EFD-Contribuições, EFD-Reinf e DCP estão com os prazos se esgotando até sexta-feira. Confira
Notícia
Bons ventos para o varejo
O mercado brasileiro deverá viver nos próximos anos uma intensa revolução
01/01/1970 00:00:00
Alvo de investimentos de fundos internacionais e foco de atenção das grandes cadeias varejistas, o mercado brasileiro deverá viver nos próximos anos uma intensa revolução. “O crescimento será irreversível, porém quem não se adaptar aos novos tempos será penalizado”, afirmou Ricardo Pastore, coordenador do Núcleo de Estudos de Varejo da ESPM, durante o seminário Varejo Brasileiro: E agora? Para onde vamos?, realizado pela consultoria GrowBiz, nesta terça-feira (2) pela manhã, em São Paulo.
De acordo com o especialista, a expansão do varejo nacional será sustentada por oito pilares: oportunidade, inovação, sustentabilidade, estratégia multicanal, comunicação interativa no ponto de venda, experiência para geração de valor, uso de redes sociais e a nova visão do luxo (leia quadro). “Crescer todos vão, a questão está em saber como cada uma das marcas espera ser percebida pelo consumidor no futuro”, diz Pastore.
Para o consultor Marcelo Cherto, sócio da GrowBiz, a chegada de grandes varejistas estrangeiros ao país, seja pela compra ou fusão com redes locais ou desbravamento do mercado, terá um forte impacto entre os pequenos e médios varejistas. Mas, por outro lado, provocará uma melhora qualitativa em toda a cadeia com a capacitação de fornecedores, canais de venda e funcionários, além da profissionalização do setor e do aumento da qualidade dos serviços oferecidos ao consumidor.
O desbravador do varejo
Estilista do papel“Americanos e europeus são fera na arte de vender, acumulam um profundo know how de varejo e têm a seu favor uma série de pontos que os colocam alguns degraus à frente das redes brasileiras”, afirma Cherto. Entre eles, o consultor destaca a construção do ambiente de loja com a cara do cliente a quem se dirige e não com a imagem do dono; a operação de múltiplos canais de venda com eficiência; o uso da tecnologia não só para melhorar processos, mas também para conhecer o consumidor; o profundo conhecimento dos hábitos e expectativas do público alvo; a adoção de processos em toda a operação; o uso das mídias sociais como canal de comunicação; a excelência operacional; a criação de uma estrutura organizacional adequada; a prática da cultura internacional expansionista e a facilidade em obter dinheiro barato para investimentos. “Os brasileiros, em contrapartida, têm fácil capacidade de adaptação, são criativos, falam a língua do consumidor, sabem fazer marketing com apelo local e estão acostumados a enfrentar crises”, afirma Cherto. “Quem quiser competir em pé de igualdade tem de jogar o jogo com as regras deles, ser ousado e tomar a iniciativa de fazer diferente, usando o máximo de recursos e tecnologias disponíveis para o setor.”
Pilares de sustentação
Os oito pontos que deverão nortear o crescimento do varejo brasileiro nos próximos anos
Oportunidade – O Brasil está na mira dos fundos de investimento internacionais pela forma como passou pela crise financeira e pelo poder de compra da população.
Inovação – É o caminho mais curto para quem quer crescer e permanecer no mercado. A expansão, avisam os consultores, não permitirá a repetição de fórmulas do passado, exigirá novas iniciativas.
Sustentabilidade – É preciso criar indicadores para medir resultados e metas a serem alcançadas. Acabou a era da ideologia, chegou a hora da gestão.
Presença em multicanais – O cliente vê a empresa de uma forma única, assim é preciso oferecer a mesma experiência da marca na loja física e na internet. Quando o cliente vê um produto ou uma informação no site, ele espera encontrar o mesmo conteúdo no ponto de venda.
Comunicação interativa – Quanto mais o cliente puder interagir com a loja, melhor. Há uma série de tecnologias disponíveis para esse fim, a exemplo dos mais variados modelos de totens.
Experiência como geração de valor – O varejo brasileiro ainda é muito dependente de preço. A experiência é um dos principais caminhos para cativar o cliente no ponto de venda e a melhor maneira de transferir valor para o consumidor.
Redes sociais – São essenciais para afinar a comunicação com o cliente, devem integrar a rotina do varejo e servir de ferramenta para desenhar o perfil do consumidor, conhecer melhor suas necessidades e expectativas. Não devem ser usadas apenas como um canal de promoção, mas sim de comunicação, a fim de que os seguidores da marca sejam efetivamente o seu público alvo.
Novo paradigma do luxo – As pessoas não compram mais marcas, compram conceitos. Ao contrário de outros tempos, o luxo não é necessariamente o que é caro, e sim aquilo que traz prazer, conveniência e uma boa experiência.
Notícias Técnicas
Ajustes em NF-e, NFC-e, CT-e e outros documentos serão necessários para atender às novas exigências do IBS, CBS e IS da reforma tributária
10ª Boletim MTE/DIEESE foca em saúde mental e destaca 18 boas práticas que promovem bem-estar, prevenção ao adoecimento e enfrentamento ao assédio no ambiente de trabalho
Operação nacional verifica se empresas cumprem lei que obriga oferta de local de guarda, convênio com creches ou pagamento de auxílio a mães com filhos pequenos
Como o pagamento fracionado split payment afeta a gestão financeira e contábil das empresas brasileiras
Uma mudança monumental está em curso no Brasil, e ela não acontece nas ruas, mas nas linhas de uma complexa emenda constitucional
A nova NR-1 exige gestão de riscos ocupacionais, incluindo saúde mental. Burnout ganha destaque, e compliance torna-se essencial na prevenção
Entenda o que faz esse profissional e sua importância na hora de se aposentar
A tributação de verbas indenizatórias no Brasil provoca intensos debates jurídicos. O STF reconhece a natureza salarial do terço constitucional, mas exclui o salário-maternidade da incidência contributiva
Novo acordo técnico facilita comprovação de identidade de estrangeiros e fortalece inclusão social no benefício assistencial
Notícias Empresariais
Seja na foto de perfil profissional, na página de vendas ou na apresentação a investidores, talvez valha seguir o conselho popular: fale menos, sorria mais
A inteligência artificial, ao lado de mudanças estruturais nos setores de maior crescimento, é um dos principais motores dessa tendência
Como nem sempre é possível contratar um profissional da área ou uma agência para cuidar da divulgação da sua marca, por exemplo, muitos pequenos e médios empreendedores colocam a mão na massa
Edital de transação de pequeno valor da AGU oferece descontos de até 50% e parcelamento em até 60 meses
PL nº 1.087 propõe tributação de dividendos de 10% para investidores não residentes, podendo incentivar recompra de ações por empresas
Revisão para baixo do IPCA se mantém há 11 semanas, diz BC
Tarifas de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros afetam mais small caps e companhias endividadas, enquanto grandes grupos limitam prejuízos.
Alguns dos impedimentos são a informalidade, o baixo score de crédito e históricos bancários desfavoráveis, que dificultam a contratação
Rogério Nagamine Costanzi, responsável por estudo que trata o MEI como uma bomba previdenciária, diz que o programa precisa ser reestruturado para abarcar apenas trabalhadores mais pobres e menos escolarizados
Negociar não é sobre vencer é sobre encontrar um caminho que atenda aos interesses de todos
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade