Mudanças em campos, validações e tabelas impactam transmissão de eventos; veja o que entra em produção já em 29 de agosto
Notícia
Marketing boca a boca funciona para serviços contábeis?
Marketing boca a boca, também é conhecido por “indicações” ou “referências”.
01/01/1970 00:00:00
Marketing boca a boca, também é conhecido por “indicações” ou “referências”. Mas será que isso é mesmo marketing? Ou mesmo que é coisa do passado. Será?
A verdade é que o marketing boca a boca ganha cada vez mais força nos dias de hoje. Com a generalização das plataformas digitais, mensagens ultrapassam fronteiras e alcançam pessoas por toda a parte. O contador 2.0 precisa trabalhar o marketing na contabilidade buscando estratégias para falarem bem da sua empresa. Mas como fazer as pessoas conhecerem a sua empresa e ainda falarem bem dela? O marketing boca a boca não é uma novidade, mas quando bem explorado, pode ser um poderoso aliado para o seu escritório contábil.
O que é marketing boca a boca?
Algumas pesquisas mostram que o boca a boca é uma das melhores formas de divulgação de um produto/serviço. No processo de escolha por determinado produto ou serviço, diversos fatores influenciam a tomada de decisão final. Um deles são os conselhos e opiniões dados por terceiros. E é justamente neste ponto que obuzzmarketing ou boca a boca atua.
A mensagem do marketing boca a boca é muito mais poderosa que o marketing tradicional. Enquanto com a publicidade tradicional você compra anúncios e espera que eles sejam notados e tragam mais clientes, o boca a boca é diferente. Por ser mais pessoal e podendo atingir uma quantidade maior de pessoas, você conquista fãs dispostos a promover a sua empresa. Podendo investir em melhores serviços e melhor experiência para o cliente.
Como funciona o buzzmarketingpara o escritório contábil?
Atualmente, a reputação é tudo e ajuda muito a vender e a ampliar os negócios. Mas como fazer o marketing na contabilidade funcionar? Como colocar os clientes da sua empresa a falarem bem dela?
Tenha em mente que pessoas compram de pessoas. Elas compram experiências, atendimento, atenção. Imagine se cada cliente do seu escritório contábil compartilhasse boas experiências com amigos, colegas e conhecidos. Pense no resultado que isso pode trazer para a sua empresa.
Então, descubra aqui 5 dicas para aumentar as indicações para seu escritório contábil.
A Procter & Gamble (P&G), multinacional de bens de consumo, foi a primeira a utilizar essa estratégia em larga escala ao contratar milhares de adolescentes para que criassem um boca a boca em torno dos novos produtos da empresa — como pasta de dentes. Também a Vespa decidiu tentar o marketing de boca a boca, ao convidar os profissionais do buzzmarketing para testar suas lambretas e elogiar seu aspecto cool, por ocasião do seu lançamento. O mesmo motivo levou a Ford a oferecer o novo Focus para que os agentes do boca a boca o experimentassem durante seis meses a partir do seu lançamento. Nos dois casos, as empresas estavam em busca de visibilidade e de recomendação pessoal por meio do boca a boca.
Assim, o marketing de boca a boca consiste em reunir voluntários e pedir-lhes que experimentem novos produtos ou serviços, para depois falarem sobre a experiência que tiveram às pessoas com quem se relacionam diariamente. Quanto mais as pessoas vêem um determinado produto utilizado em público, ou quanto mais ouvem a seu respeito por parte de pessoas conhecidas e em quem confiam, maior é a probabilidade de que venham a comprá-lo. Essa é a idéia.
Hoje, o marketing boca a boca encontra terreno fértil na internet, seja em sites e blog, em redes sociais ou em aplicativos de comunicação. Por isso, todas as empresas que fazem uso das redes sociais nos escritórios contábeis têm terreno fértil para trabalhar o boca a boca. Desta forma, se faz tão urgente que também os escritórios contábeis tenham uma forte presença digital na contabilidade.
Marketing boca a boca e a importância da presença digital nos serviços de contabilidade
Uma experiência vivida por apenas um consumidor hoje pode chegar a milhares de pessoas em poucos segundos. Esta realidade mostra que o cliente de hoje não busca apenas um produto ou serviço, ele é mais exigente. Isso porque ele está mais conectado, recebe mais informações, mais influências pela opinião de outras pessoas e também tem mais poder para ampliar o alcance de sua voz.
Portanto, não basta o contador 2.0 ter um ótimo serviço, é preciso ter presença digital na contabilidade para ouvir o seu cliente e oferecer a ele uma experiência memorável.
Entregar para seu cliente obrigações e tributos corretamente é o mínimo que se espera de uma empresa prestadora de serviços contábeis. Imagine uma pessoa tentando conquistar o amor da sua vida. Tomar banho, não garante que a conquista será bem sucedida, certo? Mas, não tomar banhos diários garante seu fracasso nesta empreitada.
A conformidade legal para o escritório contábil é um fator higiênico. Como o banho, não garante o sucesso. Mas a sua ausência, garante o fracasso.
Então, se você não quer mesmo ficar na competição por preços, é importante prestar mais atenção aos fatores que podem encantar seus clientes.
A utilização das redes sociais na contabilidade são uma excelente ferramenta para trabalhar o boca a boca. O contador 2.0 pode colocar em prática ações como a construção de uma comunidade digital para debater assuntos ligados à contabilidade e o desenvolvimento de um blog com conteúdo consistente e relevante para o seu público. Tudo isso é válido e necessário no marketing na contabilidade.
Tipos específicos de pessoas para fazer o marketing boca a boca
Neste tipo de marketing, os influenciadores têm um papel importante. Eles são pessoas que, de forma espontânea, estabelecem as tendências culturais que definem o que é in antes mesmo que os demais se dêem conta de sua existência. Para que o boca a boca funcione é necessário que o cliente acredite que a pessoa com quem está conversando faz a diferença, que ela tem mais conhecimento.
Existem ainda certos indivíduos com facilidade de fazer “conexões”. A apresentadora americana de televisão Oprah Winfrey, por exemplo, é a rainha dos conectores, por ser um figura pública com enorme grau de credibilidade e poder de influência e, ainda, ter uma enorme rede de contatos. Conectores são pessoas com um número de contatos muito maior do que as demais. Elas possuem relações numerosas em diferentes círculos e portanto não há dúvida de que tudo o que disserem se espalhará rapidamente.
Em todos os setores existem influenciadores e conectores. Ter bons influenciadores e conectores no seu escritório de contabilidade será uma vantagem para o seu negócio ganhe visibilidade perante futuros clientes.
Pessoas confiam em pessoas
Lembre-se: pessoas confiam em pessoas. Por isso, conseguir que os seus clientes espalhem boas críticas sobre o seu serviço pode ser o tão sonhado diferencial de mercado que você tanto procura. Com a internet e, principalmente, com as redes sociais escritórios contábeis, o cliente tem voz ativa sobre o que consome e como deseja ser tratado. Portanto cabe ao contador 2.0 ser capaz de responder a todas as questões com um serviço e um atendimento de excelência.
Criar e manter um relacionamento positivo com os clientes é super eficaz. Invista de forma contínua em oferecer benefícios para quem opta pela sua empresa diante da concorrência. Siga estratégias de conteúdo e de marketing digital, usando as redes sociais não apenas como canal para propagar as suas informações, mas também como forma de atender de forma ágil e fácil.
O marketing de boca a boca é apenas um dos vários elementos a que uma empresa pode recorrer no momento em que lança um produto no mercado. O buzzmarketing deve se aliar a outras formas de marketing e criar táticas de marketing na contabilidade capazes de suportar a estratégia como um todo.
Notícias Técnicas
O governo publicou a Nota Técnica 2019.001, que valida a criação e atualização de regras de validação referentes a CST e Código de Benefício Fiscal no âmbito da NF-e/NFC-e
Empresas que usufruem de benefícios fiscais devem incluir em suas rotinas o atendimento mensal à nova obrigação acessória
A Nota Técnica 2025.001 atualiza regras da NF3e, NFCom e BP-e para adequação à Reforma Tributária, impactando empresas e profissionais de contabilidade
Boletim destaca boas práticas que fortalecem a transição para uma economia mais sustentável
Entenda como otimizar a recuperação de subvenções e melhorar o fluxo financeiro da sua empresa
Contribuintes enfrentam burocracia e atrasos para recuperar ICMS pago a maior, enquanto especialistas destacam soluções legais e digitais
A RF regulamentou um novo procedimento para autorregularização de créditos tributários, no âmbito do programa Litígio Zero, com o objetivo de prevenir e reduzir disputas entre contribuintes e a administração tributária.
Secretário extraordinário enfatizou que a correta interpretação das novas regras fiscais é fundamental para o êxito da estratégia negocial
A Receita Federal esclareceu que contribuintes não podem utilizar créditos previdenciários pertencentes a terceiros para quitar tributos de sua responsabilidade
Notícias Empresariais
Enquanto candidatos continuarem a mentir para parecer mais atraentes e empresas insistirem em mascarar vagas, o processo seletivo seguirá desgastante e ineficiente
Entenda como o climatério impacta a saúde e a produtividade das mulheres e veja por que o RH deve adotar políticas de acolhimento e inclusão para apoiar essa fase
Ganho de tempo, redução de falhas e automação de tarefas são algumas das vantagens do uso da tecnologia; veja dicas de empreendedores e saiba por onde começar a usá-la em sua empresa
Trabalhadores do setor privado poderão transferir empréstimos com desconto em folha entre bancos a partir de 25 de agosto
Ricardo Inglez de Souza alerta que companhias podem sofrer restrições nos Estados Unidos caso decisão sobre não aplicação de leis estrangeiras seja mantida
Tarifas americanas elevadas podem reduzir superávit comercial em 14% e pressionam crescimento da indústria nacional
O valor será será creditado na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do IR
Descubra como os profissionais 50+ estão vencendo o etarismo, se recolocando no mercado e transformando a maturidade em vantagem competitiva
Ao adotar o quiet firing, empresas correm o risco de perder talentos valiosos junto com os que realmente desejavam desligar
Despesas pequenas e recorrentes podem passar despercebidas, mas acumulam e comprometem o fluxo de caixa, exigindo atenção redobrada na gestão financeira da empresa
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade