente descontrolados; agindo sob efeito de impulsos, escondendo sua insegurança ou despreparo por trás dos mais arrogantes discursos e posturas. Decidem assustados sob o estresse que os consome, embora representem belos papéis sob holofotes ou shows pirotécnicos para disfarçar incompetência e mascarar resultados, que no longo prazo fatalmente o revelarão.
Em vários artigos que escrevemos sob a construção de marcas fortes, falamos com frequência sobre a decisiva importância dos valores. São eles que formam a base segura tanto da marca pessoal, quanto da marca empresarial. Dentre esses valores nenhum é tão forte como a credibilidade; reflexo de atitudes transparentes e autênticas. Portanto, me parece impossível pensar em longo prazo sem uma base confiável. A partir dessa premissa, concluímos que não se pode construir um empreendimento para o futuro cujos alicerces sejam estruturados sobre falsas posturas, de líderes, que embora possam demonstrar excelente capacitação técnica, podem estar despreparados para lidar com pessoas, o patrimônio mais importante de qualquer empresa, e principal ingrediente do tripé que define um projeto: gente, recursos, e idéias.
Não importa, portanto, o tamanho do empreendimento, se uma pequena empresa, uma multinacional, ou até mesmo um país; o que define o sucesso é a competência, derivada do conhecimento, sustentado pelo controle emocional de sua liderança e demonstrado por atitudes que revelem humildade sem hipocrisia. Para tanto, é imprescindível identificar inimigos íntimos como a arrogância, a vaidade e o egoísmo que interferem na formação de um verdadeiro líder. Mais ainda, é decisivo afastar toda insegurança criada pelo despreparo para ter perfeita consciência do que sabe e do que não sabe, e com base nisso, cercar-se de gente preparada para suprir eventuais lacunas.
Sobre este tema, minha recomendação como coach ou consultor pode ser resumida em poucas palavras: não subestime o desafio, tampouco o superestime. Não finja saber quando por dentro está consciente de que não sabe. Isso só irá gerar estresse e angústia. O tempo é inexorável e irá revelar todas as suas fraquezas, por isso, o melhor caminho é preparar-se. Não se intimide com o aprendizado, muito menos com a quantidade de informações com as quais terá de lidar, a maior parte delas irá jogar fora, mas o essencial permanecerá. Não fique parado acreditando que os problemas se resolvem por si, enfrente-os com firmeza e determinação, sem fazer "tipo". Acredite em você mesmo, e acima de tudo trabalhe seu controle emocional. Identifique as causas para eventuais descontroles e atue com coragem para superá-los. Ser um líder não é ser um ator medíocre. Ser um líder é encontrar pessoas certas com as quais você se identifique; prepará-las com muito carinho e dedicação, e envolvê-las no desafio com motivação séria e honesta. O segredo para o sucesso pessoal ou empresarial sempre foi e continuará sendo ser apaixonado pelo que se faz, mas eu gostaria de complementar isso, dizendo: Esse sucesso irá depender da forma como você for capaz de envolver e acima de tudo, valorizar aqueles que, à sua volta, são na verdade os que fazem a coisa acontecer.
Mauricio A Costa é formado em Direito e Pós Graduado em Marketing. É Consultor de Empresas para assuntos de valor agregado, visão estratégica, licenciamento e gestão de marcas. Atua também como coach e palestrante.
É o autor do livro O MENTOR VIRTUAL. Ex-executivo do Grupo Gerdau, e da Kimberly Clark. Ex-Diretor do Grupo Grendene. Atualmente, Assessor para Assuntos Estratégicos do Grupo Tecnol.
Blog Pessoal: http://marcasfortes.blogspot.com
Blog do Livro: http://mentorvirtual.blogspot.com
Site do Livro: www.mentorvirtual.com
Facebook: www.facebook.com/marcasfortes
Twitter: www.twitter.com/omentorvirtual
Notícias Técnicas
Desde esta segunda-feira , está disponível no ambiente web do eSocial o módulo de emissão de relatórios gerenciais
A medida de tributação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é ruim e gera insegurança para as empresas
Nova edição reúne cláusulas que promovem o trabalho decente para jovens e reforçam a importância do diálogo social na ampliação de direitos e oportunidades
Em muitas pequenas e médias empresas familiares, o conselho consultivo ainda não participa da análise da DRE, que segue sendo tratada como mera formalidade
Com mais de 2,1 milhões de novas ações em 2024, empresas enfrentam riscos crescentes por falhas em escalas, jornadas e horas extras
Entenda a controvérsia sobre pedidos diretos de RIFs ao Coaf por polícias civis e MP sem decisão judicial: dados de 2024, argumentos opostos e disputas STF vs. STJ
Projeto continua em análise na Câmara dos Deputados
Confira os prazos e declarações fiscais que pessoas jurídicas e físicas devem cumprir nesta semana para evitar multas e manter a conformidade fiscal
O Conselho Federal de Contabilidade lançou, o Destinômetro – uma plataforma que apresenta, em tempo real, as doações feitas por pessoas físicas a dois importantes instrumentos de apoio social
Notícias Empresariais
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira, 16, o requerimento de urgência para o projeto de lei que altera o valor isento de IRPF para R$ 2.428,80
Quase 1 em cada 3 empresas está inadimplente no Brasil; especialistas apontam causas, alertas e caminhos para evitar o colapso
Aplicativo vai começar a mostrar propaganda de empresas, além de permitir que canais cobrem para dar acesso exclusivo a alguns de seus conteúdos
Bolsa sobe 1,49%, impulsionada por commodities
Nesta quarta-feira, 18, o Comitê Política Monetária anunciará sua nova decisão de política monetária. A maioria do mercado aposta em uma pausa no ciclo de aperto monetário
Como a Reforma Tributária Vai Transformar o Mercado de Aluguéis para Proprietários e Investidores
Mercado Livre é principal ativo buscado por gestores nos mercados emergentes
Presidente da Câmara afirma que ambiente na Casa não é favorável ao aumento de tributos
A iniciativa do Governo Federal ofereceu descontos entre 20% e 95% e garantiu a a reinserção de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte no mercado de crédito
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta quinta-feira, 12, em seu perfil no X, que o colégio de líderes da Casa decidiu pautar um requerimento
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade