O prazo de adequações dos campos das notas fiscais relativos ao IBS, CBS e IS da Reforma Tributária está caminhando para a sua reta final
Notícia
A importância de um bom relacionamento empresa-funcionário
Há quem diga que manter um bom relacionamento com os funcionários só dá certo em empresas de pequeno porte, com poucos funcionários etc.
01/01/1970 00:00:00
Cada vez mais o relacionamento empresa-funcionário se torna importante no ambiente empresarial. Não só porque a organização tem este tipo de “obrigação” de cuidar de seus colaboradores, mas porque elas entenderam que mantendo um bom relacionamento com seus funcionários, eles trabalham melhor e mais comprometidos com os objetivos da empresa. Há quem diga que manter um bom relacionamento com os funcionários só dá certo em empresas de pequeno porte, com poucos funcionários etc. Mas o que vemos nos dias de hoje é um movimento das grandes empresas em direção à uma relação mais estreita com seus funcionários, através de programas internos de relacionamento, como atividades executadas em conjunto em um evento interno, por exemplo. Um belo e inovador exemplo desta preocupação de empresas de grande porte com seus colaboradores é o caso da Natura, empresa de origem brasileira atuante na América Latina e Europa, que criou um programa muito interessante para manter um vínculo maior com seus funcionários. Trata-se do Wiki-Histórias, uma comunidade construída pelas lembranças de funcionários e ex-funcionários da Natura. Este projeto visa coletar histórias de diferentes épocas, contadas pelos próprios funcionários da Natura nestes 40 anos de existência. Esta iniciativa será complementada, ainda, com um livro sobre a trajetória da empresa, reunindo os relatos de colaboradores de todas as partes do Brasil. Uma bela forma de reconhecer a importância daqueles que fizeram e fazem parte da história da empresa, não? Bem legal. Uma das coisas legais deste projeto é a possibilidade de qualquer pessoa poder ler estas histórias e comentá-las, aumentando a interação entre a empresa e seus clientes, além dos funcionários, claro. Criando uma grande rede em torno das histórias contadas por seus colaboradores em todos estes anos de dedicação à empresa. Esta, sem dúvidas é uma iniciativa que servirá de exemplo para muitas empresas que buscam uma interação maior com seus colaboradores, fazendo-os relembrar boas histórias que viveram na organização, aproximando-os de seus colegas de trabalho, gerentes, gestores etc. Para saber mais sobre o Natura Wiki-Histórias, acesse o site. É um projeto que vale à pena incentivar e participar!
Notícias Técnicas
O DCP é uma obrigação acessória, que deve ser entregue à Receita Federal pelas empresas produtoras e exportadoras
Ela tem como objetivo central ser uma fonte de informações para a Receita Federal, indicando as movimentações financeiras das pessoas jurídicas e físicas
A medida fortalece gestão financeira de pequenos negócios, oferece previsibilidade no fluxo de caixa e facilidade no cumprimento das obrigações fiscais
Decisão da Justiça do Trabalho reforça que empresas devem enviar telegrama para configurar abandono de emprego e evitar condenações trabalhistas
Como a LC 214/2025 afeta o tratamento tributário de bonificações e brindes nas operações comerciais
Esta é a primeira vez que o Instituto cancela Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) dessa natureza. O INSS reforça seu compromisso com a qualidade dos serviços prestados
De acordo com procuradores, pelo menos três transações tributárias já firmadas contaram com iniciativas ESG
Os clientes buscam no contador um parceiro que compreenda seus desafios e ofereça soluções personalizadas
Especialista explica como a perícia judicial pode auxiliar na obtenção de benefícios previdenciários
Notícias Empresariais
Negócios não mudam por decretos. Mudam quando os líderes mudam e mostram, com ações, o que esperam dos outros
Ferramentas automatizadas e práticas modernas de gestão têm transformado a forma como as empresas lidam com os gastos do dia a dia
A incorporação de critérios ambientais, sociais e de governança nas negociações coletivas ganha força no Brasil, exigindo preparo jurídico e estratégico por parte das empresas
Empresas precisam se adaptar a regras paralelas e investir em tecnologia fiscal
Isenções reduzem impacto econômico imediato, mas negociações seguem; governo busca cortar alíquota para setores estratégicos
No documento da decisão, colegiado afirma que o cenário de inflação é desafiador
Nova política é um marco na proteção de dados e sistemas no Poder Executivo Federal e surge como resposta à crescente sofisticação das ameaças cibernéticas
No fim das contas, é fácil inspirar os que já estão prontos. O mérito está em transformar potenciais brutos em talentos lapidados. Isso é liderança com propósito
Psicóloga alerta: rever estratégias, abandonar expectativas irreais e ajustar objetivos é essencial para manter a performance e a saúde emocional até o fim do ano
Entenda os erros comuns e as soluções práticas para líderes e gestores
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade