Mudanças em campos, validações e tabelas impactam transmissão de eventos; veja o que entra em produção já em 29 de agosto
Notícia
Transformação digital + jeito Disney: como ser um escritório contábil extraordinário!
Você já se perguntou por que diversas pessoas desejam conhecer ou voltar ao famoso parque? A resposta é, além da magia que envolve as histórias e seus personagens, um atendimento de qualidade que supera a expectativa de seus convidados
01/01/1970 00:00:00
Você já reparou que a todo momento, em qualquer lugar, tem alguém mexendo no celular? Seja na rua, no supermercado, no restaurante: as pessoas estão conectadas o tempo todo. Algumas vezes o Facebook já anunciou que a rede social foi acessada por um bilhão de usuário de todo o mundo em um dia. O relatório anual da rede social publicou que o número de usuários de internet no mundo todo cresceu 200 milhões em 2015, totalizando em 3,2 bilhões de usuários.
Além do fenômeno da hiperconectividade, a transformação digital vem fazendo também com que empresas dos mais diversos segmentos se reinventem. Netflix, Airbnb, Uber: são alguns dos exemplos de inovações disruptivas que transformaram seu setor, impulsionados pela digitalização das empresas e dos negócios. E, contador do futuro, seu escritório contábil vai ter que lidar com ela!
Mega tendências da contabilidade como segmentação, concorrência global e omnichannel marketing são alguns dos cenários que comprovam que também as empresas contábeis precisam buscar novas formas de serem negócios sustentáveis ao longo do tempo. O jeito Disney de encantar clientes é uma boa referência para seu escritório contábil, ao passo que, por meio de um atendimento diferenciado, aproxima o cliente e promove um encantamento, com qualidade e atenção a detalhes, que surpreendem e cativam o público alvo.
Ok, você pode estar pensando que basta contar com o time ideal e promover essa cultura de exelência de atendimento, e pronto. Mas que tal lançar mão da digitalização para fortalecer esse atendimento e estreitar o vínculo com seu cliente ou potencial cliente?
É aí que entra o marketing de conteúdo. Por meio dele seu escritório contábil pode oferecer informações relevantes aos seus potenciais clientes, e estar sempre próximo. Você define seu público-alvo e sua persona, entende em qual nicho de mercado ela está inserida e passa a abordar os assuntos de seu interesse, na linguagem ideal. Entendendo que tipo de dificuldades e dores ela tem no dia a dia, você desenvolve conteúdos que entregam o que seu cliente deseja consumir, engajando-o à sua marca. Todo esse processo proposto pelomarketing de conteúdo ajuda a aumentar percepção de valor em relação à sua marca.
Diariamente milhares de pessoas consomem conteúdo na internet. Quando seu escritório está presente nas redes sociais, como o Facebook ou o Linkedin, demonstra que está acompanhando a transformação digital, que você é um contador do futuro e que quer estar próximo do seu cliente. A empresa contábil pode fazer uso do mundo digital para encantar seus clientes como o jeito Disney de atendimento preconiza.
Você já se perguntou por que diversas pessoas desejam conhecer ou voltar ao famoso parque? A resposta é, além da magia que envolve as histórias e seus personagens, um atendimento de qualidade que supera a expectativa de seus convidados – sim, eles costumam chamar seus clientes de convidados. O resultado? Todos os dias milhares de pessoas entram e saem satisfeitos do parque pela forma como são tratadas e atendidas.
Outra forma de encantar seus clientes utilizando o jeito Disney por meio digital é com canais de atendimentoonline. Isso mesmo, com a evolução tecnológica dos dias atuais, seu escritório contábil não pode mais deixar os clientes apenas à mercê de retornos de e-mail ou ligações telefônicas. Para ganho de escala e produtividade máxima, vinculada a relação próxima com o cliente, é preciso contar com formas de atendimento diferenciadas.
- Redes sociais: novamente elas surgem como alternativas para tirar dúvidas com especialistas e compartilhar informações importantes que movimentam o dia a dia da contabilidade. Mas é preciso que exista uma rotina de acompanhamento dos contatos realizados por lá, para garantir que as respostas sejam dadas, e no menor tempo possível.
- Portal de atendimento ao cliente: ideais para registrar e organizar a abertura das solicitações, classificando o assunto e até a prioridade para direcionamento dentro do escritório, como reclamações, sugestões ou solicitações específicas sobre aspectos fiscais, tributários, entre outros. Aqui também pode ser disponibilizado um guia de perguntas e respostas mais frequentes para simplificar a vida do cliente – e também do escritório!
- Chat on-line: pode não parecer, mas é uma forma de consulta rápida que pode ser aplicada no escritório contábil também. Sabe quando surge aquela dúvida no meio de uma operação, por exemplo? Para agilizar o trabalho, ela pode ser sanada rapidamente por aqui. Atendimento em tempo real: não há cliente que não se apaixone, não é mesmo?.
Mas lembre-se: para oferecer um atendimento diferenciado é fundamental ter um time capacitado e engajado com os valores da sua empresa, para que seus funcionários possam escutar seus clientes para compreendê-los bem. E com isso, promover experiências no lugar de simples atendimentos e criar pequenos “uaus” em relação à diferenciação dos seus serviços, que devem superar as expectativas.
Em 2014 realizei uma pesquisa com empresas contábeis, e constatei que cerca de 70% dos entrevistados declararam como seu grande diferencial competitivo o cumprimento rigoroso das obrigações acessórias e 63% consideraram o cálculo correto dos tributos um fator de diferenciação relevante. Mas, será que fazer um trabalho bem feito não é algo já esperado pelos clientes?
Acompanhe as tendências de contabilidade, a transformação digital e faça como a Disney: surpreenda e encante seus clientes.
Notícias Técnicas
O governo publicou a Nota Técnica 2019.001, que valida a criação e atualização de regras de validação referentes a CST e Código de Benefício Fiscal no âmbito da NF-e/NFC-e
Empresas que usufruem de benefícios fiscais devem incluir em suas rotinas o atendimento mensal à nova obrigação acessória
A Nota Técnica 2025.001 atualiza regras da NF3e, NFCom e BP-e para adequação à Reforma Tributária, impactando empresas e profissionais de contabilidade
Boletim destaca boas práticas que fortalecem a transição para uma economia mais sustentável
Entenda como otimizar a recuperação de subvenções e melhorar o fluxo financeiro da sua empresa
Contribuintes enfrentam burocracia e atrasos para recuperar ICMS pago a maior, enquanto especialistas destacam soluções legais e digitais
A RF regulamentou um novo procedimento para autorregularização de créditos tributários, no âmbito do programa Litígio Zero, com o objetivo de prevenir e reduzir disputas entre contribuintes e a administração tributária.
Secretário extraordinário enfatizou que a correta interpretação das novas regras fiscais é fundamental para o êxito da estratégia negocial
A Receita Federal esclareceu que contribuintes não podem utilizar créditos previdenciários pertencentes a terceiros para quitar tributos de sua responsabilidade
Notícias Empresariais
Enquanto candidatos continuarem a mentir para parecer mais atraentes e empresas insistirem em mascarar vagas, o processo seletivo seguirá desgastante e ineficiente
Entenda como o climatério impacta a saúde e a produtividade das mulheres e veja por que o RH deve adotar políticas de acolhimento e inclusão para apoiar essa fase
Ganho de tempo, redução de falhas e automação de tarefas são algumas das vantagens do uso da tecnologia; veja dicas de empreendedores e saiba por onde começar a usá-la em sua empresa
Trabalhadores do setor privado poderão transferir empréstimos com desconto em folha entre bancos a partir de 25 de agosto
Ricardo Inglez de Souza alerta que companhias podem sofrer restrições nos Estados Unidos caso decisão sobre não aplicação de leis estrangeiras seja mantida
Tarifas americanas elevadas podem reduzir superávit comercial em 14% e pressionam crescimento da indústria nacional
O valor será será creditado na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do IR
Descubra como os profissionais 50+ estão vencendo o etarismo, se recolocando no mercado e transformando a maturidade em vantagem competitiva
Ao adotar o quiet firing, empresas correm o risco de perder talentos valiosos junto com os que realmente desejavam desligar
Despesas pequenas e recorrentes podem passar despercebidas, mas acumulam e comprometem o fluxo de caixa, exigindo atenção redobrada na gestão financeira da empresa
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
