Mudanças em campos, validações e tabelas impactam transmissão de eventos; veja o que entra em produção já em 29 de agosto
Notícia
Qual é a melhor forma de estruturar a prática do escritório de contabilidade?
No mês de junho, em Denver, durante a conferência mundial de inovação em contabilidade
01/01/1970 00:00:00
No mês de junho, em Denver, durante a conferência mundial de inovação em contabilidade, foi sugerido que uma das melhores maneiras para uma empresa de sucesso crescer é fazer essa empresa tão eficiente quanto possível, “imitando” a estrutura de grandes empresas, chamada de Estrutura por Especialidade (ou por Departamento). Porém, existe uma outra forma de estruturar o seu escritório contábil: pelo atendimento dedicado ao cliente! Patti Scharf, contadora e participante da conferência, nos esclarece melhor as particularidades dessas duas estruturas:
Estrutura por especialidade
A ideia apresentada é que a empresa como um todo opere com muito mais eficiência, aderindo ao formato de grandes empresas, com os departamentos específicos de especialistas em pessoal, fiscal, tributário e assim por diante.
Nesse formato, os funcionários não falam diretamente com o cliente. Eles trabalham em um processo com mais profundidade, posicionando-se como especialistas no que fazem. Em teoria, isto permite que continuem focando no que fazem de melhor, sem a distração de interação com o cliente ou precisando entender de todos os serviços que envolvem aquele cliente.
Nesta estrutura, os problemas são direcionados para um gerente de relacionamento que faz toda a interação com o cliente, como um gerente de contas. Os especialistas são blindados da interação com o cliente, recebendo do atendimento os problemas a serem resolvidos. Este formato requer que o gerente de contas seja um profissional com conhecimentos gerais de contabilidade para que possa conversar de forma inteligente com os seus clientes sobre os assuntos em questão.
Estruturando por cliente
Vamos fazer uma breve comparação deste novo modelo sugerido com o modelo anterior. Neste cenário, cada contador possui sua própria carteira de clientes para gerenciar e manter. Eles lidam com todos os aspectos do cliente, independentemente da tarefa, e se torna hábil em todas as áreas de serviços. O contador é totalmente responsável pelo atendimento aos clientes e irá contatá-los diretamente quando houver alguma pendência, sem depender de um intermediário
Assim como as engrenagens de uma máquina
De longe, a maior preocupação que você precisa ter sobre a estruturação do seu negócio por especialidade em vez de por cliente é como essa estrutura teria um possível impacto negativo na satisfação da equipe. Acredito que você trabalhe duro para encontrar as pessoas certas para cada função no seu escritório, porque elas trazem criatividade, energia e ajudam a empresa a reter os clientes. Logo, pensando nessa ideia de estruturar o seu escritório de acordo com a especialidade, imagine como seria fazer exatamente a mesma coisa todos os dias, dia após dia? Com certeza isso frustraria a maioria dos profissionais contábeis como uma visão de longo prazo.
Ter um empresa funcionando como engrenagens de uma máquina, com cada colaborador fazendo a sua função, teoricamente, parece dar mais resultados. Porém pessoas não são como máquinas. São seres humanos, estão vivendo, respirando, possuem sentimentos, sonhos e ambições, e é geralmente a conexão com clientes, a relação humana e os desafios, que faz o seu trabalho mais gratificante. Os melhores funcionários não são aqueles que batem cartão no horário, entram e saem da empresa de cabeça baixa, fazendo o que foi dito para fazer. Mas sim, aqueles que são desafiados e que têm a oportunidade de superar esses desafios diariamente.
Fazer a mesma coisa todos os dias pode desmotivar o time e, por consequência, aumentar a rotatividade de funcionários.
Serviços x Estrutração por especialidade ou por cliente
Um fator que é determinante para a estrutura a ser adotada pelo seu escritório, é o tipo e quantidade de serviços oferecidos. Para um escritório com amplo leque de serviços, é muito complicado ter profissionais que são ótimos em muitas especialidades. Desta forma, a estruturação por especialidades se encaixa melhor. Por outro lado, para escritórios que focam em uma vertical mais específica de serviços e nichos atendidos, fica mais fácil adotar o modelo estruturado por clientes .
Outro ponto muito importante para esta decisão é o tamanho da equipe. Para escritórios com 5 profissionais em média, não justifica a estruturação por especialidade, em departamentos, como em muitas grandes empresas. Para uma estrutura com mais de 10 pessoas, já faria mais sentido pensar na departamentalização.
Qual a melhor estrutura para o seu negócio?
Por mais que não haja uma estrutura mais indicada para cada tipo de escritório, é comum vermos mais contabilidades com grande leque de serviços (impostos, auditoria, consultoria e demais) e quantidade expressiva de funcionários optarem pela estrutura por especialidades. Ao mesmo tempo, vemos a tendência de escritórios menores focarem em menos serviços ou até em determinado nicho, identificando-se melhor com a estruturação por clientes.
Independentemente da sua escolha, você consegue se adaptar qualquer estrutura e até ter um misto das duas no seu escritório.
E aí, qual delas você já trabalha? Qual se encaixa melhor para o seu negócio?
*Marcelo dos Santos é formado em Ciência Contábeis, Marcelo dos Santos tem MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e MBA pela Fundação Getúlio Vargas. Ganhou diversos prêmios como o Marketing Company on Technology Marketing e Grandes Sacadas de Marketing. Atualmente, é Chief Growth Officer (CGO) da ContaAzul.
Notícias Técnicas
O governo publicou a Nota Técnica 2019.001, que valida a criação e atualização de regras de validação referentes a CST e Código de Benefício Fiscal no âmbito da NF-e/NFC-e
Empresas que usufruem de benefícios fiscais devem incluir em suas rotinas o atendimento mensal à nova obrigação acessória
A Nota Técnica 2025.001 atualiza regras da NF3e, NFCom e BP-e para adequação à Reforma Tributária, impactando empresas e profissionais de contabilidade
Boletim destaca boas práticas que fortalecem a transição para uma economia mais sustentável
Entenda como otimizar a recuperação de subvenções e melhorar o fluxo financeiro da sua empresa
Contribuintes enfrentam burocracia e atrasos para recuperar ICMS pago a maior, enquanto especialistas destacam soluções legais e digitais
A RF regulamentou um novo procedimento para autorregularização de créditos tributários, no âmbito do programa Litígio Zero, com o objetivo de prevenir e reduzir disputas entre contribuintes e a administração tributária.
Secretário extraordinário enfatizou que a correta interpretação das novas regras fiscais é fundamental para o êxito da estratégia negocial
A Receita Federal esclareceu que contribuintes não podem utilizar créditos previdenciários pertencentes a terceiros para quitar tributos de sua responsabilidade
Notícias Empresariais
Enquanto candidatos continuarem a mentir para parecer mais atraentes e empresas insistirem em mascarar vagas, o processo seletivo seguirá desgastante e ineficiente
Entenda como o climatério impacta a saúde e a produtividade das mulheres e veja por que o RH deve adotar políticas de acolhimento e inclusão para apoiar essa fase
Ganho de tempo, redução de falhas e automação de tarefas são algumas das vantagens do uso da tecnologia; veja dicas de empreendedores e saiba por onde começar a usá-la em sua empresa
Trabalhadores do setor privado poderão transferir empréstimos com desconto em folha entre bancos a partir de 25 de agosto
Ricardo Inglez de Souza alerta que companhias podem sofrer restrições nos Estados Unidos caso decisão sobre não aplicação de leis estrangeiras seja mantida
Tarifas americanas elevadas podem reduzir superávit comercial em 14% e pressionam crescimento da indústria nacional
O valor será será creditado na conta bancária ou chave Pix do tipo CPF informada na declaração do IR
Descubra como os profissionais 50+ estão vencendo o etarismo, se recolocando no mercado e transformando a maturidade em vantagem competitiva
Ao adotar o quiet firing, empresas correm o risco de perder talentos valiosos junto com os que realmente desejavam desligar
Despesas pequenas e recorrentes podem passar despercebidas, mas acumulam e comprometem o fluxo de caixa, exigindo atenção redobrada na gestão financeira da empresa
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade