O eSocial terá novas configurações na Tabela 03 a partir de 2026, com alterações em códigos e descrições. Contadores precisam se preparar para as mudanças
Notícia
Como o lojista pode enfrentar o fantasma da inadimplência
Seminário na Associação Comercial mostra as medidas desenvolvidas pelo setor varejista diante do consumidor em débito.
01/01/1970 00:00:00
O número de consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), registrou queda contínua nos primeiros quatro meses deste ano se comparados a igual período do ano passado. Segundo relatórios do economista-chefe do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV-ACSP), Marcel Solimeo, a variação negativa foi de 10% em janeiro, passando a 16% em fevereiro e registrando queda de 12% em março ante igual mês de 2008. A redução em abril foi de 22% ante o mês equivalente de 2008. Ao mesmo tempo, as inclusões nos registros de devedores apresentaram tendência de queda mesmo registrando variações positivas de 16%, 19%, 11% e 12%, respectivamente, entre janeiro e abril deste ano, se comparado a igual período do ano passado.
Os números orientaram o Seminário de Inadimplência realizado ontem pela ACSP para debater impactos da crise internacional de crédito no comércio varejista brasileiro. "Historicamente, a causa da inadimplência é o desemprego, mas o aumento do comprometimento da renda antes da crise também afeta diretamente a falta de pagamento hoje", disse Solimeo. O economista informou que o comprometimento da renda das famílias com dívidas, que chegava a 14,5% em 2002, passou para 21,6% em 2007, atingindo 32,2% no ano passado. "Isso mostra que, hoje, para conceder crédito é preciso muita cautela pois muitos consumidores, mesmo conservando o emprego, estão mais endividados e continuam a buscar mais empréstimos", observou.
Indicador de risco – Para evitar a inadimplência ou, pelo menos, receber o máximo possível da quantia emprestada, o Banco Sofisa implantou um programa de qualidade com diversos indicadores que medem os riscos e as probabilidades de receber o dinheiro emprestado. De acordo com o superintendente de recuperação de crédito do banco, Osvaldo Luis, cada indicador tem um analista. "A inadimplência na primeira parcela é um dos indicadores. Analisar a falta de pagamento nesse momento é muito importante para a verificação da qualidade do crédito", diz. Segundo o superintendente, atualmente o nome do devedor é remetido ao SCPC no máximo dez dias depois do vencimento da parcela. "Isso aumenta muito a qualidade da recuperação."
Para o diretor de crédito e cobrança da Casas Bahia, Paulo Santos, também é importante investigar a fraude interna na inadimplência. "Elas ocorrem com a participação de funcionários das próprias lojas, respondendo por um número muito grande da inadimplência", disse o diretor, sem revelar a porcentagem desse número em suas planilhas. Para evitar as fraudes e a inadimplência, a empresa, de acordo com Santos, voltou-se plenamente para o cartão de crédito. Hoje, 90% das transações são feitas com o dinheiro de plástico, mesmo com o alto ônus das obrigações a pagar para as administradoras. A situação se alterou em relação ao que ocorria há alguns anos atrás, quando a esmagadora maioria dos pagamentos era realizada por meio de carnês.
Tecnologia – Informação e novas tecnologias são os dois fatores-chaves para o bom fornecimento do crédito ou a sua recuperação, na análise da superintendente de produtos e serviços da ACSP, Roseli Garcia, presente ao encontro. De acordo com ela, todas as soluções do SCPC apontam para a eficácia do gerenciamento da concessão do crédito. "Na primeira carta enviada pelo SCPC ao consumidor devedor, mandamos junto um boleto para a cobrança. Isso deu muito resultado no pagamento. Outra experiência, o envio de uma segunda carta, informando que o nome vai para a lista de devedores, também teve resultado surpreendente. Esperávamos uma porcentagem de menos de 7% de retorno mas conseguimos mais de 20%."
Para o presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti, encontros como o que foi realizado ontem são muito importantes para o desenvolvimento dos negócios. "Precisamos de informação para superar a crise. Temos que entrar em contato com outras pessoas que estão atuando no varejo para trocarmos experiências. Somente com a informação vamos conseguir atravessar a crise no menor tempo e da melhor forma possível."
Notícias Técnicas
Alterações no Simples Nacional permitem escolha do número de parcelas, prazos de até 60 meses e adesão 100% online
Agosto como divisor de águas: como as empresas podem se preparar para a nova legislação tributária
Em 11 de agosto de 2025, foi sancionada a Lei nº 15.191/2025, que ajusta a tabela progressiva mensal do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF)
Nova portaria altera critérios para contratação de serviços de TI, com reajuste salarial, novas exigências de experiência e fim da fiscalização trabalhista obrigatória
Falta de processo comercial e desintegração entre marketing e vendas impedem que contadores cresçam de forma consistente, alerta especialista
Entenda como obter valor maior que o salário mínimo na aposentadoria sendo MEI e é 100% legal
Medida provisória cria bônus para servidores e peritos e prioriza revisão de benefícios previdenciários e assistenciais
Quem trabalha com números sabe: controlar estoque, fechar CMV e conciliar notas fiscais consome tempo
Em muitos ambientes corporativos, o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual ainda é tratado como uma mera formalidade: compra-se o item, entrega-se ao colaborador e pronto
Notícias Empresariais
No Brasil, quase 12 milhões de pessoas vivem sozinhas. Movimento reflete mudanças de comportamento, novas demandas de consumo e um mercado imobiliário que aposta nos compactos de luxo
Negócios que tratam a incerteza como gatilho para inovação constroem resiliência, se destacam da concorrência e criam bases sólidas para prosperar no longo prazo
Até 2030, jovens de 16 a 30 anos representarão 58% dos profissionais no mundo. Eles querem mais do que um bom salário: exigem propósito, flexibilidade e respeito
Monitoramento e resposta a ameaças em tempo real
A previdência privada empresarial vem ganhando protagonismo como um dos principais diferenciais na escolha por uma nova colocação no mercado de trabalho
MP 1.309/2025 permite prorrogação de parcelas, carência de até 12 meses e quitação de dívidas para micro e pequenas exportadoras
O Ministério do Trabalho e Emprego lançou uma convocação inédita para 39 mil CLTs. Ela chega para quem perdeu sua carteira de trabalho
Entidade recebeu mais de 300 colaborações em consulta pública. Decálogo é sugestão para base do marco regulatório para as redes sociais
Banco Central diz que alteração do projeto visa aprimorar a segurança tecnológica
A partir de hoje banco conclui calendário de pagamento do benefício
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade