Versão 11.3.3 do Programa da ECF é válida para o ano-calendário 2024 e situações especiais de 2025, e para os anos anteriores
Notícia
Atenção aos detalhes pode afetar a percepção durante o atendimento
Para o escritor e palestrante Alexandre Slivnik, empatia e um tratamento individualizado são fundamentais para demonstrar a importância de cada um dos clientes
01/01/1970 00:00:00
No competitivo cenário dos negócios, a atenção aos detalhes se tornou um fator crucial no atendimento ao cliente. Com esses pequenos elementos que as empresas são capazes de oferecer uma experiência diferenciada e personalizada aos seus clientes, estabelecendo um vínculo ainda mais forte e duradouro.
A capacidade de observar e compreender os detalhes pode fazer toda a diferença no sucesso de uma interação, pois demonstra cuidado, profissionalismo e um compromisso genuíno em superar as expectativas do cliente.
De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), que realiza cursos e palestras há mais de vinte anos, a atenção aos detalhes transcende a mera competência técnica e pode ser considerada um diferencial fundamental para alcançar a excelência no atendimento ao cliente. “A Disney, por exemplo, acredita que não é necessário, apenas, atender às expectativas dos clientes. É preciso exceder as perspectivas prestando atenção em cada detalhe. Quando alguém já foi dez vezes para os parques da empresa, e mesmo assim continua marcando passeios por lá, é porque essa pessoa vê novos detalhes a cada visita. Isso traz o sentimento de satisfação, pois excede a expectativa dos visitantes”, relata.
Para o especialista, a atenção aos detalhes pode compensar eventuais falhas que tenham acontecido em outras ocasiões. “Se em algum momento aconteceram erros, falhas ou atendimentos ruins, a preocupação com detalhes básicos irá se sobressair, humanizando a relação entre empresa e consumidor. O simples fato de saber o nome de quem estamos atendendo já é um grande diferencial nos dias de hoje”, pontua.
Slivnik acredita que alguns cuidados devem ser levados em consideração para evitar deslizes durante o atendimento. “O principal ponto é contar com uma escuta ativa, que é quando genuinamente ouvimos aquilo que a outra pessoa tem a dizer. Para mostrar que demos atenção aos problemas relatados pelos consumidores, precisamos formular perguntas que indiquem que, de fato, existe um interesse na resolução dos pontos apresentados”, revela.
Por fim, o vice-presidente da ABTD aponta que empatia e um atendimento individualizado são pontos cruciais para demonstrar atenção aos detalhes. “Não existe a possibilidade de um bom atendimento sem empatia. Isso significa atender as pessoas de forma personalizada, entendendo suas individualidades e como cada um gostaria de ser tratado. Se o processo for extremamente robotizado, não existe um diferencial que chame a atenção dos clientes”, finaliza.
Alexandre Slivnik é reconhecido oficialmente pelo governo norte americano como um profissional com habilidades extraordinárias na área de palestras e treinamentos (EB1). É autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, sediado em Orlando / FL (EUA). É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). É professor convidado do MBA de Gestão Empresarial da FIA / USP. Palestrante e profissional com mais de 20 anos de experiência na área de RH e Treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Palestrante Internacional com experiência nos EUA, EUROPA, ÁFRICA e ÁSIA, tendo feito especialização na Universidade de HARVARD (Graduate School of Education - Boston / EUA). www.alexandreslivnik.com.br
Notícias Técnicas
Novos CSTs, registros EFD e exemplos práticos para operações com GLP/GLGN
Receita Federal detalha eventos e obrigações acessórias para o IBS e CBS
Nova regra da reforma tributária obriga emissão de NF com finalidade 6 em faturamento antecipado, com recolhimento imediato de IBS e CBS
A Receita Federal disponibilizou, neste mês, a Calculadora de Tributos, uma ferramenta digital que permite simular os impactos da Reforma Tributária sobre o consumo
Veja como transformar desafios em oportunidades com a Contabilidade
O PL 409/25 propõe ITCMD progressivo com alíquotas de até 4%, reduz carga efetiva e busca ampliar arrecadação com justiça fiscal e incentivo à conformidade
Eleição está agendada para esta sexta-feira, 01 de agosto, mesmo com o impasse existente com os municípios. Objetivo é destravar os recursos da União estimados em algo em torno de R$ 250 milhões
Decisão do DREI sobre quórum em sociedades limitadas reacende debate entre norma legal e autonomia contratual, gerando insegurança jurídica e controvérsia
A Câmara dos Deputados está discutindo o assunto
Notícias Empresariais
A verdadeira produtividade vem de equipes que se sentem seguras para pensar, experimentar, falhar e tentar de novo
Mais do que um ambiente descontraído, a felicidade corporativa se consolida como um pilar estratégico para engajamento, produtividade e retenção de talentos
RHs devem se preparar para novo ciclo de contratações e valorização do capital humano, com foco em inclusão, formalização e desenvolvimento de talentos
Empresas que querem se manter relevantes, precisam ter visão de futuro a longo prazo e estarem abertas à inovação. Nesse contexto, receber bem a Geração Z no mercado de trabalho é mais que preencher uma vaga
Prazo final se aproxima e especialista alerta: entregar a RAIS corretamente é essencial para evitar multas, garantir benefícios trabalhistas e manter a conformidade com o eSocial
O crescimento de uma empresa demanda não apenas boas ideias, mas também uma visão organizacional apurada, estrutura e principalmente dinheiro
Mesmo sem feriado nacional, várias capitais terão datas de folga em agosto. Entenda os impactos para empresas e trabalhadores
Dúvidas sobre benefícios fiscais, uso de créditos de PIS e Cofins e tributação de medicamentos levam contribuintes a buscar esclarecimentos junto à AGU
Gratuito, guia busca simplificar a adoção de medidas de segurança
E-book gratuito detalha linhas de financiamento sustentável em parceria com grandes instituições financeiras para impulsionar projetos com impacto ambiental e social positivo
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade