Restituições no Simples agora exigem Pix; regra vale desde 9 de junho e não permite pedidos referentes a tributos pagos há mais de 5 anos.
Notícia
Por que faltam profissionais de marketing contábil e jurídico?
Por que faltam profissionais especializados em marketing contábil e jurídico no mercado? O artigo destaca três motivos principais.
01/01/1970 00:00:00
Como os serviços contábeis e jurídicos são necessários em praticamente todos os segmentos empresariais, a cada dia tem aumentado a disputa do mercado por empresas especializadas. No entanto, os serviços jurídicos e contábeis têm particularidades próprias que distinguem de outras áreas conforme mostrado na imagem acima que estratifica a aplicação das estratégias de marketing. Atualmente temos poucos estudos específicos difundidos a respeito dessas duas áreas quando comparados com outras. Por exemplo, no varejo e na indústria, estudos avaliam o comportamento dos clientes no ponto de venda e sua respectiva satisfação, além de medir a força das marcas e o envolvimento emocional com elas.
Outro fator importante a considerar é que não existem profissionais especializados nesses temas na proporção demandada pelo mercado. Para realizar um trabalho de marketing condizente, um profissional tem que ter formação ou experiência na área contábil e jurídica e ao mesmo tempo na área de marketing. Falar de marketing contábil ou jurídico sem conhecer com propriedade o mercado pode ser desastroso. Do mesmo modo quando um advogado ou contador decide criar estratégias sem formação na área de marketing pode ser igualmente perigoso.
Por que faltam profissionais?
Mas afinal por que faltam profissionais de marketing especializados no mercado contábil e jurídico? Vou destacar três motivos:
- Falta formação acadêmica no mercado. Há uma demanda de mercado não atendida para cursos de graduação e pós-graduação em marketing contábil e jurídico e sem formação não há qualidade desses profissionais. Por exemplo, todo o ano eu recebo dezenas de e-mails de alunos que não acham bibliografia em quantidade suficiente para realizarem um TCC sobre o tema;
- Faltam professores qualificados para ensinar estratégias de marketing. Para formar pessoas é necessário que a qualificação do professor seja diferenciada e com experiência no mercado;
- As empresas não evoluíram em identificar que investir nas estratégias de marketing é uma necessidade. Quando presto consultorias para empresas profissionais o que mais fica evidente é que as estratégias até então usadas beiram o amadorismo sem que os próprios empresários tenham se dado conta disso.
O que tem sido feito?
Após o sucesso do meu livro Marketing Contábil – Estratégias de Marketing para Empresas Contábeis tenho me dedicado a estudos e consultorias para identificar as necessidades de conteúdo e disponibilizar em forma de artigos e treinamentos no mercado. Nesse momento tenho a satisfação de comunicar o lançamento de uma nova série de treinamento em marketing de serviços profissionais que vai ajudar as empresas a evoluírem nos resultados de mercado.
Paralelamente tenho intensificado meus esforços junto a entidades de classe e universidades para difundir os conceitos e aplicabilidades das práticas de marketing para o segmento contábil e jurídico em forma de treinamentos e palestras com bons resultados. Avançar nas estratégias de marketing profissional para os mercados aqui citados ainda vai levar um tempo, mas será necessário para proporcionar os resultados que as empresas buscam na ampliação da participação do mercado.
Notícias Técnicas
Tributação pode reduzir a margem de lucro no e-commerce, mas uma atuação contábil estratégica pode transformar esse impacto em vantagem competitiva
A tecnologia impulsiona a profissão, mas exige adaptação contínua para prosperar no mercado
Conheça os direitos garantidos pela CLT e o cuidado com a saúde neste tipo de jornada
Mirella Pedrol Franco, do Granito Boneli Advogados, analisa os impactos da mudança para as empresas
Estima-se que 10% dos brasileiros trabalhem à noite. É bom conhecer os direitos trabalhistas
Planejamento com apoio da contabilidade contribui para a segurança jurídica e a longevidade do negócio
A FiscalTalks Startup voltado para consultoria de Inteligência Artificial, desenvolveu um cálculo que a implementação da Reforma Tributária será inevitável
Empresas e contribuintes contam com um instrumento jurídico poderoso: o mandado de segurança tributário
Milhares de notas fiscais são emitidas diariamente entre transações de comércio, indústria e prestação de serviços no Brasil
Notícias Empresariais
O que transforma essa visão em realidade não é só planejamento — é a capacidade emocional de sustentar a jornada com consistência
Capaz de processar muito mais informações que os seres humanos, a inteligência artificial já é uma realidade na gestão de recursos
Você já se viu diante do desafio de montar um time e ficou na dúvida sobre qual perfil de profissional escolher
O empresário não consegue prosperar sozinho; a riqueza que gera é compartilhada por muitos. O que faz o empresário é, em síntese, organizar a produção
Diante da dificuldade de cortar gastos, o governo apela para aumentos de impostos feitos no susto
O dinheiro é a principal preocupação dos brasileiros à frente da saúde, da família e da violência, revela a 4ª edição da pesquisa Raio-X da Saúde Financeira
Funcionários admitem fingir produtividade enquanto usam os computadores da empresa para atualizar currículos e se candidatar a novas vagas
Liderar é, acima de tudo, sustentar o invisível: os medos não ditos, os conflitos evitados, as tensões silenciosas
Uma empresa provedora de serviços de tecnologia que atende instituições financeiras sem infraestrutura de conectividade ao sistema de pagamentos Pix informou o Banco Central
Impasses entre governo e Congresso sobre o aumento do IOF têm adicionado incertezas ao mercado
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade