A Receita Federal informou que, entre os dias 1º e 4 de agosto, foram disponibilizados no DTE-SN os Termos de Exclusão do regime e os Relatórios de Pendências para contribuintes com débitos
Notícia
FI Group lança aplicativo de monitoramento para a Lei do Bem
Solução Digital Lei do Bem tem como objetivo facilitar o processo de captura e gestão de dados e informações vinculados ao incentivo fiscal da Lei do Bem
01/01/1970 00:00:00
- Solução Digital Lei do Bem tem como objetivo facilitar o processo de captura e gestão de dados e informações vinculados ao incentivo fiscal da Lei do Bem, que permite uma redução de carga tributária para as empresas que investem em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)
- Solução Digital Lei do Bem é a primeira plataforma resultante do projeto de Transformação Digital promovido pela consultoria, que espera ter todos os parceiros operantes na ferramenta até agosto deste ano
O FI Group, consultoria multinacional especializada na gestão de incentivos fiscais e financiamento à Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), acaba de anunciar o primeiro aplicativo voltado para o monitoramento da Lei do Bem (Lei 11.196/05), a Solução Digital Lei do Bem. O lançamento faz parte do projeto criado pela empresa chamado “Movimento de Transformação Digital”, que visa criar uma plataforma disruptiva corroborando para que a informação operacional e estratégica de uma gestão seja centralizada no ambiente digital.
Para o Diretor de Negócios do FI Group, Rafael Costa, a ideia de criar um aplicativo surgiu a fim de disponibilizar aos parceiros da empresa, por meio de um software, interfaces para troca de informações inerentes à prestação de serviço da consultoria e, em tempo real, disponibilizar indicadores gerenciais do andamento dos trabalhos. “A experiência com nossos parceiros é o foco do nosso esforço, queremos oferecer melhores condições para otimizar e facilitar todo o processo de interação e comunicação”, explica Costa.
O aplicativo tem como objetivo facilitar todo o processo de captura de dados correlacionados ao incentivo fiscal da Lei do Bem. Por meio de recursos tecnológicos, gráficos de acompanhamento e uma interface altamente intuitiva, a ferramenta iniciará o Movimento de Transformação Digital do FI Group. A Solução Digital Lei do Bem é capaz de centralizar todos os departamentos envolvidos no processo de obtenção do incentivo fiscal da Lei do Bem de forma segura e dinâmica. Além disso, a plataforma conta com recursos para gerir todas as etapas de um projeto inovador que pode ser enquadrado em P&D frente aos parâmetros legais que regem sob o benefício fiscal, como controle de horas, serviços terceiros e materiais de consumo.
Todos os itens necessários para prestação de contas com os órgãos federais para utilização do benefício fiscal da Lei do Bem são gerenciados pela ferramenta, otimizando assim o controle completo e a interatividade das informações com as plataformas governamentais. Além disso, a solução conta ainda com recursos gráficos e quantitativos para facilitar o acompanhamento do trabalho, histórico e progressão de investimentos da empresa, bem como um dossiê digital contendo toda a rastreabilidade das informações utilizadas e os materiais reportados aos organismos competentes.
Impacto da Solução Digital Lei do Bem para o mercado brasileiro
Ao utilizar a Solução Digital Lei do Bem, a empresa pode fazer um acompanhamento via dashboard para analisar os gráficos ou então, as informações que são apresentadas na homepage da plataforma. A ferramenta foi desenvolvida alinhada aos padrões modernos de UX (User eXperience) para facilitar e tornar as análises de monitoramento e/ou interação que são necessárias para o processo de obtenção do incentivo fiscal da Lei do Bem totalmente intuitivas. Todas as informações inseridas no aplicativo podem ser monitoradas de forma macro ou micro, dependendo exclusivamente da escolha do usuário a nível do grau de detalhamento necessário.
O aplicativo possui muitos benefícios para as empresas. Além de oferecer visibilidade em tempo real acerca do avanço dos trabalhos, as organizações poderão escalar seu fluxo de inovação para todas as áreas de forma a potencializar o benefício a ser gerado. “A Solução Digital Lei do Bem visa agregar em toda a gestão da inovação, fazendo com que seja o principal repositório de controle da empresa com o objetivo de acelerar o aculturamento da inovação”, garante Costa. O executivo ressalta que o uso da ferramenta torna todo o processo de auferir o benefício fiscal da Lei do Bem mais dinâmico e seguro, facilitando a interação com o time da consultoria.
Ainda de acordo com o especialista, o maior diferencial do novo aplicativo é o controle dos projetos de inovação, desde a sua concepção até a gestão dos investimentos realizados e o respectivo benefício fiscal gerado. A plataforma conta com recursos automáticos para gerar maior engajamento dos envolvidos durante o processo de Lei do Bem, resultando em uma tratativa operacional mais dinâmica e interativa.
No momento, a ferramenta está disponível para todos os clientes do FI Group e seus respectivos colaboradores envolvidos na Lei do Bem. Todavia, devido à quantidade atual de áreas envolvidas no processo de obtenção do incentivo fiscal da Lei do Bem, além da confidencialidade das informações que são trabalhadas na plataforma, há uma restrita segmentação no perfil de acessos dos usuários disponíveis, diferenciando: perfis técnicos, financeiros, RH e Master (possui acesso de todas as funcionalidades do sistema, e ainda o acesso ao dossiê digital).
Passo a passo do desenvolvimento do aplicativo
Atualmente, tudo vive em uma constante evolução por meio de transformações, sejam elas planejadas ou até mesmo inesperadas. Sendo assim, o FI Group também se dispôs a fazer sua própria Transformação Digital. Costa define o Movimento de Transformação Digital da empresa como um projeto que se fundamenta em inovar na maneira como os processos do grupo são executados, tencionando a absorver uma cultura digital com o objetivo de incrementar a produtividade e aprimorar os laços de transparência com seus parceiros. Para colocá-lo em prática, o FI Group passou a incorporar mudanças disruptivas na empresa, colocando a tecnologia como elemento central.
O pontapé inicial é a Solução Digital Lei do Bem, que surgiu da necessidade de incrementar os parâmetros de transparência acerca do processo de trabalho. “Identificamos que, além dos recursos de previsibilidade, os recursos de interação e monitoramento do incentivo fiscal também deveriam ser otimizados. Dessa forma, ao invés de construir um rápido painel de report das informações necessárias, assumimos a desafio de digitalizar todo o processo de obtenção do incentivo fiscal da Lei do Bem em um único aplicativo”, explica o especialista.
Planos futuros do FI Group
Atualmente o FI Group já conta com cerca de 100 empresas da sua base clientes utilizando a Solução Digital Lei do Bem. Todavia, a estratégia da companhia é ter toda a sua base de clientes cadastrada e operante na plataforma até agosto de 2021. Costa acredita que essa é uma estratégia desafiadora, visto que hoje a empresa conta com mais de mil parceiros que usufruem da Lei do Bem. “Nossa intenção é prover aos nossos parceiros novos recursos para a otimização, gestão e segurança no que tange às informações trabalhadas para a Lei do Bem. Creio que temos uma meta ousada, mas concebível. Nosso objetivo é elevar o nível de qualidade dos nossos serviços e trazer melhores experiências junto aos nossos parceiros no que concerne à gestão da inovação”, reitera.
A estratégia do FI Group com o Movimento de Transformação Digital é justamente atuar na vanguarda tecnológica do mercado de mecanismos de fomento à PD&I, de forma a transformar o processo intrínseco à gestão dos serviços da companhia. Dessa forma, a digitalização não pode restringir-se a apenas um único serviço. Pensando nisso, a empresa já está desenvolvendo novas soluções voltadas aos demais serviços que são trabalhados pela consultoria, as quais tem previsão de lançamento no curto prazo.
Sobre o FI Group
FI Group é referência no setor de financiamento de PD&I. Com um know-how de mais de 20 anos, o grupo é especialista na obtenção de financiamentos, subvenções econômicas e incentivos fiscais para projetos de PD&I. A consultoria assessora as empresas na gestão de incentivos fiscais (tais como Lei do Bem, Lei de Informática ou Rota 2030, entre outros) e no financiamento da PD&I, por meio da concepção e da implementação de ações que visam maximizar o desenvolvimento tecnológico e econômico de seus clientes. Globalmente, o FI Group trabalha com mais de 11.500 empresas, e valida anualmente mais de 20 mil projetos.
Notícias Técnicas
Saiba como funciona a auditoria no Lucro Presumido, quais pontos a Receita Federal prioriza e como prevenir autuações e multas
Fatores de atualização do INSS para agosto de 2025 foram publicados em portaria oficial, garantindo cálculo correto de benefícios
Cinco teses tributárias estarão disponíveis para negociação com condições diferenciadas, até 30 de novembro e 29 de dezembro
Levantamento aponta que 73% das tarefas refeitas poderiam ser evitadas com processos e indicadores bem definidos
Calendário de pagamentos deste mês do BPC terá início no próximo dia 25
Adesão delas começa na próxima semana, antecipa o analista tributário da Receita, Leonardo Catão
Entenda os impactos da NFS-e padrão na rotina contábil e prepare-se para as mudanças
Projetos que utilizam insumos pré-fabricados e menor volume de mão de obra tendem a ser menos onerados
O mundo empresarial brasileiro acordou em choque nesta semana com a notícia da prisão de Sidney Oliveira, o rosto amplamente conhecido por trás da gigante farmacêutica
Notícias Empresariais
Descubra como os profissionais 50+ estão vencendo o etarismo, se recolocando no mercado e transformando a maturidade em vantagem competitiva
Ao adotar o quiet firing, empresas correm o risco de perder talentos valiosos junto com os que realmente desejavam desligar
Despesas pequenas e recorrentes podem passar despercebidas, mas acumulam e comprometem o fluxo de caixa, exigindo atenção redobrada na gestão financeira da empresa
O Meta AI, novo aplicativo de inteligência artificial da Meta, está disponível no Brasil, integrado ao WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger
Pacote também prevê portabilidade simplificada, site reformulado e campanhas de educação financeira
Em artigo, Décio Lima destaca ações para fortalecer as MPEs, em especial os grupos historicamente excluídos do crédito
Mercado de trabalho manteve movimentação aquecida no semestre
Após 50 anos, o modelo linear será substituído por códigos 2D, como o QR Code
Vice-presidente da República afirmou que ambas as medidas, previstas no plano de contingência, se tratam de resíduos tributários
Segundo IBGE, 1,9 milhão de pessoas buscavam ocupação há mais de 1 ano
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade